O que estabelecerá um novo nível de competição com a Intel e AMD
Publicado por Char Aznable, em .
A Nvidia comprou recentemente a ARM em um negócio de $40 bilhões. A designer de chips de computador, ARM Holdings, sediada no Reino Unido, foi vendida para a Nvidia, americana especialista em chips gráficos. A tecnologia da ARM está no coração da maioria dos smartphones, entre muitos outros dispositivos. A Nvidia prometeu manter o negócio baseado no Reino Unido, contratar mais funcionários e manter a marca da ARM.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, comentou durante uma teleconferência ontem, que poderíamos ver CPUs da marca Nvidia também no futuro, o que estabelecerá um novo nível de competição com a Intel e AMD. Tem havido muita especulação de que a Nvidia não criará suas próprias CPUs, em vez disso, ela usará a administração da ARM para promover um ecossistema de servidor/consumidor ARM mais saudável que também pode aproveitar as GPUs da Nvidia unidas com CUDA e sua rede derivada da Mellanox.

Ontem, Timothy Prickett Morgan, autor da TheNextPlatform perguntou a Jensen Huang:

Você realmente pegará uma implementação de algo como Neoverse primeiro e fará uma CPU da marca Nvidia para guia-la para data center? Você vai realmente fazer chip de referência para aqueles que apenas o querem e realmente ajudá-los a usá-lo?

Huang respondeu com a seguinte declaração:

Bem, em primeiro lugar, você fez uma observação incrível, que mostra que todas as três opções são possíveis. Então, agora, com nosso apoio e o apoio sério da ARM, o mundo pode se apoiar nessa base e perceber que pode construir CPUs de servidor. Agora, algumas pessoas gostariam de licenciar os cores e construir elas mesmas uma CPU. Algumas pessoas podem decidir licenciar os cores e nos pedir para construir essas CPUs ou modificar as nossas.


Não é possível para uma empresa construir todas as versões deles, continuou Huang, mas teremos toda a rede de parceiros em torno da ARM que pode assumir as arquiteturas que criarmos e dependendo do que for melhor para eles, seja licenciamento os cores, tendo um chip semi-customizado feito, ou tendo um chip que fizemos, qualquer uma dessas opções estão disponíveis. Qualquer uma dessas opções está disponível, estamos abertos para negócios e gostaríamos que o ecossistema fosse o mais rico possível, com o máximo de opções possível.

A Nvidia já constrói processadores baseados em ARM para alguns aplicativos de baixo consumo de energia, mas agora ter acesso total à experiência de engenharia da ARM sem dúvida ajudará no processo de design de data center personalizado da Nvidia e chips baseados para consumidor também. A empresa também terá o controle geral do ISA. Nosso palpite é que podemos ver os chips baseados em servidor primeiro, em vez de SKUs de consumidor. No entanto, os novos processadores serão da marca Nvidia.

Huang também quer acelerar o roadmap da Neoverse para trazer inovações às licenças ARM em um ritmo muito mais rápido. Também seria do interesse da Nvidia ampliar o ecossistema de chips de servidor ARM. A Nvidia também pode colocar algumas otimizações específicas de GPU como consistência de memória CPU/GPU na arquitetura ARM. Isso pode permitir que outros fabricantes de chips usem GPUs da Nvidia em suas soluções, solidificando ainda mais a posição da Nvidia como fornecedora de soluções de IA. Esperamos que o cenário do mercado de servidores mude drasticamente se os reguladores aprovarem esta última fusão.

A partir de agora, a Intel continua sendo um fornecedor dominante de chips para servidores no mercado, mas tanto o lado do consumidor (Apple) quanto o lado do servidor (AWS) de seus negócios podem sinalizar uma potencial fraqueza e desvantagem.

Já temos vários chips de servidor baseados em ARM Neoverse no mercado, como Graviton 2 da AWS, Altra da Ampere e Cavium ThunderX da Marvell, então seria interessante ver como a Nvidia se junta à concorrência e como os clientes da ARM responderão aos recente fusão Nvidia/ARM.

A AMD tem um mercado de servidores muito estável com seus chips EPYC Rome, e isso pode representar um desafio para a ARM. A taxa de adoção de chips de servidor baseados em ARM aparentemente diminuiu em grande parte devido à natureza plug-and-play do ecossistema de software x86 fornecido pela AMD.

Fique ligado para mais novidades!
-Funky-
Char Aznable #-Funky-
赤い彗星のシャア。
Moderador do Site, 26 anos, Principality of Zeon
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.