Até SSDs SATA podem competir com consoles de última geração em tempos de carregamento básicos

Até SSDs SATA podem competir com consoles de última geração em tempos de carregamento básicos

Existe realmente uma grande diferença?
#Tecnologia Publicado por Char, em

O PlayStation 5 e o Xbox Series X baseiam-se na promessa de SSDs incrivelmente rápidos - tão rápidos que podem afetar a maneira como os desenvolvedores projetam seus jogos. A Sony mostrou isso com Ratchet & Clank: Rift Apart, pulando perfeitamente de um ambiente detalhado para outro sem uma tela de carregamento.

É muito cedo para dizer como essas velocidades de SSD afetarão os jogos nos próximos anos, mas temos uma pergunta mais simples agora: esses novos SSDs de console são muito mais rápidos para carregar em jogos do que o SSD SATA barato no nosso PC? E como as arquiteturas personalizadas dos consoles se comparam à velocidade que você obtém de um SSD PCIe 4.0 totalmente novo e top de linha?

Existe realmente uma grande diferença?

Com base em alguns testes simples com Assassin's Creed Valhalla, um dos poucos jogos de lançamento crossplataform de próxima geração, parece que não há realmente nenhuma lacuna. Na verdade, mesmo sem um SSD caro e sofisticado, seu PC pode ser capaz de carregar os jogos tão rapidamente quanto um console de última geração.

Instalamos Assassin's Creed Valhalla no PlayStation 5 e no Xbox Series X e gravamos o carregamento do painel para a tela de título. Também registramos a rapidez com que eles podiam carregar no jogo após pressionar Continuar, carregando no mesmo arquivo salvo logo após a introdução.

O editor de hardware sênior Alan Dexter carregou Valhalla em dois SSDs: um SATA Samsung 840 Pro e um novo M.2 PCIe 4.0 Samsung 980 Pro, o primeiro SSD disponível no mercado com desempenho comparável aos novos consoles.

Aqui estão as especificações básicas de cada SSD, em comparação com os novos consoles:

Samsung 840 Pro (SATA) - 540MB/s (Sequential Read speed) / 450MB/s (Sequential Write speed)

Samsung 980 Pro (PCIe 4.0) - 6,900MB/s / 5,000MB/s

PlayStation 5 - 5.5GB/s | 8-9GB/s (Compressed)

Xbox Series X - 2.4GB/s | 4.8GB/s (Compressed)

O drive SATA é obviamente significativamente limitado nas velocidades de leitura/gravação em comparação com o drive M.2 mais recente, mas apenas carregando no menu principal, isso não provou fazer uma grande diferença no carregamento inicial.

Primeiro, aqui está a rapidez com que os novos consoles chegaram à tela de título. Cronometramos o processo de carregamento desde o momento em que iniciamos o jogo no painel até quando "Pressione A para iniciar" apareceu na tela. (Não incluí o tempo que leva para carregar até o menu principal, porque Valhalla gasta alguns segundos "Verificando se há complementos" e o tempo que leva parece inconsistente.)

Xbox Series X: 35 segundos para o título, 13,5 segundos para o jogo

Há algo interessante nesse resultado, que faz o Xbox parecer muito mais lento para iniciar o jogo do que o PlayStation 5, embora não seja. Apesar de inicializar o jogo várias vezes, ao iniciar a versão Serie X do Valhalla sempre pisca uma tela de aviso, o logotipo da Ubisoft, o logotipo da engine Anvil, um aviso de isenção de responsabilidade "inspirado em eventos históricos" e, em seguida, a notificação de salvamento automático. Esse não é o caso do PS5, como você verá a seguir.

Após pressionar Continuar, o Series X entrou em jogo em 13 segundos e meio.

PlayStation 5: 13,5 segundos para o título, 12,5 segundos para o jogo

Depois que inicializamos Assassin's Creed no PS5 pela primeira vez, ele pulou todos, exceto um daqueles vídeos precedentes, para ir direto para a tela de título. E isso faz uma grande diferença! Realmente não demora muito para carregar na tela de título, aqui. Esses vídeos estavam apenas atrapalhando.

O carregamento no jogo, no entanto, estava muito mais próximo dos resultados do Xbox. Medimos cerca de 12,5 segundos ao pressionar Continuar.

SSDs de PC: 16 segundos para o título, 13-13,5 segundos para o jogo

No PC, esses mesmos vídeos retardam o processo de carregamento. Mas e se não o fizessem? Graças ao PC Gaming Wiki, fomos capazes de remover os vídeos de introdução - algo que você pode fazer na maioria dos jogos de PC, a propósito - para acelerar drasticamente o carregamento.

Cada um desses números reflete a rapidez com que o jogo foi inicializado com os vídeos excluídos.

980 Pro (PCIe M.2): 16 segundos para o título, 13 segundos para o jogo

840 Pro (SATA): 16 segundos para o título, 13,5 segundos para o jogo

Notavelmente, o novo SSD PCIe 4.0 e a unidade SATA mais antiga tiveram desempenho basicamente igual aqui, mostrando que não havia gargalo real no drive SATA. Talvez veremos atualizações futuras no Windows ou na arquitetura do jogo que causem impacto aqui e mostrem ganhos maiores para o 980 Pro, mas de qualquer forma, os resultados estão muito próximos do PlayStation 5. Mais dois segundos e meio para chegar ao título tela e mais um segundo para carregar no jogo. Não é ruim.

Um ponto importante: sua CPU também é importante aqui, não apenas o SSD. Testamos em um Ryzen 5 5600X, RTX 3080 e 16 GB de RAM, um novo PC de última geração. O 5600X seria o grande fator aqui - esperaríamos que o carregamento em um processador mais antigo fosse alguns segundos mais lento. Mas isso sem overclock no que recomendamos como o melhor CPU para jogos para alguém que está montando um novo computador hoje.

Sem excluir os vídeos, o 980 Pro levou 43 segundos para chegar à tela de título - mais lento que o Xbox Series X, mas principalmente porque a Ubisoft introduziu um vídeo do AMD Ryzen que acrescentou alguns segundos extras.

Estamos animados para ver o que os desenvolvedores de jogos podem fazer com a arquitetura dos novos SSDs de console - esperamos que os jogos sejam flexíveis em sua capacidade de carregar diretamente do SSD em vez da memória, e Ratchet & Clank certamente parece um sinal promissor do que está por vir.

Fonte: Pcgamer
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque