Youtuber utilizou a energia de 45kg de batatas para rodar o Doom original (1993) em uma calculadora monocromática
Publicado por Allan Kardec, em .
Ontem mesmo foi publicado uma matéria aqui no site informando que Doom Eternal, estava sendo jogado em uma geladeira da Samsung, provando que o legado deixado pela primeira versão de Doom, conhecido em rodar praticamente em tudo, foi passado para o mais novo game da franquia, essa versatilidade virou até piada na internet junto com The Elder Scrolls V: Skyrim outro game conhecido por rodar em praticamente tudo, aliás, os dois games da Bethesda.

Mas falando dele, o Doom original de 1993, e provando sua versatilidade é provável que foi o jogo mais "portado" para aparelhos dos mais diversos e inusitados possíveis, de torradeira, impressoras e até (acredite ou não) um teste de gravidez. Mas hoje está circulando em alguns sites o vídeo de um Youtuber (Equalo) que conseguiu a façanha de rodar o jogo em uma calculadora monocromática!

Esta façanha não é nova, rodar o jogo em uma calculadora monocromática já foi realizada a alguns anos, mas, desta vez o que a diferença foi "como", utilizando-se de 45kgs de batatas cozidas ele conseguiu alimentar o aparelho, veja o vídeo e depois a explicação:

Vídeo do YoutubeS0ZEbFZnQk1vbVE=
Inicialmente a ideia era conseguir rodar o game em um Raspberry Pi Zero, que precisaria para funcionar entre 100 a 120 miliamperes e 5 volts, para isso ele comprou os 45kgs de batata, as ferveu para aumentar a amperagem, cortou ao meio e espalhou em sua garagem, depois as espetou com chapas de zinco e cobre ligada a fios, que levavam a energia ao aparelho. Mas não funcionou. Enquanto ele pensava em uma solução ele deixou as batatas em sua garagem. Dias depois ele teve a ideia de trocar o Raspberry por outro dispositivo que precisa-se de menos energia: uma calculadora TI-84. As batatas que já estavam apodrecendo dessa vez funcionaram.

A explicação para o efeito está na química: a reação do zinco e cobre junto com os sais e ácidos do tubérculo interagem quimicamente gerando a carga elétrica que foi utilizada no experimento.

Mas se você sabe o resultado de deixar uma batata apodrecer em uma cesta de frutas em sua cozinha, sabe o efeito colateral que este experimento causou no youtuber, ele mesmo afirma no final do vídeo: "Agora eu odeio batatas".
okardec
Allan Kardec #okardec
Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador
Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!
Todo dia [ou quase] criando uma análise ou indicando um indie interessante ou desconhecido.
Vem me ver passar vergonha em algum joguim aleatório https://www.twitch.tv/okardec
Administrador do Site, 35 anos, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.