Franquias do Xbox e seus status de desenvolvimento

Franquias do Xbox e seus status de desenvolvimento

Venha dar um pulo nas franquias da Microsoft e como elas estão atualmente
#Artigos Publicado por Billy Butcher, em

Hoje daremos uma revisitada nas franquias de jogos da Microsoft, o Xbox Game Studios, e falar um pouco sobre elas, desde se destas está recebendo uma sequência, ou se está parada no tempo, falando de seu Status, Desenvolvedora, e etc.

A lista de dispõe em Ordem Alfabética, e é considerada apenas as franquias de jogos que possuem ao menos uma Sequência, mesmo que ela não tenha sido na atual geração, do Xbox One e Windows 10.

Outro ponto importante é que somente franquias na qual a Microsoft possui a IP (Propriedade Intelectual) ou direitos de licença de uma IP, são contabilizadas, por isso não verá franquias como o caso de Alan Wake, que apesar de possuir uma sequência, ela é uma IP de total propriedade da Remedy Entertainment.

Tudo certo? Então vamos começar.

Age of Empires

IMAGEaHR0cHM6Ly93YWxscGFwZXJzLmdnL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA3L0FnZS1vZi1FbXBpcmVzLWxvZ28tMTI4MHg3MjAuanBn

  1. Último Lançamento: Age of Empires II: Definitive Edition (2019)
  2. Próximo Lançamento: Age of Empires III: Definitive Edition (2020) / Age of Empires IV (TBA)
  3. Desenvolvedora(s): Ensemble Studios, Relic Entertainment, World's Edge Studio

Age of Empires é uma das franquias mais antigas de toda a história da Microsoft. Com seu foco total no mercado de PC, muito porque se trata de um gênero que necessita amplamente de um Mouse e Teclado (RTS), ela é bem aclamada tanto por críticos quanto pelos jogadores no geral.

Desde a criação do Xbox em 2001, a franquia ficou um pouco mais apagada entre os destaques, muito porque o foco da empresa estava em desenvolver jogos para Consoles, e deixou os jogos de PC um pouco mais de escanteio.

Em 2017, foi anunciado inesperadamente Age of Empires IV, atualmente em desenvolvimento pela Relic Entertainment e a World's Edge Studio.

Enquanto seu lançamento não chega, já foram lançadas duas Remasterizacões de jogos da franquia, sendo que em 2020 teremos a 3°, agora de Age of Empires III.

Muitos apostam que após este lançamento, em 2021, teremos o Age 4, mas no momento, resta aguardar para saber o que a Microsoft reserva aos fãs dessa grande franquia de Real-Time Strategy.

Age of Mythology

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9aMnNmeE53L2FnZS1vZi1teXRob2xvZ3ktZGVmaW5pdGl2ZS1lZGl0aW9uLXJlbWFrZS1zcGluLW9mZi5qcGc=

  1. Último Lançamento: Age of Mythology: Tale of the Dragon (2016)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Ensemble Studios, SkyBox Labs, Forgotten Empires Games

Age of Mythology, assim como Age of Empires, também se trata de uma franquia de RTS, porém essa, assim como seu nome condiz, é sobre Mitologias.

Ela é um Spin-Off de Age of Empires, e sempre foi muito querida pelos fãs por não se tratar de algo completamente tático e mais realístico, dando uma caricatura mais Arcade/Fantasiosa, e sendo um bom aperitivo para suas jogatinas no PC.

Assim como a franquia principal, Mythology foi parada para dar foco aos jogos de console Xbox, mas teve seu retorno em 2016 com uma nova expansão de seu segundo jogo, Tale of the Dragon.

Desde a criação de um estúdio dedicado a jogos RTS na Xbox Game Studios, o World's Edge, a empresa diz que um dos objetivos futuros é reviver Age of Mythology, então aguardemos para saber o que esta equipe da Microsoft nos reserva para o futuro.

BattleTech

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMuaGRxd2FsbHMuY29tL2Rvd25sb2FkL2JhdHRsZXRlY2gtMjAxNy12aWRlby1nYW1lLTRrLTE5MjB4MTA4MC5qcGc=

  1. Último Lançamento: BattleTech Reboot (2018)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): FASA Studio, Harebrained Schemes

Esta que também é uma das franquias da Microsoft mais antiga, e originaria do PC, contém um universo imenso que vai além de sua própria franquia BattleTech, contendo seus Spin-Offs chamados de MechAssault, MechWarrior e Crimson Skies.

Criada pela FASA Studio sob a direção do renomado Jordan Weisman, desde 2015 a Microsoft licençia a IP para outros estúdios usarem-a, tal como a Disney faz com Star Wars para a Electronic Arts.

Ela se trata de jogos de Estratégia em Turnos, tal como já vimos e ainda vemos em Gears Tactics e XCOM, por exemplo, e em 2018 ganhou um Reboot completo onde foi utilizado da Unreal Engine 4 para dar vida a lendária saga Robô.

Em 2020, Phil Spencer, da Microsoft, disse que deseja reviver a franquia, mas agora sem terceirizá-la, mas sim criar novos jogos da mesma sob o guarda-chuva da Xbox Game Studios, e graças ao sucesso de Gears Tactics, é possível que possamos ver isso acontecendo o quanto antes.

Battletoads

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXJlYWN0b3IucHQvbWVkaWEvNzkvXzI0ODc5NjNiLnBuZw==

  1. Último Lançamento: Battletoads Arcade (1994)
  2. Próximo Lançamento: Battletoads Remake (2020)
  3. Desenvolvedora(s): Rare, Dlala Studios

Uma das franquias mais caricatas da Rare, que após ser adquirida pela Microsoft em 2002 faz parte de seu catálogo é Battletoads. Esta é uma franquia de Beat 'em Up, e fez sucesso pela dificuldade e protagonistas Rash, Zits e Pimple.

Seu objetivo na época em que foi criada quando eram jogos da Nintendo era de ser o grande rival de Teenage Mutant Ninja Turtles nos jogos, algo na qual conseguiram, muito pela sua qualidade técnica e de progressão.

Por anos, desde que se tornou uma IP da Microsoft, a franquia não deu as caras, a não ser como participação de outros jogos, como Rash sendo um herói selecionável em Killer Instinct de 2013, algo muito apreciado pelos fãs dos Sapos.

Em 2018, durante a E3, a Microsoft e a Rare agraciaram os fãs com o anúncio de um novo Battletoads, sendo um Remake do Clássico.

Sendo desenvolvido pela Dlala Studios, e que já será lançado agora em 18 de Agosto, o jogo trás um formato cartunesco e repleto de cores, buscando agradar tanto os fãs tradicionais, quanto os adolescentes e crianças.

Banjo-Kazooie

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9WNDZEUkM0ZEVvNC9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

  1. Último Lançamento: Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts (2008)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rare

Talvez a franquia mais famosa da Rare, Banjo-Kazooie (ou Banjo Tooie), é uma série de jogos de Plataforma com elementos de Puzzle que fez muito sucesso na sua época com a Nintendo.

Com suas músicas, design de mapas muito bonitos e projetados, além do carisma imenso de seus protagonistas, foi a série que deu destaque ao que a Rare é atualmente.

A franquia também deu suas caras no Xbox 360, com o lançamento de Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts, que apesar de não ter agradado tanto os fãs pelo foco em corridas paralelas misturadas com elementos de plataforma, foi bem aceito no geral.

Nesta época, a Rare estava focada em experimentar Novas IP's e dar sequências a outras, e foi daí que surgiram os Viva Piñata, Kameo, e os jogos de Kinect, o que acabou deixando a franquia de Banjo na geladeira.

Sua última aparição foi como um personagem jogável em Super Smash Bros. Ultimate, o jogo de Browling Fight lançado para o Switch.

Toda a coletânea de jogos da franquia está disponível no Xbox One através do Rare Replay, lançado em 2015, no entanto, não existe um novo jogo sendo feito dos personagens... ao menos por enquanto.

Black & White

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby95cEI3R1pjL0JsYWNrLVdoaXRlLVBDLUNvdmVyLTEuanBn

  1. Último Lançamento: Black & White 2: Battle of the Gods (2006)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Lionhead Studios

Black & White é uma das franquias sob posse da Microsoft desde que comprou a Lionhead Studios em 2008. Ela se trata de Real-Time Stategy Games (RTS) onde você tem o papel de um "Deus".

Assim como em Fable, a franquia tem os famosos elementos Lionhead de liberdade de humor sádico e bem vulgar, que sempre caracterizam os seus jogos, e claro, também era dirigida por Peter Molyneux.

Outro de seus elementos marcantes da Lionhead que dão as caras em Black & White é a possibilidade de você ser uma pessoa totalmente boa, ou totalmente má, e isso dependerá única e exclusivamente da maneira na qual você joga.

A franquia não deu mais as caras desde que foi comprada pela Microsoft, com a Lionhead produzindo apenas Fable II, Fable III, Fable: The Journey, e o cancelado Fable Legends até ser fechada em 2016.

Quem sabe se o sucesso de Fable Reboot sendo produzido pela Playground Games for grande, possa dar coragem a empresa de dar sequência a esta franquia, que ainda mora no coração de muitos jogadores de PC e do gênero de RTS.

Blinx

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS81Tkh4bndLa2x4Zy9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

  1. Último Lançamento: Blinx 2: Masters of Time & Space (2004)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Artoon, Xbox Game Studios Japan

Sendo uma das poucas franquia Japonesas presentes no Xbox, Blinx foi uma das séries nascidas no Xbox Original, e produzida pelos estúdios japoneses Artoon, e da Xbox Game Studios Japan (na época chamada Microsoft Games Japan Studio).

Eles são jogos de Plataforma 3D em 3° Pessoa com elementos de Tiro, e conquistaram muito dos jogadores na época do Xbox Clássico, sendo considerada uma das franquias de ouro da marca, ao lado de Halo e Project Gotham Racing.

Infelizmente a franquia não deu as caras no Xbox 360 e nem no Xbox One, com a Artoon ajudando a co-produzir Lost Odyssey na geração posterior, e a Microsoft Games Japan ajudando a Team Ninja com os exclusivos Ninja Gaiden 2 e Dead or Alive 5, o que deixaram Blinx na geladeira até hoje.

Conker's

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0R2dDRVbmtVOEFJMEV3ai5qcGc=

  1. Último Lançamento: Conker: Live & Reloaded (2005)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rare

A franquia politicamente incorreta da Rare. Usando de sátiras e um humor ácido e mais inflexível, o esquilo do estúdio britânico acabou por ser um dos responsáveis pela quase falência do estúdio em 2001.

Isto porque a Nintendo se recusou a fazer publicidade e marketing de Conker: Bad Fur Day, pois achou o jogo muito agressivo e ofensivo para as crianças, o que resultou na Rare ficar com um alto prejuízo e ser obrigada a procurar alguma empresa a lhe comprar, algo que a Microsoft quis, já que a Nintendo não se interessou em comprá-los.

E com a Microsoft, o equilo deu suas caras em 2005, com o lançamento de Conker: Live & Reloaded. Este é uma remasterização de Bad Fur Day no seu Single-Player, e trás um Multiplayer utilizando da capacidade da Xbox Live, com 5 modos de jogos diferentes e uma série de outros fatores de jogabilidade com amigos.

Ele voltou a aparecer em 2014 como um personagem críavel e jogável em Project Spark, e também está presente com seus jogos no Rare Replay, lançado ao Xbox One. Infelizmente, não há notícias se a franquia Conker dará as caras em um futuro próximo.

Crackdown

IMAGEaHR0cHM6Ly9tcDFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvU2NyZWVuLVNob3QtMjAxNC0wNi0xMC1hdC0zLjMwLjIzLUFNLnBuZw==

  1. Último Lançamento: Crackdown 3 (2019)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Realtime Worlds, Ruffian Games, Sumo Digital
  4. Desenvolvedora(s) Secundárias: ReAgent Games, Cloudgine

Atualmente a única franquia de Mundo-Aberto que ganhou uma sequência no Xbox, a série Crackdown foi criada por David Jones, um dos criadores de GTA, GTA 2 e GTA 3.

O seu primeiro título chegou de forma morna ao público, e não se tinha muita expectativa na época pois ele vinha com um Multiplayer Beta de Halo 3, então muitos acharam que a Microsoft só criou ali para vender a Beta de Halo.

No final, o jogo foi recebido de forma muito boa, conquistando a crítica com uma média de 85+, e do público, com suas vendas atingindo mais de 3 Milhões, o que garantiu a Crackdown a receber duas sequências após esta.

Em Crackdown 3, o mais recente lançamento, os problemas começaram quando o jogo foi anunciado muito mais cedo do que o previsto, algo que a Microsoft confessa que foi crítico demais ao jogo. Outro fator foi a leva de estúdios, onde 4 produziram a franquia, sendo eles a Sumo Digital, Cloudgine, ReAgent Games e a própria Microsoft.

O resultado de um jogo que tinha a ambição de ser totalmente destrutível e com a presença do famoso ator Terry Crews acabou sendo um fracasso, com um jogo recheado de problemas técnicos e de direção artística, o que nos faz pensar que talvez não vamos ter um Crackdown 4 tão cedo.

Crimson Skies

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubW9ieWdhbWVzLmNvbS9pbWFnZXMvcHJvbW8vb3JpZ2luYWwvMTU4MDczNzcyOC0zODI5MDUwNDMuanBn

  1. Último Lançamento: Crimson Skies: High Road to Revenge (2003)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Zipper Interactive, FASA Studio

Voraz e Veloz, a franquia Crimson Skies pode ter tido apenas dois jogos, mas é lembrada e adorada até hoje por muitos fãs da marca Xbox.

A franquia foi criada pela finada Zipper Interactive, que depois foi adquirida pela Sony e fechada em 2012, e em sua sequência foi desenvolvida pela FASA Studio, os mesmos de BattleTech, MechAssault e MechWarrior, e também sob a direção de Jordan Weisman.

Muitos consideram ela até como melhor do que Halo: Combat Evolved e Project Gotham Racing 2 no Xbox Original, e muito se deve sua ampla jogabilidade sand-box, músicas populares da época, e seus gráficos de ponta para o ano em que foi lançado.

Em 2017, com um anúncio muito amistoso por Phil Spencer na E3, ambos os jogos de Crimson Skies chegaram a retrocompatibilidade do Xbox One, com direito a Enhancments, como 4K, HDR, e 60 FPS.

O mesmo Phil Spencer falou que ainda tem muito interesse de reviver Crimson Skies na geração do Xbox Series X, mas diz que a Microsoft ainda está a procura de um estúdio ideal para realizar tal fato.

Dance Central

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9uT040U3F5LXJ5TS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

  1. Último Lançamento: Dance Central Spotlight (2014)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Harmonix

Criada para exclusivamente para o Kinect, Dance Central é a 3° franquia Bilionária da Microsoft, responsável pelo grande sucesso do dispositivo do Xbox, junto também de outro sucesso, o Kinect Sports.

Não era de se estranhar que a franquia atingisse Bilhões de Lucros após seus sucessos, visto que a Harmonix já havia criado outras duas franquias Bilionárias antes desta, o Guitar Hero e Rock Band.

O seu sucesso foi encarado por muitos como o resultado de uma excelente implementação do Kinect com os sensores de voz e som, que conseguiam trabalhar fielmente, e ser o grande rival da época com os Just Dance, da Ubisoft.

Seu último lançamento foi o Dance Central Spotlight, anunciado e lançado em 2014 para o Xbox One e seu Kinect, junto do DLC Disney Music Fantasia, também exclusivo de Xbox One com Kinect.

Por conta dos problemas com o lançamento do novo console da Microsoft em 2013, o Xbox One, e para focar mais em jogos para o console do que em seu sensor, a franquia foi colocada em hiato, e até hoje segue sem uma sequência.

Fable

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMS53cC5jb20vd3d3LmdhbWVodWIucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDcvWGJveC1kaXotcXVlLUZhYmxlLXByZWNpc2EtZGUtZXF1aWxpYnJhci1pZGVpYXMtYW50aWdhcy1lLW5vdmFzLmpwZz9maXQ9MTkyMCUyQzEwODAmc3NsPTE=

  1. Último Lançamento: Fable Fortune (2017)
  2. Próximo Lançamento: Fable Reboot (TBA)
  3. Desenvolvedora(s): Lionhead Studios, Playground Games

"Let me tell you a History about the Hero... or, about the Villain?" Com seu humor muito Britânico e características cartunescas e fantasiosas, Fable é uma das jóias da coroa da Microsoft, que foi renascida, agora pela Playground Games.

A franquia deu seu início no Xbox Original, com Fable, e Fable: The Lost Chapters, ambos criações da hoje finada Lionhead Studios. Sendo um RPG, o jogo te permite uma grandiosa variedade de formas de jogar e explorar, com mecânicas na época peculiares, como ser Bonzinho, ou um Vilão.

Também caracterizada por muitas mentiras de seu criador, Peter Molyneux, Fable ganhou 3 sequências no Xbox 360, com Fable II, Fable III, e Fable: The Journey.

Com Fable II, tudo do jogo original foi elevado à larga escalas, e dado melhorias gráficas e de gameplay no geral para uma experiência mais robusta. No entanto, com Fable III, o time da Lionhead disse que queria abandonar os RPG's, e fez do jogo um game de Ação e Aventura de formato linear e cinematográfico, como um Uncharted, porém de Fantasia.

O resultado não foi muito positivo pelo público, que não gostou das limitações e falta de muito recursos para moldar sua própria história, chamando o jogo de Fácil, Scriptado, e até de "Filme Jogável". Essas reações negativas levaram a franquia a sofrer enormes mudanças e hiatos.

O primeiro foi em 2012, onde Peter Molyneux deixa a Lionhead junto de 30% do estúdio para fundar a 22cans, e com isso a empresa cria Fable: The Journey, uma aventura single-player da franquia, apenas para o Kinect.

Depois, Fable Anniversary é lançado em 2014, um Remake do primeiro jogo, vindo diretamente para o Xbox One e Xbox 360. E por fim, a tentativa de transformar a franquia em um MOBA Third-Person com elementos Narrativos com o cancelado Fable Legends, que parecia muito promissor.

Estes fracassos seguidos levaram ao fechamento da Lionhead Studios em maio de 2016, quando a Microsoft Studios estava cortando custos de partes da empresa que não davam lucros. Desde então, nada se soube de Fable outra vez.

A franquia ganhou um Spin-Off de Card Game em 2017 entitulado de Fable Fortune, de formato Free-to-Play, mas que não caiu no gosto do público, e teve seus servidores fechados 3 anos após o lançamento.

Mas felizmente, agora em 2020, foi anunciado um Reboot completo da franquia, de volta ao seu formato original como Single-Player, entitulado apenas de Fable, e vem sendo produzido pela Playground Games.

Forza Horizon

IMAGEaHR0cHM6Ly94Ym94c3F1YWQuZnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDcvRm9yemEtSG9yaXpvbi00LUF1dG9tbmUtMi5qcGc=

  1. Último Lançamento: Forza Horizon 4 (2018)
  2. Próximo Lançamento: Forza Horizon 4 - Complete Edition (2020)
  3. Desenvolvedora(s): Playground Games

Os mesmos Britânicos que darão vida ao retorno de Fable também são produtores da atual maior franquia de corrida da Geração e da Década.

Criada em 2012 para ser um Spin-Off Arcade dos Forza Motorsport, os Horizon são jogos de corrida em mundo-aberto onde cada um se passa em países diferentes.

Seus atrativos são de ser uma franquia de Fácil Acessibilidade e serem muito divertidos, porém não chegam a ser como um Need for Speed ou Midnight Club, onde são franquias mais fictícias, com os jogos da série mantendo seu pézinho no realismo.

A série já se passou em diversos países como França, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido, e contém muitas Expansões e DLC's extras de formatos um tanto engraçados, e até Cross-Overs.

Por exemplo, em Forza Horizon 2 tivemos o Cross-Over com Velozes e Furiosos, em Forza Horizon 3 tivemos com Hot Wheels e Final Fantasy XV, e em Forza Horizon 4 com os LEGO e James Bond 007.

A empresa já disse estar desenvolvendo o futuro Forza Horizon 5 neste exato momento em que escrevo este artigo, porém o jogo só deverá ser lançado após o novo capítulo da série Forza Motorsport, anunciado em 2020 para o Xbox Series X.

Forza Motorsport

IMAGEaHR0cHM6Ly94Ym94LXN0b3JlLWNoZWNrZXIuY29tL2Fzc2V0cy91cGxvYWQvZ2FtZS8yMDE5LzA1L29wdGltaXplL2MwY3MzZ245enE1ay1iYWNrZ3JvdW5kLmpwZw==

  1. Último Lançamento: Forza Motorsport 7 (2017)
  2. Próximo Lançamento: Forza Motorsport (TBA)
  3. Desenvolvedora(s): Turn 10 Studios

Atualmente uma das, se não a maior franquia de simuladores de corrida, a saga Forza Motorsport se deu início em 2005, sendo criada pela Turn 10 Studios para o Xbox Original.

Seu destaque fica por conta dos Drivartars, onde a IA do jogo é construída com base na forma que você joga, e não de algo propriamente já criado, algo só possível graças ao Poder da Nuvem com o Azure, e pela sua fidelidade Gráfica e Jogabilidade em Simulação.

Seu último lançamento foi Forza Motorsport 7, o jogo capa e de lançamento do Xbox One X, na época o console mais poderoso do mundo, na qual conseguiu rodar Forza 7 em incríveis 4K e 60 FPS.

No 6° capítulo da franquia, em Forza Motorsport 6, o lugar capa e central do jogo foi o Rio de Janeiro, no Brasil, onde ganhou destaque com a música Revolution, de Elias Jordan.

Sua sequência foi anunciada em 2020, entitulada apenas de Forza Motorsport, e se trata de um Reboot Espiritual à franquia, agora provinda da mais nova FTech Engine X, criada especificamente para o Xbox Series X, com recursos únicos de Ray-Tracing, VRS, HDR, e de elementos Cinematográficos em Tempo Real.

Gears of War

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMyLmFscGhhY29kZXJzLmNvbS80NDEvdGh1bWItMTkyMC00NDE3Mi5qcGc=

  1. Último Lançamento: Gears Tactics (2020)
  2. Próximo Lançamento: Gears 5 - Xbox Series X Edition (2020)
  3. Desenvolvedora(s): Epic Games, The Coalition
  4. Desenvolvedora(s) Secundárias: People Can Fly, Splash Damage

A grande franquia que popularizou o Gênero TPS com Cover, Gears of War é um dos carro-chefe da Microsoft e do Xbox como um todo, e o primeiro jogo da franquia em sua época foi um baque de choque gráfico de altíssima qualidade, aliados a uma forte narrativa e a uma jogabilidade excelente.

Após seu sucesso em 2006, a franquia criada por Cliff Bleszinski ganhou duas sequências sob as mãos da Epic Games, que foram os Gears of War 2 e 3, fechando o arco de Locusts e da trilogia com Marcus Fenix.

Ganhou dois Prequels posteriormente, sendo eles Gears of War: Judgment, produzido pela People Can Fly, e o Gears Tactics, produzido pela Splash Damage, e colocando a franquia no modo de Estratégia por Turnos.

Sob as mãos da The Coalition, saíram os Gears of War 4 e Gears 5, dois jogos que são parte da nova trilogia, com os protagonistas JD Fenix, Kait Diaz e Del.

Atualmente, o time da The Coalition está criando uma versão única e exclusiva para o Xbox Series X, que trará 4K, 120 FPS, Ray-Tracing e elementos de VRS, todos com as Texturas do jogo no modo Ultra, e com melhorias significativas do Unreal Engine 4. Esta versão chegará no Final de 2020.

Halo

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG5iLmFydHN0YXRpb24uY29tL3AvYXNzZXRzL2ltYWdlcy9pbWFnZXMvMDIyLzk4Ni80MDMvbGFyZ2UvZGFuLXRldHJlYXVsdC1oYWxvZ28tY2xhc3NpYy5qcGc/MTU3NzYwMzEyMA==

  1. Último Lançamento: Halo 5: Guardians
  2. Próximo Lançamento: Halo Infinite
  3. Desenvolvedora(s): Bungie, 343 Industries
  4. Desenvolvedora(s) Secundárias: SkyBox Labs, Gearbox Software, Certain Affinity, SperaSoft

O grande mascote da marca Xbox, Halo, protagonizado por Master Chief, é a maior franquia de Ficção-Científica no mundo dos jogos, e responsável por fazer os Jogos de FPS nos Consoles serem populares.

Vivendo seus altos e baixos desde a saída da Bungie em 2010, a Saga foi agraciada pelo belo e emocional Halo 4 em 2012, e pelo frenético e colorido Halo 5: Guardians em 2015, o que fez o time da 343 Industries a voltar um pouco para trás.

Com o novo lançamento a vista da franquia, Halo Infinite, o estúdio criou um novo motor gráfico do 0, a SlipSpace Engine, e está moldando a saga para receber elementos de RPG, Mundo-Aberto, e com aspectos mais Sandbox, tal como a Bungie fazia no passado.

Outro de seus pontos é que o multijogador será gratuito, sem a necessidade de você pagar para jogá-lo. Devido a recepção mista para negativa da Demo de Halo Infinite no Xbox Games Showcase de 2020, o jogo foi adiado para 2021.

Halo Wars

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9TSUtxSld4N0dZOC9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

  1. Último Lançamento: Halo Wars 2 (2017)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Ensemble Studios, Creative Assembly
  4. Desenvolvedora(s) Secundárias: Bungie, 343 Industries

Originalmente, a franquia Halo era para ser um RTS, mas devido a aquisição da Bungie pela Microsoft em 2000, o jogo se transformou em um FPS, e foi o lançamento do Xbox Original na época.

Apesar disto, nada foi impedido de um Halo RTS ser criado como um Spin-Off, e para isso, a Ensemble Studios fez o papel de criar os Halo Wars. Se passando em eventos que ocorrem antes de Halo: Combat Evolved, aqui, você contra os Marines e Spartans de outras classes.

A franquia foi projetada para ser uma Trilogia, mas desde o fechamento da Ensemble Studios em 2009, não recebia uma sequência. Sequência está que veio muitos anos depois, em 2017, pelas mãos da Creative Assembly, sendo ele, o Halo Wars 2.

Os jogos são projetados unicamente para uma jogabilidade de RTS em Controles, por isso tudo é simplificado e mais fácil de jogar, mas a sua qualidade é inegável, com Cinemáticas e História de altíssimo nível, Personagens marcantes, e uma ótima trilha sonora.

Resta torcer para a Microsoft investir futuramente no último capítulo restante da trilogia Halo Wars, e poder descobrir para onde está indo o paradeiro de nossos heróis da Space-Opera.

Hellblade

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS8wQkxjdWp6TlNxby9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

  1. Último Lançamento: Hellblade: Senua's Sacrifice (2017)
  2. Próximo Lançamento: Senua's Saga: Hellblade II (TBA)
  3. Desenvolvedora(s): Ninja Theory

Um dos jogos mais surpreendetes desta geração foi sem dúvidas Hellblade: Senua's Sacrifice, desenvolvido por apenas 20 pessoas na Ninja Theory, e com pouquíssimo orçamento.

Seu sucesso fez com que a empresa fosse adquirida pela Microsoft Studios em 2018, se tornando subsidiária integral do Xbox. Graças a isso, a empresa pôde colocar Hellblade no Xbox Game Pass, e levar seu trabalho também ao Nintendo Switch.

Durante o The Game Awards 2019, junto do anúncio do novo Xbox Series X, foi revelado o segundo capítulo da história de Senua, que é o Senua's Saga: Hellblade II, que agora irá se passar na Islândia.

James Bond 007

IMAGEaHR0cHM6Ly9sb2ZyZXYubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvcGhvdG9zLzIwMTYvMDYvamFtZXMtYm9uZC0wMDctbG9nby5qcGc=

  1. Último Lançamento: 007 Legends (2012)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rare, Visceral Games, Bizarre Creations, Playground Games

Uma das franquias de maior sucesso na época do Nintendo 64 também é da Microsoft, sim, estamos falando da franquia de jogos James Bond 007, na qual o Xbox possuí a licença de desenvolvimento de jogos e distribuição, em um contrato permanente com a Danjaq e MGM.

O jogo de maior sucesso da IP é sem dúvidas o GoldenEye 007 lançado para o N64, mas também recebeu bons jogos após este, como o From Russia with Love, e o 007: Blood Stone em 2010.

Devido a cultura de ganhos e lucros da IP ser divido entre duas empresas (Danjaq e Microsoft), sempre foi muito difícil encontrar empresas interessadas em desenvolver jogos da franquia, que após alguns anos com a Electronic Arts e Activision, preferiram por desistir.

A Microsoft já se mostrou interessada em voltar com a franquia na época do Xbox 360, onde até produziu por 2 anos o GoldenEye 007 Remake que estava sendo feito pela Rare, mas acabaram desistindo devido ao estúdio preferir por focar em Viva Piñata e jogos de Kinect.

Nesta atual geração, a Microsoft utilizou a sua IP de James Bond para casos muito específicos, como para promover os novos filmes e lança-los exclusivamente na Xbox Live, e para trazer todos os veículos utilizados pelo Agente em um pacote de DLC no Forza Horizon 4, em 2018.

Esperamos que agora com o Xbox Series X, a Microsoft se mostre mais interessada em reviver os jogos de James Bond, e quem sabe um dia nos possamos vê-lo novamente na tela dos consoles.

Killer Instinct

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcud2FsbHBhcGVyc2FmYXJpLmNvbS9kZXNrdG9wLzE5MjAvMTA4MC82Ny83NC9xVG5sVlIuanBn

  1. Último Lançamento: Killer Instinct (2013)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rare, Double Helix

Por anos ficou apenas como uma lenda de ser uma das melhores franquias da Rare, em 2013, o estúdio e a Double Helix lançaram para o mundo o Reboot de sua série Killer Instinct, agora em formato mais realista.

Ainda mantendo suas características de ser um jogo de luta tático e focado em combos e na maneira que você performa na batalha, Killer Instinct tem até hoje uma das melhores Trilha Sonoras já feitas em jogos Rare, e em seu reboot foi composta por ninguém menos do que Mick Gordon.

Também vale o destaque o jogo é até hoje o jogo de luta mais vendido e mais jogado do Xbox One, com mais de 11 milhões de Jogadores, e 8 milhões de cópias vendidas, superando os números de Tekken 7 e Mortal Kombat X e 11 no Xbox.

Muitos esperam que a Microsoft e a Rare tragam uma nova entrada da franquia no Xbox Series X, o problema que fica é encontrar um estúdio dedicado a jogos de luta no momento da indústria atual de jogos, uma vez que a produtora do Reboot, a Double Helix, foi adquirida pela Amazon Games em 2014.

Kinect Sports

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMuZXZlcnlleWUuaXQvaW1nLW5vdGl6aWUva2luZWN0LXNwb3J0cy1kaXNwb25pYmlsZS1ncmF0dWl0YW1lbnRlLXBhY2NoZXR0by1zcXVhZHJlLW1hcmtldHBsYWNlLTg3ODg1LTEyODB4NzIwLmpwZw==

  1. Último Lançamento: Kinect Sports Rivals (2014)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rare

A franquia mais vendida do Dispositivo Kinect para o Xbox 360 não podia ter sido outra se não o Kinect Sports, com suas 25 milhões de cópias. Produzidos pela Rare, a franquia Kinect Sports em lucro total só perdeu para os Dance Central, da Harmonix.

Os jogos focam em ter uma série de esports que você utiliza os sensores de movimento e corpo para se mover e exceutar as ações, que foram um dos maiores chamarizes em eventos como E3 e Gamescom na qual a Microsoft utilizou para demonstrar o Kinect.

Apesar de muitos terem ido a contra gosto da Rare ter se focado nessa franquia ao invés dos jogos tradicionais para Consoles, é inegável o seu sucesso e fama, por ser um dos poucos jogos de Kinect que continha uma altíssima qualidade.

O último jogo da franquia foi Kinect Sports Rivals, lançado em 2014 para o Kinect de Xbox One, que foi recebido de forma mais mista que os jogos anteriores, muito porque estava com falhas e bugs de performance na qual prejudicavam a jogabilidade em alguns esportes como o Vôlei e Basquete.

Devido ao abandono do Kinect em 2017 pela Microsoft, e pela falta de apelo de vendas do dispositivo na nova geração, a franquia, assim como o Dance Central, foi colocado em hiato, e não há prazo atual de caso ela possa voltar.

MechAssault

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9Rdk1kdWFuNk0way9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

  1. Último Lançamento: MechAssault 2: Lone Wolf (2004)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): FASA Studio, Day-1 Studios

MechAssault é uma série de jogos de FPS/TPS com Mechas de formsto semi-realista, parte do Universo BattleTech, na qual te mostrei no início do artigo, criada e desenvolvida pelos FASA Studio e Day-1 Studios.

Diferente de MechWarrior, que foca no total realismo e é uma franquia de PC, os MechAssault chegaram apenas ao Xbox, e foi uma das franquias de grande inspiração para jogos como Titanfall, de 2014, por exemplo.

O seu enredo sempre foi algo um poico confuso de enteder caso você jogue apenas os MechAssault sem ter experiência com todo o Universo BattleTech, mas algo sempre prestigiado da franquia era sua jogabilidade prática, divertida, porém realista de certo modo, trazendo imersão, mas não te obrigando a ser um Expert.

A franquia ficou em hiato após o lançamento de MechAssault 2, que apesar de muitíssimo elogiado pela crítica, com seu 86+, vendeu menos de 1.1 milhões de unidades, muito porque a Microsoft tomou a decisão de lançar o jogo poucas semanas após o lançamento de Halo 2, e numa das piores datas de lançamento para jogos, no Natal.

Esperamos que um dia a empresa retorne com essa icônica franquia e todo o seu universo BattleTech, uma vez que o próprio Phil Spencer, da Microsoft, já disse querer retrazer todas franquias que foram obra de Jordan Weisman no Xbox/Microsoft.

MechCommander

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby93em13N1lDL3otUXUtVmgtSjRyemItQnotSTctSDItTWQtWUp3LVEtMS5qcGc=

  1. Último Lançamento: MechCommander 2 (2001)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): FASA Studio

MechCommander é outra das séries de jogos do universo BattleTech, produzida pela finada FASA Studio. Esta era focada numa experiência tática da franquia, em formato de Real-Time Strategy (RTS).

A franquia ficou menos conhecida do que seus outros jogos como MechAssault e MechWarrior devido aos sua curva de dificuldade e aprendizado serem longas e difíceis de aprender, muito porque a série tentava trabalhar ser o máximo possível de nível Hardcore.

Para Jordan Weisman e sua equipe no extinto FASA Studio, os jogos MechCommander eram seus favoritos, por conseguir captar o máximo de essência da franquia BattleTech de maneira mais orgânica.

MechWarrior

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L1VMQ29oaHZaanZFZGt5VXZVWXVHYy5wbmc=

  1. Último Lançamento: MechWarrior 5: Mercenaries (2019)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): FASA Studio, Zipper Interactive, Piranha Games

A franquia principal do univerdo BattleTech que teve mais sucesso é sem sombra de dúvida os MechWarrior, que tiveram sua aparição nos primeiros PC's de 91, além de alguns lançamentos no Xbox.

Os jogos focam em ser grandes simuladores de Mecha em terceira pessoa, de estrutura Single-Player e Multi-Player, com narrativas fortes e cheias de abordagens políticas e socio-econômicas, abordando sobre o futuro de guerra contra as máquinas.

Seu último lançamento foi MechWarrior 5, desenvolvido pela Piranha Games, sob licença e restrição da Microsoft, que permitiu o estúdio a usar a IP de MechWarrior para produzir um jogo da franquia.

No geral, o jogo foi bem recebido, apesar de seus problemas básicos pelo orçamento limitado, o jogo capta a essência dos MechWarrior originais, e trás gráficos de ponta movidos à Unreal Engine 4.

Microsoft Combat Flight Simulator

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9KQ0tuVDVOL01pY3Jvc29mdC1Db21iYXQtRmxpZ2h0LVNpbXVsYXRvcjMtQmF0dGxlLUZvci1FdXJvcGUuanBn

  1. Último Lançamento: Microsoft Combat Flight Simulator 3: Battle for Europe (2003)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Aces Game Studio

Spin-Off da saga principal, Microsoft Flight Simulator, os Combat Flight Simulator simulam batalhas de aviões realistas, com aviões armados e muito potentes para o combate.

Muito de seus canhões, armas, localizações e modelos de aeronaves são baseados na época das Guerra Mundiais e Modernas, tentando atrair também um gosto histórico, mas mantendo a fidelidade de realismo que franquia Flight Simulator sempre teve.

O estúdio que produzia seus jogos era a Aces Game Studio, que também produziam os jogos Microsoft Flight Simulator, Microsoft Space Simulator e Microsoft Train Simulator, todos parte do Windows Game Group, que agora é do Xbox Game Studios.

O último título da franquia até o momento é Combat Flight Simulator 3: Battle for Europe, recebido de forma mista por ter sido um pouco mais Arcade do que o normal, e pela falta de ferramentas e conteúdos, algo que foi aumentando com o decorrer de atualizações e melhorias no jogo.

Microsoft Flight Simulator

IMAGEaHR0cHM6Ly9jb21wYXNzLXNzbC54Ym94LmNvbS9hc3NldHMvZjMvMjIvZjMyMjcwMDEtZTY4YS00MGE1LWI2MjYtMWY3ZTE4MGVjOGRiLmpwZz9uPU1TLUZsaWdodC1TaW11bGF0b3JfUG9zdGVyLUltYWdlXzE5MjB4MTA4MF8wMy5qcGc=

  1. Último Lançamento: Microsoft Flight (2012)
  2. Próximo Lançamento: Microsoft Flight Simulator (2020)
  3. Desenvolvedora(s): Aces Game Studio, Asobo Studio

A franquia mais antiga de jogos da Microsoft, do estúdio mais antigo da empresa, a Aces Game Studio (até ser fechado em 2009), os Microsoft Flight Simulator foram, e ainda são referências em seu segmento.

Com jogos sempre realistas, repleto de funções, manuais, acessebilidade e modelos de aeronaves em muitos tipos, a franquia se deu início em 1982, e desde então sempre vem conquistando os fãs ávidos e até novos jogadores.

A franquia havia ficado em uma longa pausa após a Microsoft ter fechado o Aces Game Studio em 2009, que na época estava desenvolvendo o Train Simulator 3 e Flight Simulator XI, mas a série viu seu respiro voltar com o Microsoft Flight de 2012.

Apesar de não ser mais considerado canônico, o Microsoft Flight foi lançado, e poucos meses depois foi desligado. Sua proposta era ser um jogo Free-to-Play da franquia Microsoft Flight Simulator, que evoluia gradualmente com DLC's, Expansões, e etc.

A ideia não caiu no gosto dos jogadores, e poucas semanas após seu lançamento o Microsoft Flight não havia mais de 30.000 jogadores registrados, o que levou a sua morte prematura.

Durante a E3 2019 da Microsoft, foi anunciado um Reboot de Flight Simulator, agora desenvolvido pela Asobo Studio, na França, que recebeu o apoio da Turn 10 Studios, de Forza, que lhes cedeu o motor gráfico FTech Engine X para produzir o jogo.

Com 2 PB de Tamanho, Foto-Realismo Completo, 3.000 Postos, 36.000 Cidades, e 12.000 Pontos Turísticos, o novo Microsoft Flight Simulator vem para disputar o trono de ser um dos maiores e melhores jogos de simulação já feitos, e falta pouco até seu lançamento, em 18 de Agosto de 2020 (no momento em que escrevo este Artigo).

Midtown Madness

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnJlZGQuaXQvdWpnOXJpaHloNmMyMS5wbmc=

  1. Último Lançamento: Midtown Madness 3 (2003)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rockstar San Diego, DICE

Midtown Madness é uma franquia de jogos de corrida em formato Mundo-Aberto de aspecto um tanto cômico pelo seu visual e proposta. É um rival da franquia Crazy Taxi da Sega, e ganhou destaque entre os jogadores de Xbox e PC.

Seus primeiros dois jogos foram desenvolvidos pela Rockstar San Diego, e todos foram publicados pela Microsoft, e um dos seus melhores aspectos e que sempre recebia bastante elogios era de seus gráficos muito bonitos para sua época, da sua jogabilidade muito bem construída, e da sua trilha sonora.

Devido a Take-Two ter forçado a Rockstar San Diego a parar de criar jogos com empresas terceiras com exclusividade, eles foram obrigados a se distanciar da Microsoft, e para produzir o Midtown Madness foi colocado a DICE, sim, a empresa de Battlefield e Mirror's Edge.

Com o Midtown Madness 3, o jogo não viu seu lançamento chegar nunca ao PC, sendo um exclusivo definitivo do Xbox Original, e recebido de forma amistosa pelos críticos e jogadores por ter sido projetado unicamente para Controles.

Devido a Microsoft estar mais atenta às suas outras franquias de corrida como Motocross Madness e Monster Truck Madness, a saga Midtown Madness ficou e está parada a mais de 15 anos, e não se sabe se algum dia ela irá voltar a dar o ar das graças.

Minecraft

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vb3JpZ2luYWxzL2E2LzA4L2VlL2E2MDhlZTA1NGMxZjFmNGY1MjU4MjgwNTE4NDU3N2M1LmpwZw==

  1. Último Lançamento: Minecraft Dungeons (2020)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Mojang Studios

Minecraft é uma franquia de jogos desenvolvidos pela Mojang Studios e suas filiais, as Mojang London, Mojang Redmond, Mojang Shanghai, Mojang Stockholm e Mojang Tokyo.

Foi criado quando a empresa ainda era Independente, em 2009, e após seu monstruoso sucesso em todas as plataformas na qual foi lançado, a Microsoft adquiriu tanto a Mojang Studios quanto o Minecraft, em Setembro de 2014, pelo valor de US $ 2.5 Bilhões.

O jogo já recebeu diversas versões, desde propriamente para Colégios, Assuntos Corporativos ou Inteligência Artificial, e a Microsoft sempre garantiu que todos os seus jogos fossem sempre lançados em Múltiplas Plataformas, independentemente de ser parte do Xbox e Xbox Game Studios.

O último e mais recente lançamento da franquia foi o Minecraft Dungeons, em 2020, um RPG Dungeon-Crawler, recebido de forma muito positiva no geral, e que fez um valente sucesso com mais de 7 milhões de jogadores no Xbox One.

Monster Truck Madness

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZi5nZWVrZG8taW1hZ2VzLmNvbS9vcmlnaW5hbC9pbWcvMTBvQlRXZVNYanZScm5WSGdXbzk4YlFPNnJVPS8weDAvcGljNDU2MTQzMC5wbmc=

  1. Último Lançamento: Monster Truck Madness 2 (1998)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Terminal Reality

Monster Truck Madness é uma das três franquias "Madness" que englobam Midtown, Motocross e Monster Truck, desenvolvidas por estúdios terceiros, todos sob propriedade da Microsoft.

Como o nome do jogo já diz, em Monster Truck Madness você joga com Carros-Monstro, e apesar desse fator, o jogo tem foco absoluto no Realismo e em Pistas Reais.

O jogo é um dos primeiros a usar o Microsoft Force Feedback, e contém suporte a uma ampla galeria de Volantes para PC, configurando a Microsoft como uma das maiores desenvolvedoras de jogos de simulação nos Anos 90.

Ambos os títulos da franquia foram desenvolvidos pela Terminal Reality, um estúdio fundado por ex-desenvolvedores da Microsoft, e que trabalhou de perto com a empresa para desenvolver esta franquia, mas também outros 5 jogos de IP's da Microsoft, além de ter criado motores gráficos e várias modificações deles para o PC e Xbox, como as da id Tech, e sua própria, a Infernal Engine.

Assim como as outras sub-séries Madness, não se sabe se a Microsoft ainda voltará a desenvolver jogos da franquia, principalmente por ela ter deslocado muito de seus funcionários Americanos com especialidade em Simulação para os estúdios Turn 10 e Aces Studio entre os anos de 99 a 2000, para focar nas franquias Forza e Flight Simulator.

Motocross Madness

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudGVhbXZ2di5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDYvbW90b2Nyb3NzX21hZG5lc3NfbG9nby5qcGc=

  1. Último Lançamento: Motocross Madness 3 (2013)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rainbow Studios, Bongfish

Motocross Madness é a terceira sub-série das franquias Madness que foram publicadas pela Microsoft. Esta, teve seus primeiros três jogos produzidos pela Rainbow Studios, os mesmos de MX vs. ATV e seus Spin-Offs.

Os jogos, apesar de serem Motocross, também mantém seu foco no Realismo, com uma ampla variedade de veículos, pistas, suporte á acessórios, e outras variantes.

Em 2013, a franquia retornou, agora ao Xbox 360, sendo produzido o Motocross Madness 3, pela Bigfish, e lançado via download na Xbox Live Arcade.

Apesar de tudo, os jogos da franquia Motocross Madness nunca fizeram um estandarte comercial em vendas, apesar de sempre ser recebido com grandes elogios pela crítica em seu jogo original e nas duas sequências.

Ori

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1laGFsbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDMvb3JpLWFuZC10aGUtd2lsbC1vZi10aGUtd2lzcHMuanBn

  1. Último Lançamento: Ori and the Will of the Wisps
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Moon Studios

Ori é uma franquia de jogos de Metroidvania 2.5D e 3D com elementos de Plataforma e Puzzle produzidos pela empresa austríaca Moon Studios, atuando como First-Party Microsoft Developer.

No jogo, você segue a história do personagem Ori, em busca de respostas sobre o que o fez parar naquele mundo, quem ele, e porque existem tantas criaturas ameaçadoras ao redor.

Ambos os jogos são considerados Aclamações Universais, tanto em crítica quanto pelos jogadores, que elogiam muito sua Direção de Arte, História, Personagens, Trilha Sonora e Jogabilidade.

O primeiro de seus jogos, Ori and the Blind Forest, após 4 anos sendo um jogo exclusivo do Xbox, chegou ao Nintendo Switch, algo pelo qual a Moon Studios, produtores do jogo, pediram bastante para a Microsoft liberar, pois queriam saber como seria a recepção do público da Nintendo com a franquia.

Sua sequência, Ori and the Will of the Wisps, fecha todo o arco da história, com uma conclusão pra lá de emocional e bem escrita, o que ganhou enormes elogios das pessoas universalmente.

Atualmente, a Moon Studios vem trabalhando numa versão especial de Ori and the Will of the Wisps, que chegará apenas ao Xbox Series X, e trará suporte ao Ray-Tracing e 120 FPS.

Perfect Dark

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9zZnV1dnhSX2VNay9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

  1. Último Lançamento: Perfect Dark Zero (2005)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rare

Também chamado de sucessor espiritual de GoldenEye 007, a franquia Perfect Dark é uma das maiores no segmento de FPS, e assim como GoldenEye, definiu a Rare como o centro de empresas nesta perspectiva.

No jogo, você contra a famosa Joanna Dark, em missões de jogo em um formato Semi-Furtivo e mais Coreografado, dando um aspecto mais investigativo e futurista a trama e ambientação do jogo.

A franquia recebeu uma sequência durante o lançamento do Xbox 360, entitulado de Perfect Dark Zero, o jogo é um Prequel, se passando antes dos eventos do jogo original, e trás vários elementos de um jogo que saiu no ano anterior para o Xbox, o Halo 2.

Esse fator acabou não agradando o público, que considerou o jogo um "Halo Genérico", mesmo com sua média crítica de 81+. Desde então não há sinais de vida com a franquia Perfect Dark, mas ao longo de 2018 em diante existem grandes boatos que a Microsoft irá trazer a franquia de volta a vida de alguma forma.

Project Gotham Racing

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZXJtaW5hbGRlaW5mb3JtYWNhby5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDkvMDAtcGdyLTQuanBn

  1. Último Lançamento: Project Gotham Racing 4 (2007)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Bizarre Creations

A segunda maior franquia criada no Xbox Original, perdendo apenas para Halo, e sendo a favorita de Bill Gates, os jogos de Project Gotham Racing caracterizaram muito bem o significado de Arcade-Racing Games de forma em que é possível dirigir Carros e Motos.

A franquia foi a segunda da Microsoft a atingir o Metascore de 90+, com seus jogos atingindo 91+ e 93+, além de ter sido também a segunda franquia da Microsoft a vender 10 milhões de cópia da maneira mais rápida já feita.

Ela deu as caras no Xbox 360 com os PGR 3 e PGR 4, provando que souberam melhorar continuamente os seus gráficos, jogabilidade e motor gráfico, trazendo jogos sempre divertidos e muito acima da média.

Por ventura de uma briga entre a Bizarre Creations, produtores da franquia, com a Microsoft, pois a Bizarre se sentia com ciúmes pela Microsoft dar mais visibilidade a Forza que veio anos depois de Project Gotham Racing do que a sua franquia, a empresa decidiu abandonar os seus laços com a mesma, se vendendo para a Activision em 2008.

Desde então não temos mais nenhuma notícia se Project Gotham Racing 5 será produzido um dia ou não, mas Phil Spencer iterou em 2013 que a criação de Forza Horizon foi justamente para tapar o buraco no coração dos fãs de PGR, uma vez que a Microsoft nunca conseguiu encontrar outra empresa para assumir o legado da grande franquia de corridas do Xbox.

Rise of Nations

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cud2FsbHBhcGVyZmxhcmUuY29tL3N0YXRpYy80NDQvNDE0LzM5Ni9yaXNlLW9mLW5hdGlvbnMtdGhyb25lcy1hbmQtcGF0cmlvdHMtcmlzZS1vZi1uYXRpb25zLXN0cmF0ZWd5LWdhbWUtYmlnLWh1Z2UtZ2FtZXMtd2FsbHBhcGVyLmpwZw==

  1. Último Lançamento: Rise of Nations: Rise of Legends (2006)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Big Huge Games

Criada para ser a futura sucessora franquia de Age of Empires, os jogos de Rise of Nations foram lançados apenas no PC, e também são do gênero Real-Time Strategy (RTS).

Os jogos se resumiram a três produções e duas expansões, e seu destaque em comparação a Age of Empires, era de quê o foco do jogo era muito mais na Defesa e na Criação de Obstáculos do que no Ataque Tático como em AoE.

Por conta da Big Huge ter voltado seu foco em criar o jogo Kings of Amalur: Reckoning, e de terem falido após o fracasso dele, apesar de sua qualidade unânime, a Microsoft deixou a série até hoje em um hiato completo, sem termos sinais de talvez um dia voltarmos a ver Rise of Nations no mercado outra vez.

State of Decay

IMAGEaHR0cHM6Ly9yZXZpZXd6ZWlyby5maWxlcy53b3JkcHJlc3MuY29tLzIwMTMvMTAvc3RhdGUtZGVjYXktZG93bmxvYWQtZnJlZS1wYzEucG5n

  1. Último Lançamento: State of Decay 2 (2018)
  2. Próximo Lançamento: State of Decay 3 (TBA)
  3. Desenvolvedora(s): Undead Labs

Verdadeiros simuladores de Sobrevivência a Zumbis, os jogos da franquia State of Decay sempre foram caracterizados por terem grandes ambições e objetivos, mas sempre com falhas devido a falta de orçamento.

Os estúdios da Undead Labs, agora parte do Xbox Game Studios, tem o desejo de criar uma ficção definitiva com a franquia em seu próximo capítulo, State of Decay 3, anunciado em Julho de 2020 para o Xbox Series X, e prometem finalmente concretizar sua ambição.

Os jogos tem uma gama de recursos, equipamentos, inimigos de vários tipos, dentre várias outras notáveis estruturas, e foca principalmente em ter uma pergunta em mente: "How You Will Survive?".

Shadowrun

IMAGEaHR0cHM6Ly93YWxscGFwZXJjYXZlLmNvbS93cC82WXdrU0RPLmpwZw==

  1. Último Lançamento: Shadowrun: Hong Kong (2015) / Shadowrun Chronicles: Boston Lockdown (2015)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): FASA Studio, Harebrained Schemes

O grande cavalo de tróia da Microsoft. Os jogos de Shadowrun são uma franquia de tema Cyberpunk que variam de RPG, FPS, e Jogos Online, onde seu foco é a liberdade de explorar cidades futuristas e suas narrativas sociais.

O grande problema da sua IP é justamente ser um Cavalo de Tróia. Suas licenças e direitos de marca estão presos em diversas entidades distintas, mas a Microsoft é a atual maior proprietária da mesma e responde quem e quais empresas podem e devem utiliza-la, por possuir 70% dos Direitos Totais de IP.

A empresa deu a liberdade para jogos como Shadowrun Returns, Shadowrun Chronicles: Boston Lockdown e Shadowrun BattleTech existirem, mas com a condição de que não poderiam ser publicados por nenhuma editoria terceira, e 40% de seu lucro teria de ir para a Microsoft.

Muitos esperam que a Microsoft resolva este problema com a marca a alguns anos, e retorne com seus jogos para o Xbox Series X, e até mesmo Matt Booty e Phil Spencer disseram que querem ver tais jogos voltando a tona em breve, então talvez seja apenas questão de tempo até tudo se resolver.

Viva Piñata

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdG9yZS1pbWFnZXMucy1taWNyb3NvZnQuY29tL2ltYWdlL2FwcHMuMzkwMTguNjk5OTMyNjI4OTk5MDk0MjguMDE5MGQ2YjctNjBlYi00ZDNmLWJkMTYtYjQ0YzBlMzAzODYxLjA0MTM5ZDgzLWFkOGMtNDhkOC05M2EzLWRiNzVhZGU4Njg0Yz9tb2RlPXNjYWxlJnE9OTAmaD0xMDgwJnc9MTkyMA==

  1. Último Lançamento: Viva Piñata: Trouble in Paradise (2008)
  2. Próximo Lançamento:
  3. Desenvolvedora(s): Rare

Chamado popularmente como o Animal Crossing de Xbox, os jogos da série Viva Piñata são focados nas famosas Piñatas, presentes mexicanos dados em datas comemorativas para as crianças.

Nos jogos da franquia, você colhe e planta Piñatas, pode cuidar, criar sua fazenda, e claro, cuida de frutas, doces, vegetais, e pode interagir com outros jogadores por meio da Xbox Live.

Os três jogos da série são muito adorados pela Crítica e Jogadores, mas um aspecto negativo são suas baixas vendas, somando os 3 jogos de Viva Piñata, a franquia vendeu apenas 1.2 milhões de cópias.

Isto porque a Microsoft realizava propagandas em massa da franquia, com Seriados de TV temáticos dos jogos, Comerciais em Comidas e Lojas, e uma ampla divulgação em revistas e na Internet.

Isso fez com que os jogos de Viva Piñata ficasem na geladeira, algo que os jogadores esperam que um dia a Rare e a Microsoft tirem, pois existe um grande desejo do público de Xbox de ver a série retornando.

_______________________________________________________

E foi isso então pessoal, o que acharam? Deixe seu comentário abaixo sobre a lista e o quais Franquias de jogos da Microsoft são suas favoritas ou que acabou descobrindo graças a ela.

Ao longo dos próximos dias, faria uma mesma lista como essa, mas agora para os jogos da Nintendo e do PlayStation, então desejo um Feedback de como posso melhorar na qualidade dos artigos.

E há, não me esqueci dos quadros de artigos Legado de Franquias e do Franquias Desaparecidas, dei uma pausa à eles devido a questões pessoais e de saúde, mas prometo trazê-los de volta ainda em 2020, tenham um excelente final de semana, e Até a Próxima.

-Billy Butcher.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque