CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que CPUs de marca NVIDIA podem ser uma possibilidade em um futuro próximo

CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que CPUs de marca NVIDIA podem ser uma possibilidade em um futuro próximo

O que estabelecerá um novo nível de competição com a Intel e AMD
#Tecnologia Publicado por Char, em

A Nvidia comprou recentemente a ARM em um negócio de $40 bilhões. A designer de chips de computador, ARM Holdings, sediada no Reino Unido, foi vendida para a Nvidia, americana especialista em chips gráficos. A tecnologia da ARM está no coração da maioria dos smartphones, entre muitos outros dispositivos. A Nvidia prometeu manter o negócio baseado no Reino Unido, contratar mais funcionários e manter a marca da ARM.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, comentou durante uma teleconferência ontem, que poderíamos ver CPUs da marca Nvidia também no futuro, o que estabelecerá um novo nível de competição com a Intel e AMD. Tem havido muita especulação de que a Nvidia não criará suas próprias CPUs, em vez disso, ela usará a administração da ARM para promover um ecossistema de servidor/consumidor ARM mais saudável que também pode aproveitar as GPUs da Nvidia unidas com CUDA e sua rede derivada da Mellanox.

Ontem, Timothy Prickett Morgan, autor da TheNextPlatform perguntou a Jensen Huang:

Você realmente pegará uma implementação de algo como Neoverse primeiro e fará uma CPU da marca Nvidia para guia-la para data center? Você vai realmente fazer chip de referência para aqueles que apenas o querem e realmente ajudá-los a usá-lo?

Huang respondeu com a seguinte declaração:

Bem, em primeiro lugar, você fez uma observação incrível, que mostra que todas as três opções são possíveis. Então, agora, com nosso apoio e o apoio sério da ARM, o mundo pode se apoiar nessa base e perceber que pode construir CPUs de servidor. Agora, algumas pessoas gostariam de licenciar os cores e construir elas mesmas uma CPU. Algumas pessoas podem decidir licenciar os cores e nos pedir para construir essas CPUs ou modificar as nossas.
Não é possível para uma empresa construir todas as versões deles, continuou Huang, mas teremos toda a rede de parceiros em torno da ARM que pode assumir as arquiteturas que criarmos e dependendo do que for melhor para eles, seja licenciamento os cores, tendo um chip semi-customizado feito, ou tendo um chip que fizemos, qualquer uma dessas opções estão disponíveis. Qualquer uma dessas opções está disponível, estamos abertos para negócios e gostaríamos que o ecossistema fosse o mais rico possível, com o máximo de opções possível.

A Nvidia já constrói processadores baseados em ARM para alguns aplicativos de baixo consumo de energia, mas agora ter acesso total à experiência de engenharia da ARM sem dúvida ajudará no processo de design de data center personalizado da Nvidia e chips baseados para consumidor também. A empresa também terá o controle geral do ISA. Nosso palpite é que podemos ver os chips baseados em servidor primeiro, em vez de SKUs de consumidor. No entanto, os novos processadores serão da marca Nvidia.

Huang também quer acelerar o roadmap da Neoverse para trazer inovações às licenças ARM em um ritmo muito mais rápido. Também seria do interesse da Nvidia ampliar o ecossistema de chips de servidor ARM. A Nvidia também pode colocar algumas otimizações específicas de GPU como consistência de memória CPU/GPU na arquitetura ARM. Isso pode permitir que outros fabricantes de chips usem GPUs da Nvidia em suas soluções, solidificando ainda mais a posição da Nvidia como fornecedora de soluções de IA. Esperamos que o cenário do mercado de servidores mude drasticamente se os reguladores aprovarem esta última fusão.

A partir de agora, a Intel continua sendo um fornecedor dominante de chips para servidores no mercado, mas tanto o lado do consumidor (Apple) quanto o lado do servidor (AWS) de seus negócios podem sinalizar uma potencial fraqueza e desvantagem.

Já temos vários chips de servidor baseados em ARM Neoverse no mercado, como Graviton 2 da AWS, Altra da Ampere e Cavium ThunderX da Marvell, então seria interessante ver como a Nvidia se junta à concorrência e como os clientes da ARM responderão aos recente fusão Nvidia/ARM.

A AMD tem um mercado de servidores muito estável com seus chips EPYC Rome, e isso pode representar um desafio para a ARM. A taxa de adoção de chips de servidor baseados em ARM aparentemente diminuiu em grande parte devido à natureza plug-and-play do ecossistema de software x86 fornecido pela AMD.

Fique ligado para mais novidades!

Fonte: Dsogaming
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,