Análise | Super Mario 3D World + Bowser’s Fury

Análise | Super Mario 3D World + Bowser’s Fury

O que já era bom, fica ainda melhor.
#Análises Publicado por Vinicius, em

Super Mario 3D World é o mais recente jogo de Wii U a ganhar uma nova chance no Nintendo Switch, dessa vez com gráficos melhores e muito conteúdo extra para que tanto os novos jogadores quanto os que já jogaram esse título possam experienciar algo inédito

Unido a Super Mario 3D World, você encontrará Bowser's Fury no mesmo pacote. Uma experiência separada completamente nova, mudando muito dos aspectos do jogo original em favor de uma gameplay mais aberta.

Super Mario 3D World

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYwNTEuanBn

Super Mario 3D World se difere da fórmula usada em Mario Odyssey. Enquanto Odyssey se foca na exploração, 3D World funciona basicamente como os Mario 2D transferidos para um mundo 3D. Aqui o jogo se compõe de fases curtas, onde seu objetivo é chegar ao final superando qualquer obstáculo no caminho.

Embora tenha uma premissa mais simples, Super Mario 3D World sabe se manter constantemente interessante. As variedades de fases sempre trazem um desafio diferente, seja apostando em níveis com tempo menor para fazer você jogar de forma mais apressada ou então fazendo a tela avançar forçando você a nunca recuar. Os colecionáveis também são um ótimo incentivo para o jogador continuar no jogo. Além de divertidos de conseguir, ainda liberam fases especiais.

Um ponto que poderia ser melhor trabalhado é a dificuldade apresentada pelo jogo. No geral são poucas fases que apresentam uma real dificuldade, sendo possível passar de muitas na primeira tentativa. No entanto, a história muda ao chegar nos mundos especiais. Aqui o jogo consegue entregar uma dificuldade bem melhor equilibrada, realmente desafiando o jogador. Embora não seja algo que estrague a diversão, seria bom ter visto esse mesmo nível de desafio nos níveis comuns.

Super Mario 3D Wold também conta com um modo cooperativo completo. Você pode chamar até 3 amigos para se juntar a você na campanha e o resultado não poderia ser melhor. Quanto mais jogadores na partida, mais caótico e divertido tudo fica. Às vezes um pode acabar atrapalhando o outro, especialmente em fases que exigem melhor coordenação, no entanto isso gera uma divertida rivalidade entre os jogadores.

Uma adição muito bem-vinda é que agora o modo coop também se estende para os puzzle do Todd. Anteriormente essas fases quebravam o clima do coop, deixando os outros jogadores apenas como espectadores, enquanto o primeiro jogador resolvia tudo sozinho. Então a possibilidade dos outros jogadores poderem ajudar a completar esses desafios torna a jogatina muito mais fluída.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYwNTAucG5n

O jogo também apresenta quatro personagens diferentes para escolher, cada um com suas habilidades específicas, seja planar, correr mais rápido ou pular mais longe. Até mesmo jogando sozinho isso ajuda a trazer uma maior variedade. Jogar cada fase com um personagem aleatório muitas vezes pode fazer você adotar uma gameplay diferente dependendo do desafio proposto.

Outro ponto em que Super Mario 3D World se destaca é em seus power-ups. O título conta com uma grande variedade deles, e o Cat Suit é provavelmente um dos mais divertidos de se usar na série, permitindo que você escale qualquer parede. O Double Cherry é outro power-up novo na franquia, adicionando uma nova cópia do seu personagem cada vez que você pega um. Imagine tentar controlar cinco Marios de uma vez, pode ser caótico, mas não deixa de ser divertido.

Embora Bowser’s Fury seja a grande adição dessa versão, o jogo base também recebeu muitas novidades. Para os fotógrafos de plantão, o jogo agora conta com um excelente modo foto. Os desenvolvedores tiveram o cuidado de incluir diversos filtros, como um de mangá que ficou realmente fantástico. Infelizmente a ausência das opções de mudar a pose e gesto do Mario fizeram falta.

Outra grande adição foi o suporte ao multiplayer online, não deixando o modo cooperativo preso apenas ao formato local. Poder jogar com seus amigos mesmo a longas distâncias traz ainda mais vida para o jogo. Apesar de ser um jogo que exige uma certa precisão, o modo online cumpre muito bem seu papel, sendo rara as vezes em que o lag chega a atrapalhar.

Os gráficos não sofreram grandes alterações, mas a mudança para 1080p, ao menos no modo docked, ajudou a deixar o jogo ainda mais bonito. Tudo no jogo também está mais rápido, os desenvolvedores propositalmente aumentaram a velocidade dos movimentos dos personagens, dando uma sensação ainda maior de freneticidade.

Bowser's Fury

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYwNTIuanBn

Graças a adição de Bowser's Fury, o que era bom ficou ainda melhor. Esse novo modo adicional traz grandes mudanças à fórmula de Super Mario 3D World. Enquanto o jogo base conta com uma estrutura mais linear, Bowser's Fury se assemelha muito mais ao que vimos em Mario Odyssey. Com um novo mundo aberto para ser explorado, diversos desafios se encontram espalhados pelo mapa, com cada um entregando um “Cat Shine”, os quais funcionam como as luas em Odyssey.

As diversas ilhas espalhadas pelo mapa trazem diferentes propostas e desafios, cada uma servindo como mapa próprio. À medida que você avança, novos locais vão se abrindo e o mapa vai se alterando, dando sempre incentivo para você explorar. A adição do dinossauro Plessie, a qual aparece sempre que você está próximo da água, veio a calhar. A criatura torna muito mais prazeroso viajar pelo mar.

Enquanto o jogo base possui um foco maior no coop, Bowser's Fury é uma experiência totalmente solo. Um segundo jogador pode te ajudar controlando Bowser Jr., mas não espere um gameplay muito complexo, com o personagem funcionando exatamente como o coop de Super Mario Galaxy. No entanto, uma mecânica interessante que Bowser Jr. adiciona, tanto no modo coop quanto solo, e que funciona muito bem nessa nova estrutura de jogo é a opção de mudar os power-ups a hora que quiser. Cada power-up que você pega fica armazenado e com um simples pressionar de um botão, você poderá trocar entre eles. Isso dá um dinamismo maior para a exploração, fazendo você se adaptar melhor a cada situação.

Uma constante ameaça enquanto você explora é o Bowser. De tempos em tempos o vilão aparece no mapa em um tamanho gigantesco, te atacando constantemente. Isso torna os desafios do mapa ainda mais complicados e ajuda a aumentar a tensão. No entanto, a presença de Bowser às vezes pode acabar se tornando um pouco irritante. Quando você está em meio a um desafio e ele surge, você talvez tenha que parar o que está fazendo. E muitos dos Cat Shine estão escondidos atrás de pedras que somente Bowser pode quebrar. Como você não sabe quando o vilão irá aparecer, pode acabar tendo que largar seu desafio atual para ir até a pedra mais próxima.

Porém Bowser não é apenas um inimigo inalcançável. Sempre que você alcança uma quantidade específica de Cat Shine, Mario se torna grande o bastante para enfrentar Bowser cara a cara. A batalha com Bowser pode ser simples, mas a Nintendo conseguiu realmente passar uma sensação épica de dois adversários gigantes se enfrentando.

Bowser's Fury é um jogo curto, mas não deixa de ser uma adição muito interessante para o jogo e uma experiência diferenciada que poderia ser explorada no futuro em um jogo próprio.

Uma Experiência Completa

Recomendar Super Mario 3D World já era fácil antes, agora com Bowser's Fury adicionado, é um jogo obrigatório para todos os donos do Nintendo Switch. O título consegue trazer a mesma sensação dos Mario 2D para um mundo 3D, de forma polida e colocando como sempre a diversão em primeiro lugar.

9.0
favorite
Nota
Super Mario 3D World volta com muitas melhorias e diversão em dobro!
Prós
  1. Estrutura simples, mas muito divertida
  2. Uma enorme gama de power-ups
  3. Bowser's Fury traz muito conteúdo novo
  4. Excelente adição de um modo online
Contras
  1. Certa falta de dificuldades nos níveis normais
  2. Interrupções de Bowser pode às vezes incomodar
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,