Saga Far Cry | Do pior ao melhor

Saga Far Cry | Do pior ao melhor

Confira um ranking com os 11 jogos da franquia
#Descontração Publicado por el_asesino, em

Far Cry é uma das franquias de tiro em primeira pessoa (FPS) mais populares e duradouras em todos os jogos. Desde 2004, a série leva os jogadores a locais exóticos, onde eles devem comer o pão que o diabo amassou. Os ambientes de mundo aberto nunca deixam de impressionar, e a jogabilidade aberta garante que dois jogadores não tenham a mesma experiência. Poucas séries têm a reputação de Far Cry.

Com o anúncio de Far Cry 6, agora é o momento perfeito para relembrar a amada série da Ubisoft. Mais especificamente, para classificar toda a franquia. Classificá-los do pior ao melhor pode ser uma tarefa fácil ou difícil, dependendo dos critérios técnicos de cada leitor. Ainda assim, vale a pena examinar a série para determinar quais títulos se destacam acima do resto.

11. Far Cry Vengeance

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L3prQkoyR2NCYnVncjlLSmFDZUgyV0MtNjUwLTgwLmpwZw==

Não se sinta mal se não se lembrar da Far Cry Vengeance. Este exclusivo do Nintendo Wii foi um remake da versão Xbox, Far Cry Instincts - que foi em si um remake do primeiro Far Cry (isso mesmo, um remake do remake). Tudo de errado com a versão do Wii estava em exibição total aqui, ou seja, gráficos abaixo do nível e controles de movimento inconsistentes. Não se pode culpar a Ubisoft por tentar trazer a franquia então nascente para o Wii, mas os resultados foram menos do que satisfatórios.

10. Far Cry Instincts: Evolution

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L2I4V3ZoVG1DNW52cG9wcmlkSjVLS0MtNjUwLTgwLmpwZw==

Seguindo o Far Cry: Instincts, Far Cry Instincts: Evolution é essencialmente uma expansão glorificada. Ele mantém a mesma jogabilidade e ambientes básicos do Instincts. Como seu antecessor, o Evolution possui um modo multiplayer. Embora não tenha chegado exatamente ao limite no quesito jogabilidade ou narrativa, o Evolution era uma versão decente o suficiente.

9. Far Cry Instincts

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L0M2QlFCb1hHdVl4anR6dGhmVXlwREMtNjUwLTgwLmpwZw==

Tentar fazer o Far Cry original rodar em consoles de sexta geração em sua forma original era uma tarefa impossível. Em vez disso, a Ubisoft criou uma versão personalizada para consoles. Embora não tenha tido os níveis gigantes, a natureza aberta e a proeza gráfica de Far Cry, Instincts compensou suas deficiências com novas armas, habilidades e até multiplayer. Far Cry Instincts não segura uma vela em relação ao original, mas foi um jogo de tiro acima da média para o Xbox original.

8. Far Cry

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9zd0djQ1JBV3BkQS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Foi este quem começou tudo. Como seu irmão desenvolvido pela Crytek, o Crysis, o Far Cry era (e ainda é, dependendo do PC que o leitor dispõe para jogar) uma potência gráfica que exigia muito dos PCs dos jogadores. Introduziu elementos característicos da série como ambientes maciços de floresta/selva, uma variedade de veículos para dirigir e ação para correr e disparar em ritmo acelerado. Não só influenciou todas os lançamentos subsequentes, mas o gênero FPS como um todo.

Embora estruturalmente semelhante a suas sequências, Far Cry continha seus próprios elementos únicos. Os jogadores tinham mais liberdade para completar as missões como quisessem - se isso significava entrar com todas as armas em punho ou matar inimigos silenciosamente. A IA inimiga se adaptou aos jogadores, tornando os encontros muito mais imprevisíveis e emocionantes. O Far Cry original pode não ter envelhecido bem, mas em 2004 não foi nada menos que revolucionário.

7. Far Cry: New Dawn

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5jb21pY2Jvb2suY29tLzIwMTgvMTIvZmFyLWNyeS1uZXctZGF3bi0xMTQ5MjMxLTEyODB4MC5qcGVn

Far Cry: New Dawn é um jogo independente e uma sequência ao mesmo tempo. Baseado em um dos finais alternativos de Far Cry 5, New Dawn se passa em um condado pós-apocalíptico de Hope. Você joga como "O Capitão", cuja missão é ajudar o povoado da Prosperidade a se defender contra os ladrões de estrada saqueadores e suas líderes, as gêmeas maníacas. Esta entrada apresenta postos avançados rejogáveis, missões de expedição, jogabilidade cooperativa e um mundo exuberante de cor neon para explorar.

Como Far Cry: Blood Dragon e Far Cry Primal, New Dawn é uma aventura compacta e independente. Mesmo se você nunca jogou Far Cry 5, poderá aproveitar o que New Dawn tem a oferecer. Os fãs de Far Cry 5 apreciarão ver o que aconteceu com Hope County e a resolução do enredo de Joseph Seed. Embora não seja tão exagerado quanto Blood Dragon ou original como Primal, Far Cry New Dawn é uma ramificação digna.

6. Far Cry 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMTFkLjNkanVlZ29zLmNvbS9qdWVnb3MvMTQ4NjMvZmFyX2NyeV81X19ub21icmVfcHJvdmlzaW9uYWxfL2ZvdG9zL21hZXN0cmFzL2Zhcl9jcnlfNV9fbm9tYnJlX3Byb3Zpc2lvbmFsXy00MDA2NDM0LmpwZw==

Far Cry 2 estava à frente de seu tempo e apresentava coisas que agora são onipresentes nos jogos. Assumir postos avançados para controlar o território - algo que agora é odiado por muitos - fez sua estreia em Far Cry 2. O companheiro de alguém poderia morrer permanentemente. Permadeath agora é uma característica fundamental dos jogos de sobrevivência e battle royale. Tomar remédios para controlar a malária do personagem do jogador é semelhante à necessidade de comer nos títulos de sobrevivência. A maneira como as armas finalmente quebram e a quantidade limitada de itens de saúde (seringas) também é algo visto nos jogos de sobrevivência.

O jogo também outras características interessantes. Se o protagonista estiver em um estado crítico, ele deverá remover manualmente as balas, ferimentos e curar os ossos novamente. Para encontrar objetivos, é preciso retirar um mapa do jogo e usar um rastreador GPS (semelhante ao Firewatch). Também é notável a maneira como os jogadores podem usar o fogo para destruir acampamentos inteiros. O cenário africano, o clima dinâmico e o ciclo dia/noite foram incríveis em 2008 e se mantêm até hoje. Os fãs de FPS deveriam definitivamente dar uma olhada em Far Cry 2.

5. Far Cry 5

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMi53cC5jb20vd3d3LmFya2FkZS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDUvZmFyLWNyeS01X2MxLTAtODk5LTUyNF9zODg1eDUxNi5qcGc=

Todos os títulos anteriores do Far Cry da linha principal ocorreram em locais exóticos. O Far Cry 5 se diferencia por ser ambientado no oeste dos Estados Unidos. No entanto, apesar do cenário doméstico, ele ainda contém itens básicos da série, como um vilão principal carismático, hordas infinitas de inimigos enlouquecidos, um mundo aberto vasto e explorável, vida selvagem imprevisível e combate dinâmico.

O Far Cry 5 sofre o mesmo destino que o 4 - ou seja, não é tão memorável ou inovador quanto o Far Cry 3. Ainda assim, é facilmente o jogo mais robusto em termos de conteúdo jogável e tamanho do mapa. Com o lançamento de Far Cry: New Dawn, as pessoas (talvez nem todas) sem dúvida irão querer revisitar este título.

4. Far Cry: Blood Dragon

IMAGEaHR0cHM6Ly9wbTEubmFydmlpLmNvbS82NDc1LzViM2U5ODc1MjM0Y2RmM2RhMjA1MzQzZjlmYWQ1YmY0NDNjMmM2ODNfaHEuanBn

Embora oficialmente seja uma ramificação de Far Cry 3, Far Cry: Blood Dragon não é nada igual ao título do qual ele saiu. Embora construído sobre a estrutura básica de Far Cry 3, Blood Dragon é um caso totalmente independente. Também é completamente insano.

Far Cry: Blood Dragon é uma enorme carta de amor para filmes de ação e ficção científica dos anos 80. Faz constantes referências claras a The Terminator, The Predator, Robocop, Tron e muitos outros filmes clássicos da era Reagan. Se você é filho dos anos 80 ou é fã de filmes da época, então Blood Dragon é para você. Mesmo se você não é fã dos anos 80, a jogabilidade é mais do que suficiente para mantê-lo ligado.

3. Far Cry Primal

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L2FhNmEwMmUzMGRlMzMzODg4NzYyOTkzNDIyZDljOTJmLmpwZw==

Após o lançamento de Far Cry 4, alguns sentiram que a série havia ficado obsoleta. Felizmente, o Far Cry Primal apareceu para agitar as coisas de uma maneira gigantesca. Situado durante a idade da pedra, Primal coloca os jogadores no papel de caçador na Era Mesolítica. A Ubisoft até criou uma linguagem com a ajuda de linguistas históricos para aprimorar o realismo. Por causa do cenário pré-histórico, o jogo apresenta armas como arcos, paus e lanças. A mecânica de sobrevivência, como criar e se proteger dos elementos, também é vital.

Um grande atrativo do Far Cry Primal é a capacidade de domar animais selvagens, incluindo lobos, ursos e tigres com dentes de sabre. Eles não apenas protegem você de outros animais selvagens, mas também são ótimos contra inimigos humanos. Além disso, andar em cima de um tigre dente de sabre ou mamute enquanto arremessa lanças é simplesmente incrível.

Contar com um arco e flecha em vez de uma AK-47 é certamente uma grande mudança para a franquia. No entanto, jogadores que desejam uma nova visão da fórmula de Far Cry certamente apreciarão o que Primal traz para a mesa.

2. Far Cry 4

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMC53cC5jb20vd3d3LnRlcmF0aW1lLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvcGFnYW4tbWluLmpwZw==

É claro que a Ubisoft não queria se desviar muito de sua fórmula estabelecida com Far Cry 4. Apesar disso, ainda é um dos melhores jogos da franquia e da geração atual.

O Kyrat, inspirado no Nepal, é sem dúvida o ambiente mais impressionante de toda a série. Não só parece deslumbrante, como facilita uma jogabilidade mais vertical. Os jogadores têm que escalar montanhas gigantescas para alcançar objetivos. Felizmente, o novo wingsuit torna o regresso à terra simples e divertido. Assumir as fortalezas inimigas é um destaque, assim como montar elefantes de guerra para atacar as referidas bases.

A história é um tanto confusa com Pagan Min entrando como um clone de Vaas. Por outro lado, o protagonista Ajay Ghale estar em Kyrat para enterrar as cinzas de sua mãe dá à entrada um toque mais pessoal. Este herói é muito mais identificável do que Jason Brody, de Far Cry 3.

1. Far Cry 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9ibG9nLmRvbmFsY2lkZXMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA4L0NhYmVsby1WYWFzLU1vbnRlbmVncm8uanBn

Enquanto Far Cry e Far Cry 2 são jogos sólidos que introduziram muitos itens básicos da série, é Far Cry 3 que realmente colocou a série no mapa. Mesmo seis anos após sua estreia, ele lança uma longa sombra sobre toda a franquia.

Far Cry 3 codificou e aprimorou muitos dos principais elementos de jogabilidade da série. O mundo aberto parecia mais vivo e vibrante do que antes. A vida selvagem desempenha um papel importante e pode ajudar ou atrapalhar os jogadores. Apesar de alguns elementos scriptados durante missões baseadas em histórias, os jogadores tiveram a liberdade de abordar os objetivos da maneira que quisessem. O jogo introduziu novos recursos, como árvores de habilidades, pontos de experiência, artesanato e até tiroteios em primeira pessoa.

A principal razão pela qual Far Cry 3 é tão altamente querido é devido em grande parte ao seu principal antagonista: Vaas. Embora ele seja um psicopata repugnante, não se pode deixar de se apaixonar pelo charme e eloquência de Vaas. O vilão parecia conhecer o protagonista, Jason Brody, ainda melhor do que ele. Vaas estabeleceu um alto padrão para todos os vilões subsequentes e nenhum conseguiu ultrapassá-lo. Isso também se aplica ao Far Cry 3 em geral.

Agradecimentos aos colaborador alface-verde pela ideia de elaborar uma enquete para os usuários, e aos moderadores Char, Cabelo Rosa e ViniSD pela contribuição na elaboração da enquete.

Concorda ou discorda de alguma posição no ranking? Deixe seu comentário.

Fonte: Tomsguide
el_asesino
el_asesino

"As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta." – Santo Agostinho

Moderador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque