Top 10 jogos marcantes do Mega Drive

Top 10 jogos marcantes do Mega Drive

Os grandes jogos do maior console da Sega
#Artigos Publicado por Renatito, em

Lançado em 1989, o Mega Drive foi a grande aposta da Sega no mercado de games e brigou com o seu rival Super Nintendo de igual para igual até o fim de sua geração. Para muitos, e inclusive para mim, o Mega Drive foi o maior console da empresa nipônica, entregando títulos de muita qualidade e marcando os corações de quem apreciou esse console durante os anos 90. Para relembrar os seus grandes clássicos, cá estou realizando um Top 10 dos melhores jogos do grandioso Mega Drive, ou Sega Genesis, como era conhecido nos Estados Unidos. Assim como foi com o Top 10 do Super Nintendo, farei a lista em ordem alfabética para tirar o peso do meu ombro de decidir qual game é melhor que o outro. Quero me livrar dessa responsabilidade. A lista reflete meu gosto pessoal, então é perfeitamente normal que você discorde da lista. Lembro também que nem todos os jogos são necessariamente exclusivos. Vamos ao Top 10!

1 - ALADDIN

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vb3JpZ2luYWxzL2MwL2EyLzI3L2MwYTIyN2ViMGU2NDUxNGZhNjY4NTI2NTM0ODdhMTQzLmpwZw==

Do tempo que um jogo multiplataforma tinha versões diferentes nos consoles, Aladdin para Mega Drive é um ótimo jogo, com fases e arte distintas da versão de Super Nintendo. Apesar de diferente, a qualidade foi mantida em ambas versões e a do Mega Drive com certeza divertiu muita gente. Um excelente plataforma que conseguiu se destacar numa geração recheada de jogos de plataforma, fazendo jus ao seu filme que foi um grande sucesso na época. A Virgin Interactive e a Disney faziam grandes jogos nos anos 90, e Aladdin é um deles.

2 - COMIX ZONE

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tdkpWd1VudlBDOFUvV0dyWEZ5NjBUQ0kvQUFBQUFBQUFCXzAvTUc2NS1Ybk5Ba01xYXpXcXpudzFxTGJDZTZTM0NtOTV3Q0xjQi9zMTYwMC9jb21peDEuanBn

Comix Zone é um beat 'em up lindo e único. Você batia nos inimigos e ia transitando entre páginas de histórias em quadrinhos. Era engraçado a forma que o personagem passava pelos quadros da HQ em que o jogo se passa, ele podia subir, descer e pular para o lado dos quadrinhos da página. Possui gráficos muito bonitos para sua época com uma direção artística talentosíssima. Um dos jogos tecnicamente mais impressionantes do Mega Drive e de sua geração.

3 - GOLDEN AXE

IMAGEaHR0cHM6Ly9hcmNoaXZlLmtvbnRlay5uZXQvZ29sZGVuYXhlLmNsYXNzaWNnYW1pbmcuZ2FtZXNweS5jb20vZGFpbWFnZXMvSW1hZ2VzMi9mcm9udGNvdmVyMS5qcGc=

Mais um beat 'em up clássico. Na verdade Golden Axe era pra ter sido um RPG, mas acabou recebendo um sinal negativo da Sega tornando-se um beat 'em up, um gênero que era febre na época. Golden Axe tem uma ambientação medieval, estilo Dungeons & Dragons, justamente por ter sido um RPG em sua concepção, e ainda bem que ele se tornou o game que é. Muito divertido e desafiador, com uma trilha sonora marcante e personagens exibindo seus corpos sem vergonha, Golden Axe é um excelente jogo de seu gênero e acabou virando um clássico. O Mega Drive tinha muitos jogos beat 'em up exclusivos, e você ainda verá mais um nesta lista.

4 - MEGA BOMBERMAN

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vb3JpZ2luYWxzL2QxL2NhL2M3L2QxY2FjNzdhNDMzMmE1ZDY3M2MxNjgwN2IzNmMxZTQ5LmpwZw==

Assim como na lista do Super Nintendo, também coloco um Bomberman na lista do Mega Drive, porque sim. O Super Nintendo recebeu mais jogos do Bomberman, mas esta versão do Mega Drive não fica para trás. Divertidíssimo e colorido, Mega Bomberman com certeza alegrou os dias de muitos, assim como alegrou os meus. Tivemos até um Bomberman legal lançado há não muito tempo, o Bomberman R, mas confesso que sinto falta de uma maior frequência de lançamento de jogos da franquia.

5 - MORTAL KOMBAT

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucmV0cm9wbGFjZS5jb20vcGljcy9nZW5lc2lzL3BhY2tzaG90cy8zNzY1Ni0tbW9ydGFsLWtvbWJhdC5wbmc=

O primeiro jogo dessa lendária franquia de jogos de luta que está viva até hoje. Posso dizer que o Mortal Kombat de Mega Drive era a melhor versão do jogo nos consoles, pois no videogame da Sega não havia censura e os Fatalities estavam liberados, ao contrário da versão do SNES. Resultado foi que a versão de Mega Drive vendeu 4 vezes do que a do Super Nintendo. MK rivalizou com Street Fighter na época como melhor jogo de luta, mas claro que existiam tantos outros jogos de luta de qualidade naquele tempo, e os Arcades impulsionavam isso. A 4º geração foi repleta de bons jogos de plataforma, beat 'em up e luta, e claro que eu não poderia deixar Mortal Kombat de fora, ele representa bem os games de luta do console de 16 bits da Sega.

6 - Ristar

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvc2VnYS9pbWFnZXMvMi8yYS9SaXN0YXJfY292ZXJfRVUuanBnL3JldmlzaW9uL2xhdGVzdD9jYj0yMDA4MDYzMDEyNTcwMw==

Ristar é um jogo de plataforma muito charmoso e diferente dos demais. Você usa os braços do personagem como base pra praticamente todas as ações do game. A estrelinha era pra ter sido o mascote da Sega na tentativa de bater o Mario (sim, naquele tempo as empresas se preocupavam com mascotes), e uma das ideias iniciais era para o personagem ser um coelho com uma orelha que pudesse agarrar objetos, mas, com o tempo, a coisa foi mudando, a ênfase se tornou a velocidade e o conceito do coelho que se agarra nas coisas acabou sendo esquecido e o Sonic tomou o seu lugar. Porém, nada disso diminui o brilhantismo do jogo, que é um dos melhores plataforma do Mega Drive.

7 - SHINOBI III

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vb3JpZ2luYWxzLzFjLzc3LzY3LzFjNzc2NzkzOTg1ZTllY2NhMjdlMzQ3ZjdlNmU0NWJkLmpwZw==

Para muitos, e para mim, Shinobi III é o melhor do Mega Drive. É o mais gostoso de jogar e mescla muito bem a ação com a velocidade. Tem uma dificuldade mais acentuada, mas que recompensa no final. Possui gráficos que exploram muito bem o potencial do Mega Drive e conta com uma belíssima trilha sonora composta por Hirofumi Murasaki, Morihiko Akiyama e Masayuki Nagao. Um dos melhores jogos de ninja do seu tempo e um dos jogos que é a cara do Mega Drive, só não é mais do que o próximo da lista...

8 - SONIC THE HEDGEHOG 3

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWQud2lraW1lZGlhLm9yZy93aWtpcGVkaWEvcHQvNi82Yy9Tb25pY190aGVfSGVkZ2Vob2dfM19jYXBhLnBuZw==

Tarefa dura decidir qual o melhor Sonic do Mega Drive, e como minha intenção não é colocar mais de um jogo da mesma franquia neste Top 10, optei em colocar o Sonic The Hedgehog 3. O mais bonito e incrível Sonic 2D na minha opinião, Sonic 3 me divertiu por horas e sua trilha sonora está guardada na minha cabeça até hoje. Tive a oportunidade de rejoga-lo por meio de emuladores e digo que ele continua incrível. Sonic & Knuckles também é muito bom, inclusive, ele e o Sonic 3 eram pra ter sido um jogo só, mas a Sega o dividiu em dois jogos por causa do tamanho do jogo no cartucho, porém, fico com o 3 mesmo por ter sido o que mais ficou na minha memória. A Sega tinha um mascote de peso no seu console.

9 - STREETS OF RAGE 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMtbmEuc3NsLWltYWdlcy1hbWF6b24uY29tL2ltYWdlcy9JLzcxamRXTFNkWTdMLl9TWTQ0NV8uanBn

Falei que mais um beat 'em up iria aparecer nesta lista. Streets of Rage 2 não poderia ficar de fora, um jogo de porradaria que marcou época e rivalizava com os grandes do gênero. Muito gostoso de se jogar, com trilha sonora típica dos anos 80. Quem não lembra do golpe especial em que os protagonistas chamavam um carro da polícia que chegava atirando um míssil contra os inimigos? Axel e Blaze ficaram marcados no mundo dos games, e graças a Deus eles puderam ver a luz do dia novamente através de Streets of Rage 4, lançado neste ano de 2020.

10 - TINY TOON ADVENTURES: BUSTER'S HIDDEN TREASURE

IMAGEaHR0cHM6Ly9tLm1lZGlhLWFtYXpvbi5jb20vaW1hZ2VzL00vTVY1Qk5USmtNamRoWmpZdFlUbGtOQzAwWTJVekxXRTNOMkV0WmpWbFkyVTRaR1UxWVRrMlhrRXlYa0ZxY0dkZVFYVnlNek00TWpNME56Z0AuX1YxXy5qcGc=

Só conheci esse jogo posteriormente através de emuladores, e me apaixonei por ele. É um dos melhores plataforma que joguei do Mega Drive e tem tudo que um jogo do gênero precisa ter: mundos diferenciados, chefes e gameplay responsivo. Foi uma grata surpresa pra mim e acredito que esse plataforma 2D com os personagens em versão infantil do Looney Tunes também cativará você.

Menções honrosas

OUT RUN

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vNTY0eC9iOS8zYy9mMy9iOTNjZjMyYTNiZjE4MGM4ZjQ4YzU3OTBiYjA4OTliOS5qcGc=

PULSEMAN

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmlkZW8tZ2FtZXMtbXVzZXVtLmNvbS9lbi9ib3hhcnQvTWVnYWRyaXZlLzM5MDNfZXUtUHVsc2VtYW4uanBn

VECTORMAN

IMAGEaHR0cHM6Ly9lLnNubWMuaW8vbGsvbC94LzVjNzlkOGMwNmRkZTI1Y2ViZjNjYWU1ZDY1YTYwNWZmLzUyODY5ODg=

O que acharam do Top 10? Concordam ou discordam dele? Não esqueçam de se expressar nos comentários e aproveitem para criar suas próprias listas. Boa sexta-feira a todos!

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque