Tribunal dos EUA rejeita ação da Wargaming contra ex-funcionários

Tribunal dos EUA rejeita ação da Wargaming contra ex-funcionários

Empresa do World of Tanks planeja apelar, afirma que Battle Prime ainda infringe o código-fonte e deve permanecer fora das lojas
#Games Publicado por Billy Butcher, em

A ação legal da Wargaming contra uma equipe de ex-funcionários, alegando que eles se aproveitaram das marcas registradas da empresa, foi indeferida por um Tribunal Distrital dos Estados Unidos.

O desenvolvedor de World of Tanks entrou com uma ação no Distrito Central da Califórnia contra a equipe Blitz, acusando o estúdio de infringir seus direitos autorais e marcas registradas. A Blitz Team, agora operando como Press Fire Games, entrou com uma moção para rejeitar isso.

O juiz Cormac J. Carney concedeu esta moção porque fazê-lo não seria "compatível com jogo limpo e justiça substancial".

A disputa entre a Wargaming e a Press Fire começou em 2018, quando a Blitz Team foi fundada na Bielo-Rússia por um grupo de ex-funcionários da Wargaming.

Os gerentes já haviam liderado o grupo de produtos World of Tanks Blitz e eram conhecidos internamente na Wargaming como "Equipe Blitz".

A Wargaming afirma que sua ex-equipe usou o código-fonte de seu motor proprietário para construir seu jogo de estreia, Battle Prime, e que o novo estúdio agora pode usar 'blitz' no nome de sua empresa, já que as empresas do World of Tanks afirmam que tem direitos exclusivos de uso aquela palavra.

A Blitz Team mudou seu nome para Press Fire Games até a resolução final desta disputa, embora um porta-voz disse ao GamesIndustry.biz que isso "não significa que concordamos com qualquer uma das alegações feitas pela Wargaming."

"Enquanto se aguarda a resolução dessas questões de marcas registradas, reservamos totalmente todos os nossos direitos em relação a todas as reivindicações atuais e futuras relacionadas às marcas registradas de nossa empresa", acrescentou o porta-voz.

"Acreditamos genuinamente que somos os proprietários dessas marcas."

A Wargaming iniciou vários processos judiciais contra a empresa , incluindo cinco processos na Suprema Corte da República da Bielo-Rússia, um no Ministério de Regulamentação e Comércio Antimonopólio, outro em Chipre e o processo mencionado na Califórnia.

Nos documentos do tribunal, o juiz Carney listou os motivos pelos quais estava encerrando o caso.

Entre eles, ele disse que os EUA têm "pouco interesse em julgar este processo", uma vez que nem a Wargaming nem a Press Fire são cidadãos americanos, nem os cidadãos americanos estão sendo prejudicados pela alegada má conduta deste último.

O juiz observou que a Wargaming tem escritórios nos Estados Unidos, mas seu principal local de negócios é Chipre, onde a empresa já entrou com uma ação judicial.

Da mesma forma, o juiz não acredita que um tribunal dos EUA seja o lugar mais eficiente para resolver essa disputa, uma vez que a maioria, senão todas, as testemunhas e as provas relacionadas ao caso estão sediadas no exterior.

Tanto o relatório de Carney quanto um porta-voz da Press Fire falando ao Games Industry disseram que a Wargaming já perdeu cinco processos na Bielo-Rússia.

O caso de Chipre está em andamento, mas atualmente em espera devido às medidas de bloqueio exigidas pela pandemia do coronavírus.

A batalha legal levou o Google a remover Battle Prime de sua loja de aplicativos. Em um comunicado, o gerente geral da Press Fire, Kiril Polyakov, está esperançoso de que a empresa irá restabelecer o jogo.

"Obrigado a todos que nos apoiaram e ajudaram nesta difícil tarefa", acrescentou.

A Wargaming emitiu uma declaração para Games Industry, alegando que seu "principal objetivo é proteger seus direitos."

"O tribunal californiano emitiu uma ordem rejeitando o litígio devido à falta de jurisdição pessoal", diz a declaração.

“É importante observar que a ordem do Tribunal não julgou nenhuma reclamação sobre o mérito. A ordem simplesmente significa que o Tribunal não vai ouvir o processo. A Wargaming vai apelar desta ordem judicial."

"A Wargaming tem vários outros processos em outras jurisdições com o objetivo de proteger seus direitos. Até agora, conseguimos garantir que a Blitzteam LLC renomeou sua empresa para Press Fire Games LLC."

"Além disso, seu jogo Battle Prime foi removido de Google Play em todo o mundo. É importante observar que a ordem de demissão do Tribunal da Califórnia não fornece uma base legal para o Google ou qualquer pessoa restabelecer o jogo."

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,