Stadia - desmascarando os maiores mitos sobre a plataforma de jogos do Google

Stadia - desmascarando os maiores mitos sobre a plataforma de jogos do Google

Não alimente os trolls
#Notícias Publicado por mhenriquecd, em

Já se passou um ano desde que o Google Stadia foi disponibilizado ao público pela primeira vez e, durante esse tempo, o serviço já foi comprovado para muitos, apesar de ainda apresentar alguns problemas . Embora o streaming na nuvem ainda tenha desafios a superar, o Stadia provou ser algo que pode mudar a maneira como as pessoas jogam para melhor. No ano passado, porém, muitos mitos e equívocos sobre o Stadia se espalharam. Veja por que muito do que você ouviu sobre o Stadia está errado.

Mito: você precisa pagar mensalmente para usar o Stadia

Este é de longe o maior mito sobre o Stadia - que é caro e você tem que pagar mensalmente além do custo dos jogos. Na verdade, nada poderia estar mais longe da verdade.

Na verdade, é assim que os preços do Google Stadia realmente funcionam. A plataforma em si - os aplicativos, tecnologia de streaming, etc - é totalmente gratuita . Basta comprar o seu jogo e você pode usar o console gratuito na nuvem sem limite de horas e sem espera na fila. Além disso, o modo multijogador online não está vinculado a uma assinatura como em outros consoles.

Como alternativa, existe o Stadia Pro. A assinatura mensal de $ 9,99 oferece recursos adicionais, como streams 4K HDR, 5.1 Surround Sound e, o mais importante, uma coleção de jogos resgatáveis ​​que você pode jogar sem custo adicional, desde que sua assinatura continue. Em média, 4 a 5 jogos são adicionados ao Pro a cada mês e, enquanto sua assinatura estiver ativa, esses jogos permanecem em sua biblioteca. Eles não serão desativados e, se você sair do Pro e voltar, os jogos estarão prontos exatamente de onde você parou. Esta assinatura não é necessária, mas é facilmente a melhor forma de experimentar o Stadia.

IMAGEaHR0cHM6Ly85dG81Z29vZ2xlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvc2l0ZXMvNC8yMDIwLzExL2ltYWdlLTYucG5n

O verdadeiro status de “mito quebrado” para esse equívoco generalizado é que Destiny 2 agora é totalmente gratuito para jogar no Stadia . Sem assinatura, sem compra de jogo e sem hardware necessário. Basta pegar o laptop ou smartphone que você já possui e ir em frente. Além disso, mais jogos gratuitos estão chegando .

Mito: o Stadia vai ser encerrado

O Stadia é um jogo de longo prazo. Ele poderia desligar eventualmente ? Sim, absolutamente. Mas todo novo projeto ou negócio vem com esse risco! Se o Stadia se provar um fracasso monumental daqui a alguns anos, o Google pode ter que tomar uma decisão difícil, mas se chegar a esse ponto, as chances estão a favor do jogador de que o Google compensaria isso com reembolsos ou até mesmo com a substituição do produto.

No entanto, há algumas coisas importantes a serem observadas. Por um lado, o Google está atualmente oferecendo incentivos aos desenvolvedores para trazer jogos para o Stadia, e a empresa está especialmente procurando por títulos para ajudar a trazer ao público em 2023 e além . Embora três anos não seja exatamente muito tempo, também mostra que o Google está olhando para o futuro. Também nesta semana, um infeliz vazamento de ransomware da Capcom atingiu a web, divulgando, entre outras coisas, que o Google aparentemente havia pago milhões de dólares para trazer Resident Evil 7 e Resident Evil 8 para o Stadia. Embora o Google seja uma empresa absolutamente gigantesca com quantias absurdas de dinheiro, ainda é uma quantia de dinheiro que não tem nada a ser ridicularizada por dois jogos.

Olha, não posso dizer que o Stadia vai durar para sempre e que você pode sentar-se com a certeza de que a plataforma existirá pelo resto do tempo. Mas o que posso dizer é que, na maioria dos casos , quando o Google desliga um produto é porque 1) eles têm algo "melhor" para substituí-lo ou 2) eles deram uma chance justa e o eliminaram desativado porque não teve sucesso ( RIP Google+ ).

Mito: o Stadia tem um atraso de entrada 'horrendo'

Tudo bem, vamos falar de lag. Desde o anúncio do Stadia, as pessoas comentaram sobre latência e lag e como o streaming da nuvem nunca será tão bom quanto uma máquina local. Sim, há latência adicionada pelo streaming, mas como a grande maioria das pessoas que realmente experimentam o Stadia em sua força de conexão recomendada lhe dirá, a latência é basicamente indistinguível de uma máquina local. O atraso de entrada não é um problema no Stadia - na verdade, é um milagre.

Já que falamos sobre este maldito GIF. Este clipe do Washington Post está flutuando na Internet há um ano, “prova” de que o Stadia tem um atraso de entrada horrível.

IMAGEaHR0cHM6Ly85dG81Z29vZ2xlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvc2l0ZXMvNC8yMDIwLzExLzVkZDJkNjAyY2ZmNDdlMDAwOTBhYWYyMV8xNDUwOTU1MDI4NjQ2LWNoc3VxdV90XzE1NzQwOTg0Mzk5MDdfNjQwXzM2MF80MDAuZ2lm

Não é assim que o Stadia realmente funciona

O que o GIF não informa é que o Stadia estava sendo reproduzido em um escritório corporativo em uma rede corporativa, algo que o Google disse explicitamente que o Stadia não era adequado na época porque a rede congestionada estaria adicionando latência ao stream. É um exemplo horrível do desempenho do Stadia e não é uma imagem do que a grande maioria dos clientes da plataforma experimentará. Não acredita em mim? Vai se inscrever para o teste gratuito (ou “comprar” Crayta para custo zero ) e experimentá-lo por si mesmo! Eu duvido muito que você verá os mesmos resultados deste exemplo terrível.

Mito: você tem que pagar o preço total por cada jogo no Stadia

Este é um dos equívocos mais comuns que vi sobre o Stadia, e também um que é fácil de explicar. Sim, no Stadia você costuma pagar o preço total de um jogo, mas é o mesmo preço que pagaria pela versão digital de um jogo em qualquer outra plataforma. Claro, pode-se argumentar que os jogos físicos costumam ser mais acessíveis, mas nos últimos anos inúmeros jogadores têm mudado para os jogos apenas digitais, e os fabricantes de consoles estão pressionando ainda mais com consoles mais acessíveis que não possuem unidade de disco.

Mas, além disso, alguns também argumentam que o Stadia não coloca jogos à venda. Embora ainda não tenhamos visto uma venda na escala de algo parecido com o que o Steam faz ocasionalmente, o Stadia tem vendas regulares. Cada semana há um novo conjunto de descontos e, em seguida, algumas vendas aleatórias além disso, muitas vezes combinando com outras plataformas. Notavelmente, Borderlands 3 está atualmente com um grande desconto de US $ 20 , uma venda que nenhuma outra plataforma está vendo. Além disso, o preço de $ 20 é mais baixo do que o Steam já viu antes. Os assinantes do Stadia Pro também têm acesso a vendas maiores, que às vezes podem custar até 80% do preço de um jogo, e você mantém esses jogos mesmo se cancelar a assinatura do Pro!

IMAGEaHR0cHM6Ly85dG81Z29vZ2xlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvc2l0ZXMvNC8yMDIwLzExL2ltYWdlLTUucG5n

Mito: você não possui seus jogos no Stadia

Pela natureza do streaming na nuvem, as pessoas presumem automaticamente que você não "possui" seus jogos no Stadia. Aqui está o porquê.

No Stadia, a compra de um jogo é uma licença para jogá-lo no Stadia. Você pode comparar isso a comprar um jogo no Steam ou uma compra digital no PlayStation ou Xbox. A única diferença é que você não está baixando ativamente o jogo usando essa licença. Para a pessoa média, não há absolutamente nenhuma diferença em termos de propriedade entre comprar um jogo do Stadia e do Steam, PlayStation ou Xbox - pelo menos quando você compra as versões digitais. Além disso, as lojas de jogos acabam fechando. A Wii Shop morreu em 2019, 13 anos após o lançamento do console, apenas para exemplificar.

Em contraste, realmente, o Stadia é a única plataforma de jogos em nuvem verdadeira em que você tem algum senso de propriedade sobre seus jogos. No Xbox Game Pass, um título pode deixar o serviço de assinatura a qualquer momento, deixando você sem qualquer acesso se você não possuir um console para jogá-lo. No Amazon Luna, você também não pode comprar seus jogos. Se você interromper a assinatura, o jogo acabou.

Mito: Stadia Pro não vale a pena - não há jogos suficientes

Ao comparar os serviços em nuvem, o Google Stadia pode não parecer tão bom quando você olha para o fato de que o Stadia Pro oferece apenas alguns jogos por mês, muito longe das dezenas ou centenas que Luna e Game Pass trazem para a mesa. Embora o modelo do Netflix “tudo o que você puder comer” seja o que muitas pessoas desejam, não está muito longe do que você obtém com o Stadia Pro.

IMAGEaHR0cHM6Ly85dG81Z29vZ2xlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvc2l0ZXMvNC8yMDIwLzExL3N0YWRpYS1wcm8tMDIuanBnP3Jlc2l6ZT0xNTM2LDc2OA==

Em novembro de 2020, o Google oferece atualmente mais de 30 jogos gratuitamente como parte da assinatura do Stadia Pro, e todos esses títulos são adicionados à sua biblioteca permanentemente, desde que você continue assinando. Alguns jogos vão entrar em dezembro e alguns vão sair, mas o que é importante falar aqui é o número total de jogos que foram oferecidos até agora.

Se você se inscreveu no Stadia Pro no lançamento, novembro de 2019, foi possível resgatar mais de 50 jogos no ano passado, quase metade de toda a biblioteca do Stadia. Essa lista inclui títulos massivos como Destiny 2: The Collection, PUBG, SuperHot, Sniper Elite 4 e a coleção Tomb Raider também! É um valor muito difícil de argumentar se você me perguntar, especialmente porque esses jogos permanecem na sua biblioteca enquanto a assinatura durar.

Fonte: 9to5google
mhenriquecd
mhenriquecd
Usuário do Site, Salvador, Bahia, Brasil