O verdadeiro antecessor de Red Dead Redemption

O verdadeiro antecessor de Red Dead Redemption

Montana, 1880. My name is Colton White...
#Artigos Publicado por Gabr1elKK, em
Atenção
Como sempre, vou alertar àqueles que resolvam jogar, que a parte do enredo vai ter alguns spoilers, então leia por sua própria conta e risco

Dentre os inúmeros jogos da geração do PS2 que não tiveram seu merecido reconhecimento, estão muitas pérolas de todos os gêneros. Temos nosso amado God Hand que eu já fiz um artigo sobre, tivemos Ico, Farenheit: Indigo Prophecy, Shadow Of Rome, The Warriors, XIII (que recentemente teve um remake feito pela PlayMagic - não muito bem recebido por sinal), Psychonauts e muitos, muitos outros.

Dentre tantos jogos subestimados nessa imensa biblioteca, temos um que foi o primeiro de uma trilogia muito amada por todos atualmente. Sim, estou falando de Red Dead Revolver.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zLnlpbWcuY29tL3V1L2FwaS9yZXMvMS4yLzFveGo3WlBZRFVkUktIblpXajJhelEtLX5CL2FEMDNNakE3ZHoweE1qZ3dPMkZ3Y0dsa1BYbDBZV05vZVc5dS9odHRwczovL28uYW9sY2RuLmNvbS9oc3Mvc3RvcmFnZS9taWRhcy82ZDAyZTk1ZWY3ODc4ZDViZmE1MGE4MjQ0MjYxN2E2Yy8yMDQ0NDYyNjAvUmVkX0RlYWRfUmV2b2x2ZXJfWGJveF8zX3RpZl9qcGdjb3B5LmpwZw==

Esse game apesar de não conter conexão com os seus sucessores, Red Dead Redemption 1+2, foi o primeiro a carregar o nome da franquia. Ele possuía um estilo muito diferente do que temos nos outros 2, era um game linear com sistema de missões separadas por levels. Apesar de possuir um estilo diferente, ainda é um excelente jogo e com certeza vale a pena ser jogado para os amantes de emuladores (infelizmente não possui uma versão oficial para o PC). E por sinal, possui uma excelente trilha sonora assim como seus sucessores, e na minha opinião, com um feeling de filmes western muito melhor pois segue um estilo das composições do aclamado Enio Morricone.

ZkN3azR5c0RVeGM/bGlzdD1QTEFFRTBFRUMxMUM0OEI2NUE=

MAS, e se eu te disser que ele não é exatamente o que podemos chamar de "antecessor de Red Dead Redemption"?

Isso mesmo, dentre todos esses jogos subestimados que o PlayStation 2 carrega em sua biblioteca, temos um que foi o motivo do meu amor por filmes e jogos western. Sim, estou falando de Gun, do f*dástico Colton White.

Com certeza muitos desse site já ouviram falar e possivelmente já jogaram, mas de uma forma global o game foi ofuscado por outros lançamentos do ano como God Of War e Resident Evil 4, e infelizmente muitas pessoas deixaram de ter a experiência incrível que esse jogo entrega.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXJ2aWV3LmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8xMi9ndW5fYmcuanBn

Enfim, hoje vou falar um pouco sobre essa obra e tentar mostrá-los o porquê desse game merecer uma chance na sua linda biblioteca de jogos.

Primeiro, o básico

Gun é um game de ação e aventura no amado tema de faroeste, desenvolvido pela falecida Neversoft e publicado pela Actvision, disponível para PlayStation 2, Xbox, Gamecube, Xbox 360 e PC. Ele foi lançado em 17 de Novembro de 2005 e desde 13 de Outubro de 2006 está disponível para compra na Steam.

Em 2006 também foi lançada uma versão para o PSP, chamada de Gun: Showdown, que contém novas missões secundárias, um modo multiplayer e outras adições que não estão disponíveis nos consoles. Durante seu primeiro mês, o game vendeu cerca de 225.000 cópias entre os 4 consoles, porém em 2008 ultrapassou as 1.4 milhões de cópias. Ele foi bem recebido na crítica e ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio de jogo de ação do ano pela GameSpy.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9kNmF1Rmttc0RGTS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Enredo

No ano de 1880 nosso protagonista, Colton White, e seu pai Ned estavam caçando ao longo do Rio Missouri. Após Colton salvar seu pai de um ataque de urso eles pegam um barco para vender a carne. No caminho, Colton percebe que seu pai parece ter outras razões para estar naquele barco, quando de repente a embarcação é atacada por um bando de renegados, capangas de um padre chamado Reverendo Josiah Reed.

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvZ3VudGhlZ2FtZS9pbWFnZXMvYS9hZC9Kb3NpYWhfcmVlZC5qcGcvcmV2aXNpb24vbGF0ZXN0P2NiPTIwMTQwOTE0MDIxNjA4

Após perder território para os renegados, Colton e Ned são forçados a recuar. Ned então diz a Colton para encontrar uma garota chamada Jenny na cidade de Dodge City, e revela que ele não é o verdadeiro pai de Colton. Ned então o empurra do barco, salvando-o de uma explosão. Alguns dias depois Colton conhece um ladrão chamado Honest Tom, que o conta que todos da embarcação morreram no acidente, incluindo Ned.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9yZFdXS3ZqVE00by9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Colton então viaja para Dodge City para encontrar a garota que Ned havia dito. Chegando lá, o bar onde a garota trabalhava é atacado por bandidos, e Colton é obrigado a lutar para salvá-la. Após o ataque, Jenny conta a Colton que Reverendo Reed veio a Dodge de Empire City, e que o prefeito de Empire, Hoodoo Brown saberia do paradeiro do padre.

Após ajudar o xerife de Dodge a consertar a ponte da cidade, Colton e Jenny viajam juntos para Empire City e no caminho mal sobrevivem a um ataque Apache.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0LzQ0ZjYzYzQ3MTg1ZTI1OWQ2MzJmZDliYTYwNWFhZGIxLTEyMDAtODAuanBn

Ao chegar em Empire City, Colton é nomeado deputado por Hoodoo e promete ajudá-lo a encontrar Reed. Durante um tiroteio na fazenda local entre a Resistência e os Deputados, Colton fica chocado ao ver os outros deputados de Hoodoo matarem um casal desarmado. Colton então tenta prender os deputados, mas é forçado a matar os dois quando eles resistem. Quando Colton confronta o prefeito em seu cassino em Empire City, Hoodoo diz a Colton que Reed capturou Jenny e a está mantendo em seu escritório. Apressando-se para salvá-la, Colton testemunha Reed assassinando Jenny e então fica inconsciente por um golpe de Hoodoo.

Então, como toda boa historia western, a trama agora irá girar em torno de vingança e respostas, que você vai ter que jogar pra descobrir o resto hehe.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uY2xvdWRmbGFyZS5zdGVhbXN0YXRpYy5jb20vc3RlYW0vYXBwcy8yNjEwLzAwMDAwMDA3MDYuMTkyMHgxMDgwLmpwZz90PTE0OTk4NzcwMzA=

Gameplay

Gun é um game de mundo aberto com várias missões secundárias a serem feitas, incluindo missões de pôquer para os amantes. Possui visão em terceira pessoa, mas ela muda para a primeira pessoa ao usar um recurso chamado Quickdraw, habilidade que é praticamente um bullet time onde tudo fica em câmera lenta e você mira automaticamente nos inimigos, além de ativar a munição infinita por um tempo. Essa habilidade usa uma barra, que depois pode ser recuperada com o tempo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9vbGRwY2dhbWluZy5uZXQvd3AtY29udGVudC9nYWxsZXJ5L2d1bi84XzEuanBn

A vida do jogador pode ser recuperada bebendo whisky, que você acha espalhados pelo mapa durante o gameplay.

Também é possível usar o corpo a corpo, onde Colton ataca os inimigos com uma faca 3 vezes.

Trilha sonora

Outro tópico na qual recentemente fiz um artigo sobre, é sem dúvidas uma das melhores trilhas sonoras western que um game já teve. Com uma pegada meio diferente da adotada por Red Dead Redemption que estamos acostumados, a OST de Gun é muito mais orquestrada e instrumental no geral, enquanto RDR opta por música - na sua maior parte - com maior foco no violão e guitarra.

A OST de Gun foi composta por Christopher Lennertz, um excelente compositor que também trabalhou em jogos como Medal Of Honor: Rising Sun e Mass Effect 2, além de ter composto a trilha sonora da série Sobrenatural das temporadas 1 a 5.

eDhvQW16WHZNQ0U=

Sua trilha sonora também foi um dos nomeados na categoria "Conquista notável em composição musical" na 9ª edição da Annual Interactive Achievement Awards, ou como muitos conhecem, D.I.C.E Awards.

Curiosidades

Gun também possuía um grande elenco para os personagens, tendo como exemplo Ron Perlman (Clay em Sons Of Anarchy) no papel de Hoodoo Brown, Thomas Jane (Joe Miller em The Expanse) no papel de Colton White, Brad Dourif (Gríma em Senhor dos Anéis) no papel de Reverendo Reed, e muitos outros atores talentosos.

Quanto as críticas que o game sofreu, a "Associação de Desenvolvimento de Índios Americanos" declarou um boicote ao jogo, alegando que ele contém "descrições depreciativas, prejudiciais e imprecisas dos índios americanos". O site sugeriu que um jogo em que os jogadores fossem obrigados a matar membros de grupos étnicos específicos, como afro-americanos, irlandeses, mexicanos ou judeus, nunca seria tolerado, "mas, aparentemente, matar índios ainda é um j0go justo." (com o "0" porque o site não estava aceitando por algum motivo). Eles também mencionaram eventos e revelações que acontecem posteriormente na história do jogo, mas afirma que eles não abordam as partes problemáticas das seções anteriores do jogo.

No - agora extinto - site GamerGod.com, a colaboradora Beth Dillon concluiu em 31 de Janeiro de 2005 que:

"Mesmo que o período histórico retratado em Gun tenha sido repleto de racismo, a decisão da Activision de publicar um videogame estereotipado racialmente representa um sério erro de responsabilidade social. Como Custer's Revenge, Gun provoca admiração. Nesse caso, a indústria infelizmente acreditou no conceito errôneo de que os jogos são frívolos porque são feitos para diversão".

O game também sofreu de várias críticas sobre ser extremamente machista. Todos sabemos que o mundo ainda é até os dias de hoje, machista de certa forma, porém naquela época era algo completamente maior. Diferente de Red Dead Redemption onde a Rockstar colocou personagens femininos com importância na historia, e que conseguem lutar por si mesmos, como a Senhorita Grimshaw ou Sadie Adler, Gun retratou de forma muito fielmente a realidade da época, com uma historia protagonizada basicamente por homens onde todas as mulheres presentes no game são prostitutas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vb3JpZ2luYWxzL2EzL2E2LzYyL2EzYTY2MjM3ZDAxODU0MGIxMTEzNzUxYmJiMWI5ODAyLmpwZw==

Bom, agora que sabemos que o game possui boa trilha sonora, bom enredo, um belo mundo aberto (pra época), e claro, várias críticas, acho que já podemos dizer que ele realmente é o antecessor de Red Dead Redemption não é?

Eu assim como muitos até hoje esperamos uma sequência, ou pelo menos um remake de Gun, um game que poderia bater de frente com Red Dead Redemption entre os games western, já que sabemos que a Ubisoft abandonou Call Of Juarez. Mesmo com a Nerversoft fechada, esse ano tivemos o remake de Tony Hawk's Pro Skater 1+2 que também era inicialmente desenvolvido por ela, então acho que não é sonhar tanto pedir um remake de Gun. Quanto mais westerns, melhor.

UkRLYTU5bUxnTE0=

Enfim, é isso, espero que tenham gostado do artigo e que eu possa ter desenvolvido em alguns de vocês a vontade de jogar um dos melhores games da geração do PlayStation 2, que foi um dos que mais joguei na minha infância e um dos motivos de eu amar tanto o gênero western.

Quem já jogou, comenta aí suas lembranças do game .

"There are no mistakes bugs, just happy accidents" - Bob Ross

Gabr1elKK
Gabr1elKK #ZigEvil

Fã de games em geral, mas meu estilo favorito é sempre o bom RPG. Meus jogos favoritos são Metal Gear Solid 3, Disco Elysium, e Red Dead Redemption.

Crente de Tarantino e devoto de From Software.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,