As GPUS mais icônicas e revolucionárias de todos os tempos

As GPUS mais icônicas e revolucionárias de todos os tempos

Estas são as placas gráficas que moldaram os jogos para PC ao longo de 25 anos
#Artigos Publicado por Char, em

Às vezes, é fácil esquecer-se de onde viemos nos jogos para PC, especialmente enquanto olhamos para nossas bolas de cristal para ter uma ideia do futuro das placas gráficas. Mas na verdade há muito que podemos colher dos anais da história de GPU - os saltos colossais em poder e desempenho que as GPUs tiveram em menos de 25 anos explicam de alguma maneira por que a melhor GPU de hoje custa US$ 1.200.

Você precisa caminhar antes de poder correr, e, como qualquer criança trepidante, houve muitas tentativas de definir uma resolução de imagem de apenas 800x600 antes que alguém pudesse sonhar em renderizar a contagem de pixels necessária para 4K (ou seja, 480.000 pixels por quadro vs. 8.294.400, a propósito).

No entanto, você também ficaria surpreso com quantos recursos tão predominantes nas GPUs modernas foram introduzidos pela primeira vez no início da indústria. Veja o SLI, por exemplo. Ele pode estar saindo agora, mas as dual-GPUs desempenharam um papel importante na última década do desempenho da GPU. E você acreditaria que era possível para um usuário de PC conectar duas placas juntas para melhorar o desempenho em 1998?

Mas vamos começar logo no início - quando o resfriamento ativo era opcional e havia muitos chips.

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3DFX VOODOO

3dfx Voodoo

  1. Ano: 1996
  2. Clock speed: 50MHz
  3. Memory: 4/6MB
  4. Process node: 500nm

É março de 1996 - a Inglaterra é eliminada da Cricket World Cup pelo Sri Lanka, um garoto celebra seu quarto aniversário (sou eu) e a 3dfx lança a primeira daquilo que seriam algumas placas gráficas revolucionárias: a Voodoo.

Com clock de apenas 50MHz e equipado com 4/6MB de RAM total, a Voodoo era claramente a placa superior para a aceleração 3D na época. A especificação superior pode suportar uma resolução de 800x600, mas a especificação inferior é capaz de apenas 640x480. Apesar de suas limitações 2D, seria um empreendimento de grande sucesso e colocaria a 3dfx em uma trajetória na fama de jogos para PC - e, eventualmente, no bolso da Nvidia.

Nota: a 3dfx Voodoo costuma ser chamado de Voodoo1, embora esse nome só tenha sido percebido após o lançamento da Voodoo2. Da mesma forma, o termo 3dfx deve ser formatado como 3DFX, mas como a maioria das empresas de tecnologia também deseja ser mencionada dessa maneira, ninguém consegue fazê-lo.

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Nvidia Riva 128

NVIDIA RIVA 128

Nvidia Riva 128

  1. Ano: 1997
  2. Clock speed: 100MHz
  3. Memory: 4mb
  4. Process node: SGS 350nm

Uma empresa de chipset chamada Nvidia em breve ofereceria uma concorrência real a 3dfx na forma da Nvidia Riva 128, ou NV3. O nome significava 'Vídeo interativo em tempo real e animação' (Real-time Interactive Video and Animation) e integrou as acelerações 2D e 3D em um único chip para facilitar o uso. Era uma placa surpreendentemente decente após a Nvidia NV1, que tentou (e falhou) introduzir o mapeamento de textura quadrático (quadratic texture mapping).

Esta aceleradora 3D dobrou as especificações iniciais da Voodoo1 a 100 MHz de core/memory clock e veio com um SGRAM de 4 MB meio decente. Foi a primeira a realmente ganhar força no mercado para a Nvidia, e se você der uma olhada nos vários layouts - memória em torno de um único chip central - você poderá quase entender o início de uma longa linha de placas GeForce, todas elas sigam o exemplo.

Mas, embora tenha oferecido concorrência a Voodoo1 da 3dfx e resoluções mais altas, não estava livre de seus próprios problemas - e tampouco ficaria sozinha no mercado por muito tempo antes que a 3dfx emitisse uma resposta com a Voodoo2.

Na foto acima, está a Nvidia Riva 128 ZX, uma versão ligeiramente atualizada do chip original.

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3DFX VOODOO2

3dfx Voodoo2

  1. Ano: 1998
  2. Clock speed: 90MHz
  3. Memory: 8/12MB
  4. Process node: 350nm

Agora, este é um acelerador 3D que não requer introdução. Conhecido em todo o mundo por seu excelente desempenho na época, a Voodoo2 é famosa por seu impacto duradouro no mercado de GPUs.

Um monte de chips, a Voodoo2 apresentava um core clock/memory clock de 90MHz, 8/12MB de RAM e suporte ao SLI - uma vez conectado através de um cabo gêmeo a Voodoo2 suporta resoluções de até 1024x768.

A 3dfx conseguiu permanecer no topo com a Voodoo2 por algum tempo, mas não demorou muito para que a empresa tomasse algumas decisões ruins e deixasse o jogo completamente de lado.

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Nvidia GeForce 256

NVIDIA GEFORCE 256

Nvidia GeForce 256

  1. Ano: 1999
  2. Clock clock speed: 120MHz
  3. Memory: 32MB DDR
  4. Process node: TSMC 220nm

A primeira com o nome GeForce ainda em uso hoje, a GeForce 256 também foi a "primeira GPU do mundo''. ''Mas e as Voodoos e as Rivas?'', ouvi você perguntar isso agora. Bem, um marketing inteligente da Nvidia que ficou preso na cabeça de todos têm a GeForce 256 como a progenitora das placas gráficas modernas, mas esse era realmente o nome que a Nvidia deu à sua solução de chip único: uma Unidade de Processamento Gráfico ou GPU (Graphics Processing Unit).

Como você provavelmente pode dizer, esse tipo de nome grandioso, quase paralelo à Unidade Central de Processamento (CPU - Central Processing Unit) que vinha acumulando maços de dinheiro desde os anos 70, foi bem-vindo em todo o setor.

Isso não quer dizer que a GeForce 256 não era um homônimo digno, no entanto, integrando aceleração para transformação e iluminação na GPU recém-criada, juntamente com um clock speed de 120 MHz e 32 MB de memória DDR (variante High-End). Também possui o Direct3D 7 totalmente suportado, o que permitiria uma longa vida útil para alimentar alguns dos melhores jogos clássicos de PC lançados na época.

Aqui está um trecho de um comunicado de imprensa sobre transformação integrada e iluminação que a Nvidia lançou naquele ano:

Os desenvolvedores e usuários finais falaram, estão cansados de inteligência artificial de baixa qualidade, personagens em blocos, ambientes limitados e outras cenas de aparência não natural, disse David Kirk, tecnólogo-chefe da Nvidia. Esse novo recurso gráfico é o primeiro passo para um Toy Story interativo ou Jurassic Park.

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NVIDIA GEFORCE 8800 GTX

Nvidia GeForce 8800 GTX

  1. Ano: 2006
  2. Clock clock speed: 575MHz
  3. Memory: 768MB GDDR3
  4. Transistors: 681 millhões
  5. Process node: TSMC 90nm

Depois que a Nvidia lançou a GeForce 8800 GTX, não havia como voltar atrás. Se você quiser falar sobre uma placa que realmente chamou a atenção das pessoas e deixou de lado toda a consideração por um tamanho compacto, é a GeForce 8800 GTX.

Com 128 Tesla cores dentro da tão esperada G80 GPU e 768 MB de memória GDDR3, a 8800 não é uma visão desconhecida para um comprador moderno de GPU - mesmo que possa ser um pouco fraco pelos padrões atuais. Ele dominou o mercado de GPU no lançamento e permaneceu por algum tempo depois, graças a um modelo de shader unificado introduzido na arquitetura e no Direct3D 10. E poderia rodar Crysis.

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ATI RADEON HD 5970

ATI Radeon HD 5970

  1. Ano: 2009
  2. Clock clock speed: 725MHz
  3. Memory: 2,048MB GDDR5
  4. Transistors: 4,308 milhões
  5. Process node: 40nm

E o que a AMD está fazendo esse tempo todo? A ATI, empresa de semicondutores, estava ocupada construindo montes de chips de console sob medida nos anos 90 e início dos anos 2000, e produziu algumas excelentes GPUs por si só, como a X1900 XTX. Mais tarde, foi comprada pela AMD em 2006 e a marca Radeon foi incorporada suavemente sob o guarda-chuva da AMD. Após as abortivas séries HD 2000 e 3000, as HD 4870 e 4850 eram placas de qualidade, mas a que causou maior impacto após a mudança foi a Radeon HD 5970.

A Radeon 5970 era essencialmente uma grande GPU Cypress, 1.024 MB de memory pool e um barramento de memória de 256 bits considerável multiplicado por dois. Sim, esta placa Dual-GPU de entusiasta era duplamente boa devido à sua duplicada contagem de componentes e usou todo esse poder para dominar o cenário dos jogos.

A tradição de colocar dois chips continuou até a AMD Radeon R9 295X2 e a Nvidia Titan Z. Mas, quando o suporte a várias GPUs começou a diminuir, as placas únicas se tornaram o fator de forma predominante. Além disso, com o suporte a várias GPUs inteiramente no tribunal dos desenvolvedores devido à introdução do DirectX 12, eles nunca puderam retornar.

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Nvidia GTX Titan

NVIDIA GTX TITAN

Nvidia GTX Titan

  1. Ano: 2013
  2. Clock clock speed: 837MHz
  3. Memory: 6,144MB GDDR5
  4. Transistors: 7,080 milhões
  5. Process node: TSMC 28nm

A Nvidia lançou a GTX Titan original em 2013 e, na época, pretendia se sentar no topo do mundo dos jogos como o auge do desempenho. E, sem dúvida, foi a primeira placa para consumidor ultra-entusiasta a ser lançada.

A GTX Titan veio com 2.688 núcleos CUDA e pode dar boost até 876MHz. A memória, de 6 GB de GDDR5, permanece mais espaçosa do que algumas das melhores placas gráficas vendidas hoje, e com um barramento de 384 bits, ela foi capaz de acompanhar praticamente qualquer coisa da época.

A Nvidia jogou sentido pela janela com a GTX Titan original, e foi o suficiente para fazer o sangue de alguém bombear. Uma única GPU com uma arquitetura de ponta que poderia romper os jogos mais recentes - de repente Dual-GPUs se tornaram um incômodo desnecessário.

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NVIDIA GTX 1080 Ti

Nvidia GeForce GTX 1080 Ti

  1. Ano: 2017
  2. Clock clock speed: 1,480MHz
  3. Memory: 11GB GDDR5X
  4. Transistors: 12bn
  5. Process node: TSMC 16nm

Não há como observar a arquitetura Pascal e sua glória, a GTX 1080 Ti, ao discutir as placas gráficas mais influentes até o momento. Pascal era uma arquitetura high-end verdadeiramente dominante da equipe verde, e os esforços da empresa em diminuir o desempenho por watt até aquele momento se uniram para criar uma das melhores placas com as quais ainda hoje estamos apaixonados.

Na época, os 250W da GTX 1080 Ti era capaz de dominar o campo no desempenho de jogos. Ela esmagou a Titan X Pascal, e mesmo quando a Nvidia finalmente montou a Titan Xp mais rápida, com US$ 1.200 algum tempo depois, a GTX 1080 Ti de US$ 699 quase esmagou essa também - em desempenho por dólar, era a melhor escolha óbvia.

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AMD RX 580

AMD RX 580

AMD Radeon RX 580

  1. Ano: 2017
  2. Clock clock speed: 1,257MHz
  3. Memory: 4GB/8GB GDDR5
  4. Transistors: 5.7bn
  5. Process node: GlobalFoundries 14nm

Seria negligente da minha parte não mencionar a RX 580 e, por adição, a RX 480 em que ela foi construída, neste resumo. Essa GPU Polaris, de preço acessível, foi minha recomendação pessoal para quem quer construir seu primeiro PC para jogos em 1080p.

Assentada um pouco acima da RX 570, que acabou ajudando a redefinir o desempenho dos PC desktop de nível básico, a RX 580 é a epítome de um bom vinho da AMD. Sim, esqueça a artificial Vega vintage, foram as GPUs Polaris que só ficaram mais baratas e com melhor desempenho com o passar do tempo.

A RX 580 fez mais pela acessibilidade dos jogos para PC que a maioria das placas gráficas atualmente. Caramba, era uma placa tão excelente que nem os mineradores de criptografia conseguiam o suficiente. É um padrão pelo qual todas as outras GPUs mainstream da AMD e da Nvidia devem ser comparadas.

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NVIDIA RTX 2080 Ti

Nvidia GeForce RTX 2080 Ti

  1. Ano: 2018
  2. Clock clock speed: 1,350MHz
  3. Memory: 11GB GDDR6
  4. Transistors: 18.6bn
  5. Process node: TSMC 12nm

A RTX 2080 Ti é a definição de desempenho gráfico a todo custo. Por US$ 1.200, é a GPU para consumidor mais cara até hoje, mas também é equipada com uma GPU que nem a RTX 2080 Super poderia sonhar com 4.352 núcleos. Isso é combinado com 11 GDDR6 de memória igualmente ridícula para uma largura de banda total de 616 GB/s de memória. É ultrajante.

Portanto, talvez seu tremendo preço possa ser entendido, de qualquer maneira, de uma perspectiva puramente exagerada. A RTX 2080 Ti não é apenas uma placa de vídeo overpower, é também a razão pela qual ninguém está chorando por perder a capacidade de habilitar o SLI: basta, por enquanto.

Fonte: Pcgamer
Char
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The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

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