Sony investe US $ 250 milhões na Epic Games

Sony investe US $ 250 milhões na Epic Games

O que surgirá desse investimento?
#Games Publicado por , em

A Sony investiu US $ 250 milhões em uma participação minoritária na Epic Games, fabricante do Fortnite, anunciaram hoje as empresas. Com o novo dinheiro, a Epic Games levantou US $ 1,83 bilhão até o momento.

As empresas disseram que o acordo firma um relacionamento já próximo entre as duas empresas e reforça o objetivo comum de avançar o estado da arte em tecnologia, entretenimento e serviços online conectados socialmente. Esse relacionamento estreito foi ressaltado em maio, quando a Epic mostrou pela primeira vez os próximos gráficos do Unreal Engine 5 rodando em um PlayStation 5. Como a própria empresa divulgou, a Epic Games levantou US $ 1,58 bilhão até o momento em três rodadas de financiamento anteriores. Em 2012, a empresa recebeu um investimento de US $ 330 milhões da Tencent por uma participação de 40%.

O investimento permite que a Sony e a Epic ampliem sua colaboração, com o portfólio de ativos e tecnologia de entretenimento da Sony e a plataforma de entretenimento social e ecossistema digital da Epic (pense no crescente uso do Fortnite como espaço social ou na Epic Games Store), para criar soluções únicas e experiências para consumidores e criadores. O fechamento do investimento está sujeito às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

A Epic confirmou que ainda poderá publicar em outras plataformas. Como observado, a Sony está adquirindo apenas uma parte minoritária da Epic Games, e não está adquirindo uma participação de controle na empresa.

O acordo é importante para a Sony porque precisa de aliados na próxima guerra de consoles. No final deste ano, a Sony planeja lançar o console de jogos PlayStation 5 em concorrência com o Xbox Series X da Microsoft. Mas a Epic disse que seu Unreal Engine 5 e Fortnite funcionarão com todas as plataformas de jogos, já que a Epic geralmente é neutra quando se trata de criar tecnologia multiplataforma. Se a Sony obtiver alguma vantagem ao investir na Epic, não está claro neste acordo.

Em comunicado, o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, disse que a tecnologia da Epic os mantém na vanguarda do desenvolvimento de jogos e isso é exemplificado nos recursos do Fortnite. O CEO da Epic, Tim Sweeney, disse em comunicado que a Sony e a Epic criaram negócios no cruzamento da criatividade e da tecnologia e compartilham uma visão de experiências sociais 3D em tempo real que levarão a uma convergência de jogos, filmes e música. Ele também disse que as partes planejam construir um "ecossistema digital mais aberto e acessível para todos os consumidores e criadores de conteúdo".

A referência da música parece um convite para o recente show virtual de Travis Scott em Fortnite, que atraiu mais de 27 milhões de pessoas. A menção de um ecossistema digital mais aberto e acessível também é uma surpresa, pois Sweeney é um defensor de sistemas abertos há muito tempo, enquanto a Sony tem sido um exemplo de empresa que protege sua tecnologia proprietária. A Sony, no entanto, permitiu que o Fortnite funcionasse como um jogo de crossplay que também permite que os amigos se joguem em outras plataformas.

Um acordo separado

O acordo é diferente daquele relatado pela Bloomberg em junho, que confirmamos de forma independente, que a Epic Games estava buscando arrecadar US $ 750 milhões em uma avaliação pré-monetária de US $ 16,3 bilhões, com uma avaliação pós-monetária (o valor da empresa após o acordo foi feito) de US $ 17 bilhões. (Sony e Epic Games não divulgaram avaliações hoje). A Epic se recusou a comentar sobre o acordo.

A Epic Games é a desenvolvedora e editora do Fortnite, que possui mais de 350 milhões de usuários registrados. E também é o criador do Unreal Engine, um conjunto de ferramentas fundamental para criar muitos jogos (e cada vez mais, fazer filmes).

A Bloomberg disse em junho que os novos investidores que participam da rodada são T. Rowe Price Group e Baillie Gifford. Os investidores existentes KKR & Co. também participarão, informou a Bloomberg, citando fontes não identificadas. A Epic também não comentou esse detalhe.

Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,