Peter Moore e Aaron Greenberg falam sobre a criação do controle Duke do Xbox Original

Peter Moore e Aaron Greenberg falam sobre a criação do controle Duke do Xbox Original

O processo criativo e o porquê do design
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Entre os muitos depoimentos coletados por jornalistas da Bloomberg para comemorar os 20 anos desde a apresentação do primeiro console Xbox, encontramos também as declarações de Aaron Greenberg e de alguns ex-executivos da Microsoft, como Peter Moore, com antecedentes na gênese do enorme controle The Duke.

Nas colunas da Bloomberg News, Greenberg compartilhou uma anedota relacionada ao processo criativo e de design do primeiro Xbox e seu controle, revelando como:

"Nos grupos de foco que organizamos naquela época, demos aos consumidores no Japão uma maneira de testar o Duke, mas uma vez mão as pessoas exclamavam: 'é tão grande!'. Eles estavam muito preocupados com o fato de o painel e o console serem compactos."

"Nosso desejo era construir um negócio de jogos global e, assim, ter sucesso no Japão. Devo dizer que fomos um pouco ingênuos, não entendíamos como seria difícil conseguir aquele resultado."

As palavras do expoente da divisão de marketing da equipe do Xbox ecoam nas declarações de Todd Holmdahl: o então vice-presidente corporativo do Xbox Production Group lembra como:

"Alguém pensando em The Duke poderia dizer que não foi o controle mais agradável desde ponto de vista estético, mas aquele bloco era realmente muito icônico."

Muito mais “diretas” são as palavras ditas por Peter Moore: o ex-CEO e Presidente de Xbox da Microsoft lembra que:

"Naquela época olhávamos para o The Duke e sempre o chamávamos de Incrível Hulk, porque ele era grande e verde. Acho que por trás de tudo isso estava a percepção de que a empresa acabaria encontrando seu caminho para os videogames e teria um bom desempenho."

"Era um reflexo do pensamento de Bill Gates, Steve Ballmer e outros, acreditávamos que se realmente fôssemos convencidos a entrar no mercado de videogames, no final com todos os nossos recursos, talento, paciência e experiência teríamos conseguido atingir esse objetivo."

Nessas páginas você encontrará também as declarações de Aaron Greenberg, sempre vindas do especial da Bloomberg, sobre as atividades realizadas pela Microsoft para projetar o Xbox desmontando um PS2 para estudar os diferentes componentes e avaliar os custos de produção e o possível preço de lançamento do primeiro console verde.

Fonte 1: Every Eye
Fonte 2: Bloomberg
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
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