Data de lançamento: 28 de janeiro de 2021
Plataforma(s) Lançada(s): Xbox Series X|S e PC
Desenvolvedora: Bloober Team
Publicadora: Bloober Team SA
Produtor: Jacek Zięba
Escritores: Grzegorz Like, Andrzej Mądrzak e Marcin Wełnicki
Compositores: Arkadiusz Reikowski e Akira Yamaoka
Engine: Unreal Engine 4
Gênero: Terror / Suspense
Modo(s) de jogo: Singleplayer
The Medium é um jogo de terror psicológico em terceira pessoa onde jogamos com Marianne, uma médium que pode transitar no mundo espiritual. Ela é capaz de interagir com os dois mundos e essa mecânica é essencial na resolução de puzzles. Suas habilidades psíquicas também podem ser usadas contra entidades malignas podendo ser recarregadas ao interagir com pontos de energia chamados poços espirituais. É um jogo focado na narrativa e resolução de puzzles, aos moldes de Until Dawn, The Dark Pictures Anthology e outros jogos do gênero.
The Medium se passa na Polônia pós-comunismo na década de 1990. Marianne, uma médium espírita que ajuda almas problemáticas em busca de conforto. Ela tem um sonho recorrente com um homem atirando em uma jovem à beira de um lago. Enquanto lamentava a morte de seu pai adotivo, Marianne recebe um ligação misteriosa de um homem chamado Thomas, que conhece suas habilidades. Thomas se oferece para explicar a origem dos poderes de Marianne, bem como o significado do sonho. No entanto, Thomas só está disposto a conversar se Marianne o encontrar no Niwa Workers Resort, um resort de férias abandonado da era comunista no deserto polonês. Niwa foi fechado pelo governo após o Massacre de Niwa, anos antes, onde um grande número de pessoas foram assassinadas e os sobreviventes fugiram da área.
Explorando Niwa, Marianne descobre que o lugar tem fortes laços com o reino espiritual e evidências de que Thomas, o gerente do resort, e sua filha Lilianne estiveram no epicentro do Massacre de Niwa. No mundo espiritual, ela encontra Sadness, um espírito de uma jovem que a avisa sobre o Maw, um espírito hostil e malévolo que conseguiu existir parcialmente no mundo real e foi responsável pelo Massacre de Niwa, ocupando hospedeiros humanos e usando seus corpos para matar outras pessoas, e agora está caçando Marianne para saciar sua fome e escapar de Niwa. Marianne repetidamente se oferece para mandar Sadness para a luz, mas ela se recusa. Por meio de suas visões, Marianne descobre que Sadness é provavelmente o espírito da filha de Thomas, Lily, que foi molestada pelo amigo mais velho e de confiança de Thomas, Richard.
Marianne fornece pistas suficientes para descobrir que Thomas também era um médium como resultado de experiências de nazistas e soviéticos, embora seus poderes pudessem ser usados para separar a mente das pessoas de seus corpos. Ele fugiu de volta para a Polônia e se escondeu em Niwa, começando uma família. Um agente de Służba Bezpieczeństwa chamado Henry descobriu Thomas, subjugou-o e forçou-o a assistir enquanto ele colocava fogo na casa de Thomas com seus filhos dentro, fazendo com que Thomas o atacasse e o matasse. Marianne percebe que é filha de Thomas; ela havia entrado em coma devido ao incêndio e Thomas a deixou no hospital enquanto permanecia com Lilianne em Niwa.
Marianne descobre um abrigo radioativo escondido sob as ruínas da casa de sua família, onde ela encontra a metade espiritual de Thomas. Ele explica a Marianne que Lilianne tinha problemas para controlar seus próprios poderes, então Thomas a manteve confinada no bunker. No entanto, isso não impediu que os poderes de Lilianne saíssem do controle e, depois que ela foi estuprada por Richard, ela criou o Maw como a manifestação de sua alma atormentada. Eventualmente, o Maw escapou do bunker e causou o Massacre de Niwa. Embora a metade do espírito de Thomas esteja confiante de que Thomas nunca teria matado Lilianne, ele não tem ideia do paradeiro atual de Thomas. Quando o Maw se aproxima, o espírito de Thomas garante a Marianne que ela é a única que pode acabar com isso e a envia, preparando-se para se sacrificar para assim poder atrasar o Maw.
Ainda preocupada com o destino de Lilianne, Marianne deixa o bunker e se dirige ao lago que viu em seus sonhos. Lá, ela encontra Lilianne, que está viva e bem. Lilianne explica que o sonho que Marianne está tendo não é uma memória do passado, mas uma visão do futuro. Ela entrega a Marianne uma arma e implora para que ela a mate, já que o Maw não pode ser banido enquanto ela estiver viva, e por isso Tristeza, seu espírito, se recusou a ser mandado para a paz. Marianne hesita e, considerando as palavras de Thomas, ameaça se matar, pois sem ela como médium, o Maw permanecerá preso em Niwa para sempre. O Maw então chega, forçando Marianne a atirar, mas não está claro em quem ela atira.
Em uma cena pós-crédito, um homem é visto vagando pelo mundo espiritual, parando brevemente para pegar o relógio de bolso de Thomas.
The Medium recebeu críticas favoráveis e mistas. A Bloober Team relatou que poucos dias após o lançamento, eles conseguiram cobrir os custos de desenvolvimento do The Medium a partir de suas vendas iniciais. Se quiser ler a nossa análise, é só clicar aqui. Abaixo está a média do jogo no Opencritic.
"É um absurdo": Jornalista afirma que seus comentários foram tirados de contexto. Ver mais
Nova nave à venda é apenas uma “promessa de conceito” e ainda exige uma redação… Ver mais
O Steam Machine deu mais um passo concreto em direção ao seu lançamento Ver mais
Lisuan LX 7G100 roda jogos modernos sem grandes problemas de driver, porém entrega desempenho próximo… Ver mais
Gran Turismo 7 ganha update grátis com cinco carros! Ver mais
A RTX 5060 Ti atingiu o menor preço dos ano, surgindo como uma das principais… Ver mais