Sabemos que a Nintendo desde o GameCube segue seu próprio caminho. Mas será que isso vai dar certo contra a próxima geração? E contra o streaming?
Publicado por Italo, em .
Devido o mundo games estar as vésperas do lançamento da nova geração, e cada vez mais o mundo de jogos por Streaming aparenta ser um futuro inevitável. Uma empresa porém se mantém em silêncio a Big N ( como sempre fez aliás).

Eles estão trilhando seu próprio caminho todos sabemos. Sabemos também que as vendas do Switch são extraordinárias seus softwares também vendem muito bem obrigado!! Nesse ponto eu sei que muitos vão se perguntar..."Mas se está vendendo bem , se ela não liga pra concorrência, para que ela deve se preocupar?" Vamos abordar esse tema e chegar a uma conclusão juntos!


Hoje a Nintendo está confortável, seu console assume um pouco de dois mundos, sendo portátil e um console de mesa. Como console de mesa ele tem lá suas deficiências devido ao hardware um tanto quanto abaixo da concorrência.

E também vai ganhar uma concorrência com o lançamento da nova geração. Deveria criar uma nota aqui pra contra argumentar muitos que vão falar que o Switch vende por conta dos exclusivos, e não por ser poderoso.

Para resumir a nota vou responder "Wii U", e continuando contra argumentando, não devemos nos basear pela
nossa realidade o Switch é na maioria dos outros mercados o console secundário. Com a eminente chegada da nova geração certamente ela vai perder uma fatia do mercado, e cada vez menos apoio de thirds.

A biblioteca do Nintendo Switch está entrando no seu quarto ano e se tornando o melhor console da empresa no quesito apoio e jogos thirds, vendendo uma quantidade razoável. Esse apoio pode ficar difícil com o hardware atual e teremos um console encaminhado para ter apenas indies e exclusivos. Mas calma amiguinhos no portátil ela não tem com o que se preocupar certo? Errado!!


O streaming está chegando forte Microsoft, Google e quem sabe a Sony, tem potencial para abocanhar esse mercado e ser uma ameaça, porém... No futuro não tão próximo creio eu. É aqui um dos pontos que eu queria chegar. Será que a Nintendo tem realmente motivos para se preocupar? E qual o passo que ela deve seguir?
Vamos as possibilidades é hora de especular e palpitar.

Nintendo Switch Pro ,uma dock, novo console de mesa ou streaming qual é a solução? Vamos começar excluindo as mais óbvias; Não teremos um novo console de mesa!! Essa parece ser difícil de voltar a acontecer.

Mas por que não a dock com um desempenho satisfatório e com toda tecnologia que a sua parceira NVIDIA vem divulgando. Poderia fazer mais com um hardware teoricamente em conta e que entraria de acordo com a política da Nintendo de não lançar um hardware com altos custos.

Ele poderia aproveitar os controles do Switch e ter uma compatibilidade melhorando desempenho de jogos antigos. Com um desempenho para fazer frente a um Xbox série S poderia até ganhar mais mercado.

O contra é que os modelos atuais seriam um fator limitador ao mudar de arquitetura. Descartado!


E pq não um serviço de Streaming? (Deveria ter descartado essa primeiro ) a Nintendo não tem estrutura para isso e não terá nem 10 ano...se não aceitar novas parceirias, ela por si só não tem a mínima condições de entregar esse tipo de serviço. Descartado!! (geforcenow+ Nintendo, sonho meuuuu)

Não tem jeito melhor de especular o futuro senão com a maior das especulações? O tão rumorizado Super Switch ou Switch Pro ( eu usarei o Pro ao me referir a ele). Continuando eu não creio que apenas uma variante melhorada seja a solução.

A Nintendo durante sua história revisou alguns de seus hardwares, muitos não gostam dessa política por motivos óbvios de se sentirem com um produto desvalorizado perante as novidades. Não acredito que uma simples revisão mantenha as Thirds interessadas em dar suporte ao Switch,o principal motivo para isso não acontecer é o grande salto computacional da nova geração.

Especificamente nas CPU's e o SSD como armazenamento (O nosso caro amigo Ayrton Senna explicou em um artigo o quão grande e importante será essa evolução), sendo que muitos desenvolvedores já mencionaram que eles precisam de menos recursos e os jogos Cross gen de um ponto de vista demandam mais esforços e para se trabalhar.

Resumindo se a Nintendo der um simples upgrade no Switch ele provavelmente entrará nesse grupo de jogos Cross gen. Os "argumentadores" :"A mais a base do Switch é grande ela por si só justifica a empresa fazer ports".

Novamente os jogos são versões as vezes aceitáveis e não alcançam as vendas das outras versões. Não acredito que essa tática de vender esse tipo de versão irá atrair público. E pensem assim teremos a versão Next gen, a versão Cross gen e a versão do Switch. Qual o sentido de fazer os jogos para um sistema que terei resultados apenas satisfatório sendo que a Cross gen tem uma base maior e o histórico de vendas desse tipo de jogo é muito superior.

O fato é que a Nintendo não vai abandonar uma plataforma com menos de 4 anos de mercado, e ainda mais vendendo bem.
Então chegamos ao segundo ponto;

A Nintendo se colocou em uma situação bem complicada com relação as gerações e lançamentos de consoles. Muito cedo para um sucessor do sucesso. E uma revisão seria apenas um tapa buraco. Nesse ponto muitos falarão ela não compete diretamente. Eu falei isso no começo e concordo diretamente não compete. Indiretamente sim são todos produtos para o entretenimento, vale ressaltar que o público pode ser volátil e se cansar rapidamente da proposta da Nintendo.

Vimos isso na mudança de geração entre Wii e Wiiu, mesmo boa parte sendo culpa do marketing, vendeu praticamente 10 % da base do Wii. Os gamers entendidos não precisam de marketing ou divulgação para decidir sua compra. Significa que a base do wii era formada por sua maioria por jogadores causais? O mesmo vale para o Switch. Seu público é herança do portátil Nintendo 3DS? Para mim boa parte é sim. Não dá pra afirmar ou cravar com certeza mas é uma possibilidade.

O que nos leva ao terceiro ponto;

Qual é a solução ou melhor caminho para Big N seguir? Ou eles ignoram por completo os devaneios desse maluco que está enxergando ou pensando demais no que pode acontecer (claro que vão ignorar, esse artigo só foi um modo de dizer que espero que tenha alguém pensado igual a mim lá dentro, não que eu esteja certo apenas é minha humilde opinião).

E continuando com minha opinião ela tem que se decidir qual será seu foco. Por que sua experiência única e exclusiva não está mais no Wii mote ou no gamepad. Pare e reflita todos os seus jogos atuais são jogáveis com um controlador comum.

Suas franquias são fortes e atemporais, nem vou entrar nesse mérito por que nenhum hater pode ir contra os fatos ( você gostar ou não é outra história).

Então fica aqui a reflexão o que as cabeças lá de kyoto estão preparando para gente? Eu creio que coisas boas! Por que independente de qualquer que seja nossa vontade e expectativas a Nintendo sempre dá um jeito de entregar uma ótima experiência.
Titus0044
Italo #Titus0044
Henshin!!!
Usuário do Site, 35 anos, Ribeirão pires
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.