As maiores produtoras de filmes do planeta

As maiores produtoras de filmes do planeta

As 10 maiores da indústria
#Cinema Publicado por João Victor, em

A indústria cinematográfica é uma das que mais fatura atualmente. Por exemplo, se colocarmos na ponta da caneta podemos comparar ao PIB de muitos países, pois só em 2018 o ramo lucrou mais de 96 bilhões de reais. Entretanto, alguns estúdios se sobressai em relação aos outros, isto é, ficam com a maior parte da receita dessa indústria, seja pela fama, seja pela produção de grandes obras. As mais poderosas e conhecidas estão concentrados em Hollywood, como a Paramount que faturou, só em 2014, cerca de 7,2 bilhões de dólares.

10° Dreamworks

Fundada em 1994, o estúdio já foi considerada várias vezes como o maior do mundo, ganhando vários prêmios. Em 2004 promoveu a DreamWorks Animation, responsável por lançar grandes sucessos de bilheteria, como a franquia Madagascar.

9° MGM (Metro Goldwyn Mayer)

Embora seja detentora de grandes franquias, a empresa caiu recentemente no cinema mundial. Entretanto, vem concentrando suas forças e crescendo em programas televisivos com o MGM Television. Além disso, a companhia encontrou seu lugar no ranking por ser uma das produtoras mais antigas e notáveis da história do Hollywood.

8° The Weinstein Company

Embora tenha declarado falência em fevereiro de 2018, o estúdio fez grandes realizações com Quentin Tarantino no decorrer de sua jornada na indústria cinematográfica, como a ilustre obra Bastardos Inglórios. Entretanto, a empresa começou a entrar em declínio a partir de acusações de assédios contra o fundador Harvey Weinstein.

7° Lions Gate Entertainment

Fundada por Frank Giustra em 10 de julho de 1997, a empresa é uma das que mais cresce fora de Las Vegas. Por exemplo, você já ouviu falar na Saga Crepúsculo, Jogos Vorazes, Divergente ou Jogos Mortais? Estes são alguns dos grandes sucessos da Lionsgate. O impacto do estúdio foi tão grande, recentemente, que foi considerada uma das empresas que teve maior receita bruta da América do Norte.

6° Paramount Motion Pictures Group

Fundado em 1912 por Adolph Zukor, o estúdio já foi considerada três vezes como um dos grandes sucessos de Hollywood. Isso deve-se a grandes avanços tecnológicos que essa empresa vem efetuando ao longo de sua história. Além disso, a Paramount está investindo em grandes mercados com produções excelentes, como a obra brasileira O Candidato Honesto.

5° 21st Century Fox

Formada a partir da separação da News Corporation, a companhia firmou como uma rocha entre as melhores do mundo, sendo considerada a terceira do Estados Unidos, ficando atrás apenas da The Walt Disney e da Comcast. Uma das obras mais famosas da empresa aqui no Brasil é The Simpsons Movie.

Em 2018, ocorreu a fusão entre Disney e a 21st Century Fox com um acordo de aquisição no valor de 52,4 bilhões de dólares

4° Universal Pictures

Rival da Paramount Pictures, a companhia Universal se consolidou desde o início de sua formação com grandes produções no cinema e em séries de televisão. Hoje disputa o top da lista com outras gigantes do planeta, sendo considerada uma concorrente forte. Além disso, o estúdio é um dos principais membros da Motion Picture Association of America (MPAA).

3° The Walt Disney Company

Com sede em Califórnia, Estados Unidos, a empresa se tornou a maior companhia do planeta no ramo após a compra da 21st Century Fox em 2018. Além disso, o estúdio é considerado pioneiro e a que mais faz sucesso em animação, sendo até modeladora e influente no mundo infantil.

2° Time Warner

Em 2014, esta empresa fechou o ano com mais de 12 bilhões de dólares, ficando em terceiro lugar entre as mais lucrativas. O sucesso foi tão estrondoso que levou a empresa americana AT&T a tentar um acordo na compra do estúdio por 85 bilhões de dólares, entretanto, as negociações fracassaram. Hoje, a Warner entra em segundo lugar na indústria cinematográfica

1° Sony Pictures Entertainment

Quando falamos em Sony a primeira coisa que vem em mente é o sucesso do videogame PlayStation. Entretanto, a empresa está no top na produção e distribuição de filmes com a Sony Pictures Entertainment. Por exemplo, o estúdio já recebeu mais de 6,9 bilhões em um ano. Além disso, a companhia detém obras marcante, uma delas é Rocky Balboa. Outro ponto positivo é que ela faz parte da associação comercial americana Motion Picture Association of America

Os estúdios pertencentes a Sony Pictures Entertainment, são:

Columbia Pictures;

TriStar Pictures;

Screen Gems;

Triumph Films;

Sony Pictures Classics;

Destination Films;

João Victor
João Victor #jhonswitter1998

Gosto de jogos FPS e ação

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque