Avante, Vingadores! Thor

Avante, Vingadores! Thor

Como o Crystal Dynamics garantiu que Thor se sentisse o Deus do Trovão?
#Artigos Publicado por Catos, em

A filosofia orientadora para Marvel's Avengers era que cada herói jogável seria tão satisfatório e mecanicamente rico que eles poderiam, teoricamente, carregar o jogo sozinhos. Obviamente, isso não era problema para Thor - afinal, ele é poderoso.

Dito isso, o personagem apresentou à Crystal Dynamics uma série de desafios durante o desenvolvimento, começando com a própria história.

De acordo com o diretor criativo do Marvel's Avengers, Shaun Escayg, Thor foi um dos personagens mais difíceis de entrar no mundo do jogo. Ele diz: “O objetivo era criar um conto que se concentrasse nas vulnerabilidades e na humanidade de cada herói - mas Thor é tão poderoso e fantástico que eu tive que me perguntar: qual é a sua fraqueza?

"Bem, é a sua insegurança. Por trás de sua bravata, Thor constantemente luta contra seu senso de autoestima. Ele é forçado a conciliar suas responsabilidades para com seu povo, e os Avengers, e questionar se ele pode viver de acordo com seu pai Odin ou sair de sua sombra. Ele tem que se perguntar constantemente: eu sou digno?”

Marvel's Avengers começa com uma tragédia que o obriga a enfrentar a questão diretamente: Um Dia. O que deveria ser um dia de comemoração se torna um pesadelo, pois um ataque a São Francisco leva à destruição da cidade e à morte do Capitão América. Essa perda em particular é devastadora para Thor.

Escayg explica: “Existem poucas pessoas em Midgard que Thor respeita mais do que Steve Rogers. Ele é o único humano que seguiria para a batalha sem questionar, então quando Cap morre ele se sente responsável. Ele decepcionou o homem em quem mais confia - e que confiava nele.

“Além disso, Thor luta com sua família - seu pai, seus descendentes, até mesmo seu irmão. Ele sempre se preocupa por não estar à altura. Os Avengers também são como uma família para ele, mas ele falhou em proteger o chefe dessa família. ”

“Então, a batalha de Thor com seu próprio valor é uma grande parte da história do jogo.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy82MmRlNzRmMC9TUUVYX0Jsb2dfVGhvcl9BcnQyLWt2bmRwNzcxaC5qcGc/cXVhbGl0eT02NSZ3aWR0aD0xMDAlMjUmaGVpZ2h0PTEwMCUyNQ==

O Homem e o Deus

Com o arco de Thor planejado, a próxima equipe teve que definir sua personalidade. Houve algumas interpretações diferentes do personagem ao longo dos anos, e muitas pessoas da equipe trouxeram suas próprias expectativas sobre o personagem para o projeto.

Teve muita discussão interna sobre a nossa versão de Thor”, relembra Escayg. “Todos tinham opiniões sobre quem ele era - algumas pessoas cresceram com o Thor de outro mundo, quase Shakespeariano, dos primeiros quadrinhos, enquanto outras estavam mais familiarizadas com o Thor mais casual dos filmes, onde ele está mais acostumado com a humanidade.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy82MmRlNzRmMC9TUUVYX0Jsb2dfVGhvcl9Db21pY19SZWYtMWQ5dTRxcGV2LmpwZz9xdWFsaXR5PTY1JndpZHRoPTEwMCUyNSZoZWlnaHQ9MTAwJTI1

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy82MmRlNzRmMC9TUUVYX0Jsb2dfVGhvcl9BcnQzLW91bm8xNXlkYi5qcGc/cXVhbGl0eT02NSZ3aWR0aD0xMDAlMjUmaGVpZ2h0PTEwMCUyNQ==

No final das contas, a equipe decidiu se concentrar em Thor como um Asgardiano com um diálogo que soa mais moderno, enquanto ainda o faz soar mais do que humano.

Escayg diz: “Ele tem aquele porte nobre e real como um Asgardiano. Mas também na Terra ele é um estranho. Ele ainda tem aquela arrogância, confiança e fanfarronice que você esperaria do personagem, mas é temperado com um pouco de hesitação - ele ainda não está totalmente confortável com seu lugar em nosso mundo.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy82MmRlNzRmMC9TUUVYX0Jsb2dfVGhvcl9TY3JlZW4xLXN3eHBvbTVkOS5qcGc/cXVhbGl0eT02NSZ3aWR0aD0xMDAlMjUmaGVpZ2h0PTEwMCUyNQ==

Planejamento inicial

Em termos de jogabilidade, o Designer Líder de Combate, Vince Napoli, e sua equipe, tiveram uma visão muito clara para Thor desde o início. Eles queriam capturar toda a gama de habilidades de Thor - e combiná-los organicamente.

Napoli diz: “Também queríamos ter certeza de que Thor não se tratava simplesmente de empunhar um martelo poderoso. Thor é muito mais do que Mjolnir, e realmente nos inclinamos para isso ao criar seu estilo de combate.

“Sim, você pode fazer muito com o martelo de Thor, mas ele também é o Deus do Trovão - no que nos diz respeito, os dois elementos devem estar em pé de igualdade em termos de jogabilidade. A Marvel concordou - na verdade, eles estavam bastante entusiasmados com essa interpretação do personagem e as opções que ela apresentava, então ficamos motivados e aliviados por estarmos no caminho certo.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy82MmRlNzRmMC9TUUVYX0Jsb2dfVGhvcl9BcnQxLTBhZmhicjI1cS5qcGc/cXVhbGl0eT02NSZ3aWR0aD0xMDAlMjUmaGVpZ2h0PTEwMCUyNQ==

O primeiro golpe de martelo

Mesmo assim, a equipe teve que começar o trabalho em algum lugar, e eles decidiram se concentrar inicialmente no martelo de Thor, Mjolnir.

“No início, nos concentramos intensamente no que o Mjolnir faz quando atinge o inimigo”, diz Napoli. “Todos nós sabemos o que ele deve fazer - quando Thor golpeia alguém com seu martelo, ele deve essencialmente jogalo para o pôr do sol!”

“Queríamos capturar essa sensação fantástica e tornar a arma digna desse nome. Então, investimos muito tempo, energia e tecnologia no desenvolvimento deste sistema central que permite que você "prenda" as coisas no martelo.

“E funciona! Podemos literalmente atribuir qualquer coisa a ele. Então, em um nível básico, você pode jogá-lo em um inimigo e prendê-lo na parede!”

aHR0cHM6Ly9nZnljYXQuY29tL3NpbGVudGNoZWVyZnVsZGlwbG9kb2N1cw==Isso pode soar um pouco familiar para os fãs do Universo Cinematográfico Marvel. Como Napoli explica: “Nós nos inspiramos diretamente no primeiro filme de Thor - particularmente na cena em que ele usa Mjolnir para prender Loki no chão. Esse momento simples gerou ideias para todos os tipos de movimentos de combate malucos.”

“Por exemplo, também é dinâmico, então se você alinhá-lo corretamente, você pode imobilizar um inimigo com o Mjolnir, e se ele atingir outro inimigo, ele o trará para o grupo também. Você pode basicamente criar uma pequena pilha de inimigos, com o martelo prendendo-os no chão.”

“Esse foi realmente o ponto de partida para nós. O Mjolnir agiu exatamente como você esperava, e parecia autenticamente ‘Thor’. Nos deu um alvo pelo qual nos esforçarmos - a partir daquele ponto, tudo que o personagem fez teve que ser tão bom.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy82MmRlNzRmMC9TUUVYX0Jsb2dfVGhvcl9TY3JlZW4zLWI4YmthNjVwbS5qcGc/cXVhbGl0eT02NSZ3aWR0aD0xMDAlMjUmaGVpZ2h0PTEwMCUyNQ==

O Deus do Trovão

As coisas ficaram ainda mais interessantes quando a equipe começou a explorar o domínio de Thor sobre o relâmpago. Thor é capaz de controlar o poder do trovão a qualquer momento, e isso provou ser a verdadeira chave para seu estilo de jogo.

Napoli diz: “Percebemos rapidamente que os jogadores deveriam ser capazes de aproveitar esse poder a qualquer momento e usá-lo de maneira inteligente e tática. Portanto, embora você possa usá-lo para ferir os inimigos, também pode usá-lo defensivamente.

Digamos, por exemplo, que você vê um inimigo atrás enquanto está no meio de um ataque. Com o apertar de um botão, você pode atingi-los com um raio, mesmo sem mudar de direção, e manter o ataque atual. Não só é prático e se encaixa no caráter de Thor, mas também parece legal.

aHR0cHM6Ly9nZnljYXQuY29tL2ZlaXN0eWdyaW1nZXJtYW5zaGVwaGVyZA==Porém, nem todo mundo concordou com esse uso gratuito de poderes. De acordo com Napoli, “Na verdade, era algo que tínhamos de convencer a equipe - a ideia de usar os poderes relâmpago de Thor tanto defensivamente quanto ofensivamente.

“Havia a suposição de que Thor deveria ter que entrar em uma posição de bloqueio para se defender dos ataques recebidos - usar poderes como defesa dessa forma é um conceito estranho. Mas conforme construímos o personagem, e experimentamos usar seus poderes para se defender de ataques, parecia mais ... divino.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy82MmRlNzRmMC9TUUVYX0Jsb2dfVGhvcl9TY3JlZW4yLTRnYTZldmhjMi5qcGc/cXVhbGl0eT02NSZ3aWR0aD0xMDAlMjUmaGVpZ2h0PTEwMCUyNQ==

Juntando tudo

A peça final do quebra-cabeça era reunir todas as habilidades de Thor. A equipe de combate não queria uma divisão difícil entre usar o martelo e usar eletricidade - para a experiência completa de ‘Thor’, tudo deve fluir junto.

“Deu algum trabalho - muito refinamento - mas fizemos isso para que o jogador tenha controle total sobre os raios e possa usá-los para modificar seus ataques.

“Então, por exemplo, você pode dar um único golpe com o martelo, ou você pode dar o golpe mais divino que atinge os inimigos com raios e os lança para o ar. Isso não é algo que seja um movimento especial ou comando específico - está completamente à sua disposição.”

aHR0cHM6Ly9nZnljYXQuY29tL3NwaXRlZnVsbGltaXRlZGFtcGhpdW1hEste sistema significa que os jogadores podem combinar todos os poderes de Thor em combos fluidos, de uma forma que seja estratégica e satisfatória. Parecia certo - um ponto que ficou claro quando a equipe o mostrou a Bill Rosemann, vice-presidente e chefe de criação da Marvel Games.

“Quando demonstramos tudo isso para Bill e a equipe da Marvel Games, eles ficaram emocionados”, disse Napoli. “Eles realmente responderam e ficaram entusiasmados - basicamente disseram,‘ isto é o que queremos. Thor parece Thor!

“Isso obviamente deu a todos nós um grande impulso moral - parecia que todo o nosso trabalho árduo tinha valido a pena.”

A equipe espera que Thor seja um dos favoritos dos fãs quando o jogo for lançado. Como Escayg diz: “ele é um personagem que é extremamente satisfatório de interpretar.

“Até mesmo seus movimentos mais simples, como arremessar Mjolnir, acertar uma fileira de caras e então acertar mais uma carga quando você a convocar de volta. Nunca envelhece!”

Vocês mesmos poderão experimentar isso a partir de 4 de setembro, quando Marvel's Avengers for lançado para PC, PS4, Xbox One e Google Stadia.

Catos
Catos
Usuário do Site, Goiânia