Martin Scorsese volta a criticar filmes de super-heróis: “O cinema está sendo desvalorizado”

Martin Scorsese volta a criticar filmes de super-heróis: “O cinema está sendo desvalorizado”

“Quando você entrega apenas o que público quer, você ignora histórias desconhecidas que merecem ser contadas.”
#Cinema Publicado por Bully Maguire, em

Em um novo ensaio sobre a carreira do cineasta italiano Federico Fellini, o diretor Martin Scorsese avaliou a atual situação do cinema pelo mundo, comentando sobre serviços de streaming e (mais uma vez) criticando filmes de heróis.

Para ele, a natureza da arte cinematográfica está sendo desvalorizada porque os estúdios se preocupam mais com a criação de “conteúdo” do que com a importância do cinema na cultura.

No texto publicado na Harper’s Magazine, Scorsese admite que há vantagens nos serviços de streaming (lembram que ele lançou ‘O Irlandês‘ na Netflix?), mas diz que confiar em um algoritmo para determinar o que o público deve assistir é um erro.

O cineasta aclamado por filmes como ‘Os Infiltrados’ e ‘A Ilha do Medo’ argumenta que “quando você entrega apenas o que público quer, você ignora histórias desconhecidas que merecem ser contadas.”

Ele ainda afirma que a beleza da estética cinematográfica está dando lugar aos exagerados efeitos especiais, mais uma vez alfinetando os filmes de super-heróis.

Para quem não se lembra, Scorsese gerou uma grande polêmica em 2019 ao dizer que “a Marvel não faz cinema de verdade”. Desta vez, ele voltou a tocar no assunto:

“Há apenas 15 anos, o termo ‘conteúdo’ era ouvido apenas quando as pessoas discutiam o cinema em um nível sério, quando discutíamos sobre a visão de um diretor a partir de cortes, fotografia, montagem, enfim, aspectos formais. Hoje, conteúdo é o que as empresas de mídia empurram para o público, e a maioria delas não sabe nada sabia sobre a história da arte.”

Ele continua:

“Conteúdo tornou-se tornou-se um termo comercial para todas as imagens em movimento: um filme de David Lean, vídeos de gatos, um comercial do Super Bowl, uma sequência de super-herói, um episódio de série. A arte do cinema está sendo sistematicamente desvalorizada, marginalizada, rebaixada e reduzida ao seu menor denominador comum.”

Por fim, ele acrescentou que as ‘verdadeiras obras’ cinematográficas precisam ser preservadas e não exploradas por criadores de conteúdo.

“Aqueles de nós que conhecem o cinema e sua história, temos que compartilhar nosso amor e nosso conhecimento com o maior número de pessoas possível. E temos que deixar bem claro para os atuais proprietários legais desses filmes que eles representam muito, muito mais do que uma mera propriedade a ser explorada. Eles [os filmes artísticos] estão entre os maiores tesouros de nossa cultura e devem ser tratados de acordo.”

Lembrando que o próximo filme do cineasta será ‘Killers of the Flower Moon’.

Fonte: Cinepop
Bully Maguire
Bully Maguire #macmi

Ele é foda, ele toma leite e come biscoitos, uma fera enjaulada, uma máquina, ele é Bully Maguire.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque