10 jogos marcantes do Nintendo 64

10 jogos marcantes do Nintendo 64

Os títulos que marcaram o console de 64 bits da Nintendo
#Artigos Publicado por Renatito, em

Depois de um tempo em hiato, os artigos sobre os 10 jogos marcantes dos principais consoles da história dos videogames está de volta, e agora é a vez do Nintendo 64. O console de 64 bits da Nintendo trouxe boas inovações em seu controle juntamente com excelentes títulos first party, títulos esses que são aclamados até hoje. Vamos relembrar alguns desses jogos? Antes disso, vamos a alguns pontos importantes:

PONTOS IMPORTANTES
  1. Foi citado apenas um jogo por franquia.
  2. Os jogos não são necessariamente os melhores ou os mais vendidos, mas sim, aqueles que são mais lembrados e que são a cara do console.
  3. Nem todos os jogos são exclusivos.
  4. A lista está em ordem alfabética.
OS 10 MAIS MARCANTES

BANJO-KAZOOIE

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9iYW5qby1rYXpvb2llLTAyNTI1NS5qcGc=

Data de lançamento: 29 de junho de 1998

Desenvolvedora: Rare

O Nintendo 64 foi palco de grandes títulos de plataforma 3D. Um deles é o Banjo-Kazooie, o qual se destaca por seus bons controles, personagens agradáveis, gráficos coloridos, música maravilhosa, fases desafiadoras e uma boa dose de humor. Você joga como Banjo, um urso com um pássaro chamado Kazooie que se esconde em uma mochila sendo utilizado quando necessário. Kazooie ajuda estendendo as habilidades de Banjo, como bater suas asas para um salto duplo ou bicar os inimigos. Banjo alegrou os dias de muitos jovens pelo seu carisma. Recebeu uma sequência no próprio N64 intitulada Banjo-Tooie. Hoje a IP pertence à Microsoft, e esperamos que um novo jogo da franquia dê o ar da graça.

CONKER'S BAD FUR DAY

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9jb25rZXItcy1iYWQtZnVyLWRheS0wMjUyNTYuanBn

Data de lançamento: 5 de março de 2001

Desenvolvedoras: Rare e Ultimate Play the Game

A Rare fará várias aparições nesta lista. Conker’s Bad Fur Day, sem dúvida, é um título único. Originalmente destinado a um público familiar, a Rare decidiu mudar Conker para uma classificação adulta para assim diferenciá-lo de seus jogos anteriores como Donkey Kong 64 e Banjo Kazooie. O jogo nos apresenta a um esquilo que bebe em excesso como personagem principal, uma doninha tetraplégica como um dos vilões numa série recheada de violência, humor negro e palavras de baixo calão. Foi uma jogada ousada demais para a época, mas novamente a Rare acertou em cheio. Os designs dos níveis eram muito bons, a plataforma e a ação eram empolgantes e o enredo era tão exagerado que fazia com que os jogadores voltassem para jogar mais e mais. Conker agora também é uma IP da Microsoft e é mais um da lista em que os fãs sonham por uma continuação.

DONKEY KONG 64

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9kb25rZXkta29uZy02NC0wMjUyNTcucG5n

Data de lançamento: 22 de novembro de 1999

Desenvolvedora: Rare

Donkey Kong 64 é o único jogo 3D da série DK. A ânsia da Nintendo em mostrar o poder do seu console no processamento de jogos em três dimensões proporcionou isso. Donkey Kong 64 foi revolucionário em termos de tamanho e escopo para um jogo de plataforma, sendo um dos jogos mais longos do console. O game se passa nas ilhas DK onde King K. Rool sequestra cinco membros do clã Kong. Donkey Kong teve que correr ao redor da ilha, completando fases, derrotando vilões e resolvendo quebra-cabeças para salvar cada um de seus parentes e derrotar o grande jacaré e seus asseclas. DK 64 também conta com um deathmatch competitivo com até quatro jogadores. Era um jogo completo e com muito conteúdo, o qual proporcionou horas e horas de gameplay para os jogadores da época.

GOLDENEYE 007

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9nb2xkZW5leWUtMDA3LTAyNTI1OC5qcGc=

Data de lançamento: 25 de agosto de 1997

Desenvolvedoras: Nintendo, Rare e Ultimate Play the Game

Os jogos de tiro em primeira pessoa eram muito populares entre os PCs, mas os jogadores de console os desconheciam antes de GoldenEye 007. O jogo foi lançado quase dois anos após o filme de mesmo nome chegar aos cinemas, mas isso não diminuiu o sucesso que jogo teve. Os jogadores assumiram o papel do icônico James Bond enquanto ele impedia os criminosos de usar o satélite GoldenEye para atacar a cidade de Londres. Foi um dos primeiros jogos desse tipo a apresentar ambientes 3D abertos em que os jogadores podiam explorar por conta própria e completar objetivos em qualquer ordem que desejassem. Se não bastasse o modo campanha muito divertido, o jogo contava com um modo multiplayer que podia ser jogado por até 4 pessoas localmente em split screen em 20 mapas. Vários modos de jogo o mantiveram atualizado, como O Homem com a Pistola Dourada, You Only Live Twice ou o modo One-shot kill e License To Kill. GoldenEye 007 era diversão garantida em qualquer modo que você jogasse.

MARIO KART 64

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9tYXJpby1rYXJ0LTY0LTAyNTI1OS5qcGc=

Data de lançamento: 14 de dezembro de 1996

Desenvolvedora: Nintendo

Sendo um dos primeiros jogos do console, a Nintendo caprichou em Mario Kart 64, seja na parte gráfica, sonora ou gameplay. É um jogo divertidíssimo que poderia ser jogado por qualquer um. Enquanto Super Mario Kart para o Super Nintendo plantou as bases da franquia, Mario Kart 64 aprimorou o conceito com pistas 3D totalmente poligonais, novos modos de batalha e suporte para até quatro jogadores simultâneos. Para jogadores solo, mesmo quando você terminar de vencer todas as GP Cup em três velocidades mais as pistas espelho, você ainda tinha muitos desafios no Time Attack. O fator replay era imenso, com o jogo gerando boas discussões a respeito de quem era o melhor jogo de kart da geração: Mario Kart 64 ou Crash Team Racing. A série está bem viva até hoje, sendo uma das franquias mais vendidas da Nintendo.

PERFECT DARK

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9wZXJmZWN0LWRhcmstMDI1MjYwLmpwZw==

Data de lançamento: 30 de junho de 2000

Desenvolvedora: Rare

Perfect Dark é outro título produzido pela Rare que muitos fãs consideram superior até ao GoldenEye 007. Para a maioria das pessoas, o modo single-player do Perfect Dark não é a atração principal. Assim como GoldenEye, ele permite combates mortais em multiplayer para quatro jogadores com vários modos, armas, mapas e opções interessantes. Os controles podem parecer estranhos do ponto de vista de um shooter moderno e os gráficos também não envelheceram bem, mas para a época era o suprassumo dos jogos, e convenhamos que ele também possui muitas virtudes. Perfect Dark era uma experiência multiplayer mais madura no N64, mas que também contava com uma campanha sólida. Há rumores de que veremos essa franquia de volta em breve...

STAR FOX 64

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9zdGFyLWZveC02NC0wMjUyNjEucG5n

Data de lançamento: 27 de abril de 1997

Desenvolvedora: Nintendo

Star Fox 64 levou os jogadores aos céus na sequência de Star Fox do SNES. Os jogadores controlam Fox McCloud e seu Arwing enquanto sua equipe tenta frustrar os planos do malvado cientista maluco Andross. Os níveis eram semi-livres, embora a maioria do jogo os jogadores naveguem pelo que é chamado de "Modo Corredor", que essencialmente mantinha sua aeronave por um caminho específico, embora você ainda controlasse a capacidade do Arwing de subir, descer, virar para a esquerda e direita durante esse trajeto. Muitos dos níveis tinham pelo menos duas maneiras diferentes de completá-los, com caminhos alternativos se abrindo se o jogador cumprisse certos objetivos, o que dava um fator replay bem interessante. A Nintendo também incluiu um modo multiplayer que coloca você e até três outros amigos um contra o outro em partidas deathmatch.Star Fox 64 fez bastante sucesso no Nintendo 64 e é um daqueles jogos que são a cara do console, só não era mais do que o próximo da lista...

SUPER MARIO 64

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9zdXBlci1tYXJpby02NC0wMjUyNjIuanBn

Data de lançamento: 23 de junho de 1996

Desenvolvedora: Nintendo

Super Mario 64 foi um jogo de lançamento do N64 e não só mergulhou o Mario em uma paisagem 3D pela primeira vez, mas também estabeleceu o Nintendo 64 como um console poderoso para exibir gráfico tridimensionais. Os jogadores controlam Mario enquanto ele coleta as 120 Gold Stars espalhadas pelo enorme castelo da Princesa Peach. Como os jogos anteriores da franquia, ele apresentava uma série de power-ups, vilões exclusivos e várias batalhas icônicas contra o Bowser em vários ambientes. O jogo também introduziu várias habilidades novas para o Mario, como a capacidade de pular para trás, o salto triplo e o salto de parede em parede. Além do level design revolucionário e qie serve de referência até hoje, a jogabilidade era muito gostosa e atiçava o jogador a explorar todo o cenário. Esse estilo não apenas definiu a franquia Mario, mas também definiu o padrão para futuros jogos de plataformas 3D. Puro e simples, Super Mario 64 apresenta o melhor dos plataforma 3D e continua sendo um dos maiores títulos de todos os tempos.

SUPER SMASH BROS.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9zdXBlci1zbWFzaC1icm9zLTAyNTI2My5wbmc=

Data de lançamento: 21 de janeiro de 1999

Desenvolvedoras: HAL Laboratory e Sora Ltd.

Várias das franquias mais famosas da Nintendo emprestaram sua imagem neste jogo de luta incrivelmente divertido e exagerado. Podíamos escolher entre 12 personagens (Mario, Link, Kirby, Yoshi, Samus, entre outros) que lutavam em cenários de franquias icônicas da Nintendo. O jogo ofereceu uma quantidade infinita de fator replay e entretenimento, ao mesmo tempo em que permaneceu incrivelmente fácil de se jogar. Ao contrário de muitos jogos de luta de sua época, Super Smash Bros. não forçava os jogadores a memorizar combos complexos. Em vez disso, os jogadores precisavam aprender um punhado de combinações simples para realizar combos e ataques especiais com qualquer personagem. Por causa disso, o jogo teve grande sucesso no N64 e ajudou a gerar uma série de sequências em todos os consoles Nintendo desde então, incluindo Super Smash Bros. Ultimate para Nintendo Switch, que foi um grande sucesso de vendas.

THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi90aGUtbGVnZW5kLW9mLXplbGRhLW9jYXJpbmEtb2YtdGltZS0wMjUyNjQuanBn

Data de lançamento: 21 de novembro de 1998

Desenvolvedora: Nintendo

Talvez o maior jogo do Nintendo 64. Seguindo a pegada do Super Mario 64 na transição do 2D para o 3D, a Nintendo buscou novos ares para a franquia com Zelda com Ocarina of Time. Situado na terra mítica de Hyrule, os jogadores controlam o icônico Link enquanto ele se propõe a resgatar a Princesa Zelda e frustrar os planos malignos de Ganondorf. Embora o enredo pareça familiar, o jogo era diferente em quase tudo. O título introduziu uma série de recursos que se tornaram padrão para os jogos 3D no futuro. Anunciado por muitos como um dos melhores - senão o melhor - jogo da franquia The Legend of Zelda de todos os tempos, Ocarina of Time colocou os jogadores em uma jornada épica nunca antes vista em três dimensões. Ocarina of Time apresentou um design de dungeon incrível, um elenco de personagens inesquecíveis e um enredo repleto de uma aventura que resiste ao teste do tempo.

MENÇÕES HONROSAS

DIDDY KONG RACING

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9kaWRkeS1rb25nLXJhY2luZy0wMjUyNjcucG5n

F-ZERO X

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9mLXplcm8teC0wMjUyNjguanBn

PAPER MARIO

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9wYXBlci1tYXJpby0wMjUyNjkuanBn

RAYMAN 2: THE GREAT ESCAPE

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi9yYXltYW4tMi10aGUtZ3JlYXQtZXNjYXBlLTAyNTI3MC5qcGc=

TUROK 2: SEEDS OF EVIL

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNi90dXJvay0yLXNlZWRzLW9mLWV2aWwtMDI1MjcxLmpwZw==

Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostado dos jogos da lista e peço compreensão caso esteja faltando algum título de seu agrado. Não esqueçam de montar suas próprias listas no campo dos comentários e dar o seu feedback. Nos veremos em breve, forte abraço!

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,