Microsoft desmontou um PS2 para ajudar a desenvolver o primeiro Xbox

Microsoft desmontou um PS2 para ajudar a desenvolver o primeiro Xbox

Executivos da Microsoft contam a história de como o Xbox original surgiu e como o PS2 desempenhou um papel fundamental em sua criação
#Games Publicado por Evil E., em .

Quando o PlayStation 2 foi anunciado em 1999, a Sony afirmou que o console "redefiniria o mundo dos computadores". Isso não agradou aos executivos da Microsoft, e a corrida para criar um console competitivo e vencer a guerra pelas salas de estar do mundo começou.

A Microsoft era especialista em desenvolvimento de software e sabia que poderia criar um console com mais potência do que o PS2, mas quando se tratava de hardware, a empresa teve que começar do zero desmontando um PS2.

O Xbox original celebra seu 20º Aniversário em 2021, e a história de como ele surgiu está repleta de tanto fracasso quanto sucesso. Desde o início do console em diante, chefes da Microsoft como Bill Gates, Robbie Bach e Steve Ballmer sabiam que precisavam fazer uma máquina que não apenas rodasse bem os jogos, mas também fosse viável e atraente em um ambiente doméstico.

Mas hardware nunca foi a especialidade da Microsoft. O ancestral homem das cavernas do Xbox Series X de venda rápida de hoje era na verdade um enorme X prateado que nunca viu seu primeiro teste rodar. Os chefes de hardware, Robbie Bach e Todd Holmdahl, teriam que redesenhar o conceito para fazer algo mais esteticamente agradável, e eles começaram dando uma olhada em profundidade no interior de um PS2.

Bach e Holmdahl discutiram seus planos com o chefe de planejamento de negócios na época, Aaron Greenberg, e a decisão foi feita para derrubar um PS2 eles mesmos. Como Greenberg diz:

"Na verdade tivemos que pegar um PS2, desmontamos tudo, colocamos em uma placa de madeira gigante... Nós examinamos cada componente, cada peça, definimos o preço e tentamos descobrir quantos parafusos e quanto custou."

A primeira tentativa resultou em um Xbox que travou uma em cada quatro vezes que foi inicializado e consistentemente arranhou os discos inseridos na unidade de disco. Mas assim como a Microsoft e a Sony usam uma à outra para inovar agora, a Microsoft sabia que poderia dominar o hardware com a orientação do PS2 e até mesmo criar alguns novos recursos.

Um desses novos recursos era uma conexão embutida de alta velocidade à Internet, a primeira desse tipo em consoles, que eventualmente se tornaria um dos empreendimentos de maior sucesso da Microsoft, a Xbox Live.

Embora a Xbox Live não estivesse disponível até um ano após o lançamento do Xbox, o serviço se tornou imensamente popular e evoluiu para o Games with Gold e o grande Xbox Game Pass de hoje, que oferece mais jogos grátis do que nunca.

Os dias do Xbox original estão muito atrás da indústria de jogos, mas ainda há algumas coisas que não mudaram. A 9ª Geração de consoles produziu uma tecnologia incrível, e a Microsoft e a Sony ainda estão lutando pelo domínio para ter um console nas salas de estar dos jogadores em todos os lugares.

Os novos consoles foram tão influentes que gigantes das lojas de móveis como a IKEA colocaram réplicas de papelão do Xbox Series X e PS5 em suas lojas para comparação de tamanhos. Os jogadores de console devem estar sempre entusiasmados com a competição da empresa, pois a competição gera inovação e torna os consoles do futuro muito melhores.

Fonte: Game Rant
Evil E.
Evil E. #Evil E.

Um grande fã dos gêneros de Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.