Compositor Keiichi Okabe fala sobre seu trabalho na trilha sonora de Nier

Compositor Keiichi Okabe fala sobre seu trabalho na trilha sonora de Nier

Em preparação para o novo lançamento, compositor relembra seu trabalho na série.
#Games Publicado por Vinicius, em

Se você já jogou Nier Replicant ou Nier Automata, deve saber que a trilha sonora é um dos grandes pontos altos dessa franquia. A trilha de ambos os jogos foram criadas pelo incrível compositor Keiichi Okabe, o qual agora está trabalhando para melhorar ainda mais a trilha do primeiro jogo em sua versão remasterizada.

Com o lançamento de NieR Replicant ver.1.22474487139... se aproximando, o Blog Playstation aproveitou a oportunidade para entrevistar Keiichi Okabe sobre seu trabalho e como foi recriar a trilha sonora do jogo original.

Keiichi Okabe costuma trabalhar mais com jogos arcades, então empresas às vezes chamam ele para criar músicas de ação que conseguem empolgar o jogador. Com Nier, Keiichi diz que colocou muito foco para que a música expressasse o mundo único do jogo, ao mesmo tempo em que transmitia as emoções do personagem e os sentimentos que ele tinha trancado dentro de si.

A música não busca felicidade, raiva, tristeza ou leviandade, mas em vez disso, foi criada para dar ao ouvinte uma sensação de todas as emoções presas no coração do personagem, como um tênue lampejo de esperança em meio à tristeza, ou tristeza misturada com amargura.

dDZrWGIwTkwxUEU=

Para Keiichi, a maior dificuldade na criação da trilha sonora de Nier foi ter que incorporar emoções em todas as músicas e ao mesmo tempo ter uma boa variedade, para que elas não ficassem similar. A grande quantidade de músicas a se criar também não ajudou. Uma inspiração pra ele foi a trilha de filmes antigos.

O compositor também afirma que um detalhe na hora da criação das músicas que é de extrema importância, é ter cuidado com as canções com vocais, para que as vozes não se sobreponham às vozes dos personagens.

Sempre que incluímos vocais em músicas nos jogos, eu sempre recebo feedback, já que os vocais sobrepostos à voz do personagem tornariam difícil ouvir o diálogo ou a letra se tornaria intrusiva. Sendo assim, sempre que Yoko pedia a inclusão de vozes, como um vocalista ou um coral, eu ia atrás de tons mais delicados com uma atmosfera própria. Assim os vocais não se destacam de forma negativa.

Keiichi também ressalta que uma das principais características de som em NieR é o eco. Fazendo os efeitos ecoarem de forma mais profunda, o que faz com que o vocal se misture melhor ao ambiente.

R20tWDdLQkJhY00=

A oportunidade de realizar concertos e ver a expressão de felicidade dos fãs também é algo pelo qual o compositor é muito grato, tendo marcado muito ele. Essa experiência com NieR contribuiu para sua motivação de continuar criando novos conteúdos até hoje.

Já em NieR Replicant ver.1.22474487139…, Keiichi abandonou o posto de compositor e assumiu como diretor de música, instruindo os outros compositores.

Regravamos todos as canções vocais que incluem os vocais de Emi Evan e os coros, além de substituímos muitos elementos instrumentais que foram feitos em uma máquina por apresentações de instrumentos reais, então acredito que o som está muito mais rico desta vez.

NieR Replicant ver.1.22474487139… será lançado em 23 de Abril de 2021 para PC, PS4 e Xbox One. Apesar de ser um Remaster, essa nova versão promete trazer diversas melhorias, como implantar um combate similar ao de NieR Automata. Novos conteúdos também estarão disponíveis, como áreas e combates não presentes no jogo original.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque