Equipe independente trabalha em uma versão melhorada de Silent Hill 2

Equipe independente trabalha em uma versão melhorada de Silent Hill 2

Para aproveitar a versão é necessário ter o disco do jogo para PC
#Games Publicado por Sr Ori, em

Muitos jogos são relembrados e jogados por diversos anos após seu lançamento, e algumas vezes até recebem versões remasterizadas, remakes ou até mods para deixar o jogo com uma cara mais atual e melhorar a experiência no geral. Mas como nem sempre a empresa se dá ao trabalho de fazer isso para os fãs e talvez futuros clientes de suas franquias, algumas pessoas, geralmente fãs, fazem esse trabalho por ela. E isto é o que está acontecendo com Silent Hill 2.

O jogo foi lançado originalmente para o PlayStation 2 em 2001, sendo que o título ainda recebeu uma versão para o Xbox alguns meses depois e só foi aparecer nos computadores no ano seguinte. O problema é que os recursos eram limitados na época e não tínhamos opções como alta resolução e telas com proporção wide, deixando o jogo envelhecer mal com o passar do anos.

Em 2012 a Konami até se dispôs a rejuvenescer o Silent Hill 2 e o seu sucessor, colocando a Hijinx Studios para criar versões remasterizadas de tais jogos, mas o resultado não ficou muito bom e na época houveram reclamações até mesmo do diretor de arte dos três primeiros títulos, Masahiro Ito. Além disso, como o Silent Hill HD Collection apareceu apenas no Xbox 360 e PlayStation 3, os jogadores de PC continuavam limitados a uma conversão ruim, mas existe uma explicação para isso. Por causa de problemas, tanto nos efeitos visuais quanto na parte sonora, a versão do jogo para PC não foi criada pela Konami e sim por um pequeno estúdio inglês chamado Creature Labs. O programador chefe do estúdio, Dean Calver, explicou que o desafio que eles tiveram que encarar na época foi algo fora do comum. Mesmo com a editora tendo lhes dado acesso ao código-fonte e demais arquivos do Silent Hill 2, eles tiveram problemas na hora de exportá-los, o que os obrigou a recorrer à engenharia reversa. Só para que você entenda melhor a situação, o código estava repleto de comentários feitos em japonês e quando eles usavam primitivos sistemas de tradução, era comum se depararem com frases que não faziam muito sentido. Para piorar, a equipe tinha uma janela de apenas cinco meses para o desenvolvimento, o que inevitavelmente fez com que muitos bugs não pudessem ser corrigidos. Outro problema para a criação dessa versão foi o fato de que na época os drives de DVD ainda não eram padrão nos computadores e como o jogo acabou sendo distribuído em CDs, várias partes tiveram que ser comprimidas, incluindo o áudio. Conforme explicado por Calver,

O nosso requerimento mínimo era provavelmente duas ou três vezes mais baixo que os consoles e nós não tínhamos os truques de baixo nível que as versões para console podiam fazer. É por isso que a iluminação e as sombras eram um pouco diferentes.

As coisas começaram a mudar em 2016, quando um sujeito conhecido pelo apelido Ratiocinator percebeu que ao tentar jogar o Silent Hill 2 de Xbox ou PlayStation 2 em uma TV LCD, a imagem ficava muito borrada. Dedicado a encontrar uma maneira de melhorar a situação, ele descobriu uma grande quantidade de correções feitas por fãs na versão para PC, incluindo uma maneira de fazer com que o jogo funcionasse em widescreen e que havia sido criado por uma dupla de modders que atendiam como ThirteenAG e Aero_. Ratiocinator então passou a enviar sugestões para aquele projeto e conforme ele ganhava corpo, outras pessoas se interessaram em contribuir, o que os levou, por exemplo, a melhorar o áudio. Para isso o grupo extraiu mais de 1.500 arquivos de áudio da versão do jogo para PS2, mas para que eles pudessem ser utilizado no PC, foi preciso a criação de uma ferramenta para fazer a conversão e aumentar o buffer de memória no código, tarefas que ficaram a cargo de Elisa Riedlinger. O resultado foi a disponibilização até de áudio binaural, o que sem dúvida torna a imersão muito melhor.

Outra das grandes melhorias foi na parte de mapa e arquivos textos. Antigamente a resolução era extremamente baixa e alguns textos sequer eram visíveis por causa disso, como folhas de papel, paredes e itens. Com o esforço do pessoal se tornou possível ler partes escritas antes ilegíveis.

A equipe ainda consertou diversos problemas relacionados as máquinas mais modernas, como por exemplo um bug que acontece nas placas da Nvidia e que fazem com que sombreamentos pretos fiquem brancos em certas partes do jogo. Outro exemplo do perfeccionismo desse pessoal está na característica névoa da série. Recentemente Ratiocinator descobriu o endereço de memória que controla o efeito e após vários meses de testes, eles conseguiram controlar a velocidade do nevoeiro e fazer com que ele ficasse muito mais parecido com o que era no PlayStation 2.

Pelo site da equipe você consegue encontrar as comparações entre a versão que está sendo trabalhada (Enhanced Edition) e as de vanilla PC, PlayStation2, PCSX2 e HD Collection. As melhorias demonstradas nas comparações entre imagens são:

  1. Melhorias nas sombras, tanto em objetos quanto em personagens;
  2. Efeitos de pós-processamento;
  3. Mudança na Fog (neblina);
  4. Ajustes na luminosidade;
  5. Melhoria na resolução para o modo fullscreen;
  6. Fonte de textos em alta resolução;
  7. Adaptações para widescreen;
  8. Ajustes de câmera;
  9. Aumento da distância disponível para visão (draw distance).
Além disso, no site da equipe se encontra os vídeos mostrando o trabalho em cima do jogo, sendo que a última demonstração deles está logo abaixo.

eXlVY1VpNUlUQ2s=

O problema é que o jogo não está disponível para a venda de forma digital em lugar algum, mas como recentemente o GOG passou a vender o Silent Hill 4: The Room, fica a expectativa para que em breve o segundo jogo da série também apareça por lá. Caso tenha o disco do jogo para PC, você pode entrar no site e seguir os passos para obter a versão melhorada do jogo.

Fonte 1: Tecnoblog
Sr Ori
Sr Ori #lucascz1012

Gosto de conversar/jogar jogos no geral. Tenho minhas preferências mas sempre aceito recomendações de outras pessoas que me inspiram a testar novidades em jogos ou modos de jogo. Estou tentando manter o hobbie gamer no Brasil mas tá dificil kkk

Usuário do Site, Goiania - Goiás
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque