Google Stadia chega oficialmente ao iOS via PWA

Google Stadia chega oficialmente ao iOS via PWA

Via PWA a apple não pode impedir o funcionamento da plataforma de Streaming
#Notícias Publicado por mhenriquecd, em

Algumas semanas depois de anunciar que o suporte para iOS estava a caminho, o serviço de jogos em nuvem do Google agora oferece suporte para iPhone e iPad. Como esperado, a empresa está usando um aplicativo web ( PWA ) para acessar o serviço. Google também diz que você precisa atualizar para iOS 14.3, a atualização mais recente do iOS lançada no início desta semana.

Se você quiser experimentar com uma conta Stadia gratuita ou paga, pode acessar stadia.google.com em seu dispositivo iOS. Faça login em sua conta do Google, adicione um atalho à tela inicial e abra o aplicativo da web.

Depois disso, você pode iniciar um jogo e começar a jogar. A maioria dos jogos requer um gamepad, então você pode querer emparelhar um gamepad com seu iPhone ou iPad também.

O iOS da Apple oferece suporte a controladores de Xbox One e PlayStation 4 usando Bluetooth, bem como controladores projetados especificamente para iOS. Você também pode jogar com o controlador Stadia, mas é opcional. Se você deseja apenas verificar seu inventário rapidamente, o Stadia no iOS também oferece suporte a controles de toque.

O Stadia funciona um pouco como um console/loja que roda na nuvem. Você precisa comprar jogos especificamente para a plataforma e pode transmiti-los de um data center perto de você. Adições recentes incluem Cyberpunk 2077 e Assassin's Creed Valhalla, e recente os Games como Destiny 2, Bomberman R Online e Crayta ficaram totalmente free to play no Stadia, ótimos para testar a plataforma.

Embora você não precise pagar uma assinatura adicional para jogar esses jogos, você pode se tornar um assinante do Stadia Pro opcionalmente. Além dos jogos que você comprou na plataforma, permite acessar uma biblioteca de jogos e desbloquear vídeos em 4K. O Stadia Pro custa $ 9,99 por mês.

Em outras notícias do Stadia, no início desta semana, a Ubisoft anunciou que você poderia assinar o serviço de assinatura ilimitada da empresa Ubisoft + e acessar os jogos do Stadia. Por enquanto, está disponível apenas como uma versão beta nos EUA

Para adicionar o Stadia como um PWA (Progressive Web App) à sua página inicial do iOS:

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGFkaWFzb3VyY2UuY29tL3VwbG9hZHMvY2tlZGl0b3IveDJpL0VwWDYzNmZXTUFJdnhaaS5qcGc=

Qual é a aparência, o jogo e o desempenho do Stadia no iOS?

Em suma, muito bem. Embora o método de lançamento tenha mais em comum com seu PC de mesa ou laptop do que com aqueles de nós que usam o Android, o Stadia para iOS é executado exatamente como você espera. Estou apaixonada pela capacidade de jogar no iPad Pro.

A tela tem algumas bordas pretas quando em paisagem no iPhone e no iPad, mas o mesmo pode ser dito do Android. Os jogos rodam sem problemas em uma conexão sólida, e mesmo em dados móveis, vi problemas mínimos com latência, mas tive um problema com a interface do usuário Cyberpunk 2077 sendo muito difícil de ler em uma tela menor.

Abrir a guia Loja ou a guia Biblioteca do jogo pareceu um pouco mais lento, pois essas seções são forçadas a atualizar cada vez que você as abre. No Android, essas seções provavelmente podem ser pré-carregadas em segundo plano para um carregamento ainda mais rápido.

IMAGEaHR0cHM6Ly85dG81Z29vZ2xlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvc2l0ZXMvNC8yMDIwLzEyL1N0YWRpYS1mb3ItaU9TLTExLmpwZz9xdWFsaXR5PTgyJnN0cmlwPWFsbCZ3PTEwMDA=

Ao contrário do Android, por ser executado em um navegador móvel, você pode jogar em resolução de até 4K em seu dispositivo móvel. Não tenho certeza se isso é uma falha que será resolvida, mas você pode alterar a resolução nas configurações, pois isso pode martelar um limite de dados, caso você tenha um. No lançamento, a única coisa que faltou é o Google Assistant – que também não está disponível no navegador ainda.

Uma coisa que observarei é o quão mais rápido eu encontrei o processo de emparelhamento para meu controlador Stadia Premiere em comparação com a tentativa de emparelhar sem fio com meu Pixel 5. O processo é aparentemente mais rápido no iOS do que no Android – ou pelo menos tem sido, em minha experiência. Freqüentemente, preciso pressionar o código de emparelhamento algumas vezes antes de sincronizar meu gamepad. Freqüentemente, eu apenas ligo para economizar tempo, mas isso não é possível no iOS, porque os gamepads conectados não são reconhecidos.

Ao jogar em uma conexão de dados móvel, naturalmente, o recente iPhone 12 série terá uma vantagem graças aos recursos de conexão 5G. No entanto, em uma conexão 4G, não vi nenhuma diferença imediata em minha localidade com o iPhone 11 e o iPhone 12 Pro na mesma operadora – Three UK.

E quanto aos controladores de terceiros?

IMAGEaHR0cHM6Ly85dG81Z29vZ2xlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvc2l0ZXMvNC8yMDIwLzEyL1hib3gtT25lLWNvbnRyb2xsZXItU3RhZGlhLWZvci1pT1MtMS5qcGc/cXVhbGl0eT04MiZzdHJpcD1hbGwmdz0xMDAw

O controlador oficial do Stadia funciona no iOS sem absolutamente nenhum problema, já que você não está tecnicamente emparelhando o gamepad com seu smartphone. Na verdade, você está emparelhando-o diretamente com sua sessão na nuvem. Esse processo é fácil, desde que você tenha o controlador Stadia existente configurado e conectado à mesma rede do seu iPhone ou iPad.

O maior bônus é a capacidade de usar um controlador Bluetooth conectado ao seu iPhone ou iPad sem grandes problemas. Ao usar o Stadium, isso pode ser mimado e problemático. Como esta é uma implementação “verdadeira”, os controladores Bluetooth, como o PS4 e o gamepad do Xbox One, funcionam muito bem quando sincronizados com o seu dispositivo. Outra coisa notável aqui é que o Stadia reconhecerá o layout do controlador e mostrará quaisquer prompts específicos do controlador na tela sem problemas.

Não consigo ver pessoalmente nenhum problema ou latência detectável em um controlador Stadia oficial, mas isso dependerá das condições e da estabilidade da sua rede local. Contanto que você possa emparelhar um controlador de Bluetooth com seu dispositivo iOS, você não deve ter problemas para usá-lo efetivamente como um gamepad nativo com o Stadia.

Fonte: Meustadia
mhenriquecd
mhenriquecd
Usuário do Site, Salvador, Bahia, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,