Saga Half-Life | Do melhor ao pior

Saga Half-Life | Do melhor ao pior

Confira um ranking dos 9 jogos da série
#Artigos Publicado por alphace-verde, em

Desde sua estréia em 1998, a franquia conseguiu permanecer como uma das mais aclamadas pela crítica em toda indústria dos jogos. Com Half Life: Alyx dando um salto maciço para a tecnologia de realidade virtual em 2020, as pessoas estão falando sobre a série novamente.

Qual título da franquia pode ser considerado o melhor? O que eles fizeram para a indústria de jogos na época? Quais são os jogos da série que acabaram envelhecendo(se é que tem), e quais ficam no topo da lista?

Para esta lista, estamos analisando TODOS os lançamentos oficiais - derivados ou não - que preencheram as duas décadas de história da franquia. Isto deixa de fora projetos não oficiais como Hunt Down The Freeman(Um desastre bem horroroso por sinal) e Project Borealis(Ainda não foi lançado).

Embora apenas um pequeno grupo de desenvolvedores tenha trabalhado com Half-Life ao longo dos anos, nenhum dos jogos são ruins. Mas alguns conseguiram impulsionar mais a indústria do que os outros títulos da série.

E é isso, confira o ranking da saga Half-Life, do pior ao melhor:

9. Half-Life: Decay (2001)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8zVVREamhaLmpwZw==

E o ranking começa com Half-Life: Decay, o único título da série a apresentar um multiplayer cooperativo. Sendo o último dos pacotes de expansão para Half-Life desenvolvidos pela Gearbox Software, Decay chegou tarde em 2001 como uma campanha a parte

para a versão de PlayStation 2 do jogo original.

Idealmente, ele tinha como objetivo aproveitar o multiplayer de tela dividida em um console, mas acabou ficando aquém. Você joga com as cientistas menos conhecidas, Colette Green e Gina Cross, em quanto elas seguem seu próprio caminho através das instalações de pesquisa Black Mesa, tendo alguma pequena influência nas escapadas de Gordon Freeman.

Half-Life: Decay não é tão memorável e certamente empalidece em comparação com as expansões e o clássico de 1998. A ação em primeira pessoa não é tão envolvente e a história fraca é ainda mais diluída com dois jogadores brincando através de "fases"(não tendo a "continuidade" dos outros títulos).

A cooperação foi ponto alto que carregou o jogo, algo que dá a aventura seus próprios momentos únicos, mesmo que não se encaixe na franquia como um todo.

Uma coisa que a Decay pode ser creditada, no entanto, é fornecer um conceito base para esforços futuros. A Valve voltaria aos modos cooperativos com uma fórmula mais focada em puzzles 10 anos depois com o Portal 2.

Atualmente, há um remake de Half-Life Decay sendo feito: https://www.moddb.com/mods/peer-review

8. Half-Life: Blue Shift (2001)

IMAGEaHR0cHM6Ly9leHRlcm5hbC1jb250ZW50LmR1Y2tkdWNrZ28uY29tL2l1Lz91PWh0dHAlM0ElMkYlMkZtZWRpYS5tb2RkYi5jb20lMkZpbWFnZXMlMkZkb3dubG9hZHMlMkYxJTJGMTA4JTJGMTA3ODcxJTJGMTQzMTYwMjMwNV9wcmV2aWV3X0JsdWVfc2hpZnRfd2EuanBn

O pontapé inicial da lista é Half-Life: Blue Shift. Seguindo o mesmo conceito de Opposing Force, a segunda e última expansão de Half-Life 1 no PC foi mais uma vez desenvolvida pela Gearbox Software.

Antes de massacrarem franquias com seus jogos, como por exemplo Duke Nukem Forever e Aliens: Colonial Marines, a Gearbox tinha um grande talento para expandir em material original. No entanto, Blue Shift não trouxe nada de novo, fazendo com que fosse uma despedida bem morna para o jogo original.

Em Blue Shift, você entra na pele de Barney Calhoun, um oficial de segurança da Black Mesa que eventualmente se juntará a Gordon Freeman em Half-Life 2.

O foco na expansão está em escapar, pois o protagonista mantém a cabeça baixa com a batalha em Black Mesa se espalhando por cima. Eventualmente, o objetivo acaba sendo cooperar com cientistas sobreviventes para fazer funcionar um teletransportador de fuga, um pouco diferente e até interessante comparado com as outras campanhas.

Mesmo assim, quando comparado com o Half-Life 1 e sua expansão Opposing Force, Blue Shift acaba ficando abaixo da média, não adicionando ou aprimorando quaisquer facetas de jogabilidade importantes. Jogar como um segurança de Black Mesa é algo curioso e pode ter sido o sonho de alguns, porém como um pacote completo, a segunda expansão Half-Life não oferece muito.

O fato de ser um título muito mais curto também não foi bom para os críticos e fãs.

Atualmente há um remake do jogo em desenvolvimento: https://www.moddb.com/mods/guardduty

7. Half-Life 2: Episode One (2006)

IMAGEaHR0cHM6Ly9leHRlcm5hbC1jb250ZW50LmR1Y2tkdWNrZ28uY29tL2l1Lz91PWh0dHAlM0ElMkYlMkZ3d3cud3NnZi5vcmclMkZmJTJGdSUyRmltYWdlY2FjaGUlMkZub2RlLWdhbGxlcnktZGlzcGxheSUyRmNvbnRyaWIlMkZkciUyRjYlMkZtZW51XzE2eDkuanBn

Após o sucesso estrondoso de Half-Life 2 e o lançamento da loja virtual Steam, a Valve começou a olhar para um formato de lançamento episódico.

Como resultado, eles foram capazes de dar continuidade a seu grande jogo com uma entrada mais compacta um ano depois. Retomando de onde Half-Life 2 parou, o Episódio Um detalha a fuga desesperada da Cidade 17, enquanto a outrora poderosa Fortaleza Combine começa uma contagem regressiva para a destruição.

Algumas cenas do jogo eram de alto nível, mais notavelmente a introdução dos Zombines suicidas e a batalha através do hospital. Lutar com Alyx como uma equipe foi certamente a parte mais emocionante da experiência, já que suas rotinas de IA foram aprimoradas para cumprir um papel mais centrado no combate.

Com tudo isso dito, o Episódio Um ainda é a oferta mais fraca no catálogo de Half-Life 2 por uma série de razões, mais notavelmente as partes de início e fim. Reentrar na cidadela as vezes passou a ser tedioso e o confronto final com apenas um Strider foi algo bem anti-climático, dada a forma como os jogadores tinham lutado com uma legião deles no jogo anterior.

Como um capítulo do meio, Half-Life 2: Episode one não se sustenta tão bem, mas abriu caminho para seu sucessor muito superior, que foi lançado no ano seguinte.

6. Half-Life: Opposing Force (1999)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS95ZjZRbnh0LnBuZw==

Depois que Half-Life revolucionou o gênero FPS em 1998, possíveis ideias começaram a se transformar em expansões. A Gearbox Software foi escolhida pela Valve para produzi-los, pois a mesma estava ocupada em projetos futuros.

Com o objetivo de preservar a integridade de Half-Life enquanto proporcionava novas experiências, a Gearbox aceitou ao desafio e lançou Half-Life: Opposing Force em 1999. O jogo segue a história do fuzileiro americano Adrian Shephard, com sua unidade encarregada de eliminar e cobrir todos os vestígios do desastre de Black Mesa. Em pouco tempo, logo se vê despreparado lutando contra uma raça alienígena desconhecida.

É uma expansão brilhante, que além de possuir bastante conteúdo novo, a campanha traça um paralelo dos eventos do jogo original sobre um novo ponto de vista.

No final, Opposing Force é um tipo de experiência genuinamente diferente, com Shephard sendo um soldado totalmente equipado, trazendo uma série de armas novas, inimigos e um level-design que sempre mantêm os jogadores adivinhando o que estará por vir.

Seja usando uma espécie de "gancho" para alcançar áreas mais altas ou cortando alienígenas em um conjunto claustrofóbico de túneis, o jogo era certamente mais focado em ação do que o título original.

O jogo acabou se tornando um dos melhores pacotes de expansão para qualquer videogame, apesar de sua gameplay que pode ser datada para alguns jogadores.

Atualmente há um remake de Opposing Force sendo feito: https://www.moddb.com/mods/operation-black-mesa

5. Half-Life: Alyx (2020)

IMAGEaHR0cHM6Ly9leHRlcm5hbC1jb250ZW50LmR1Y2tkdWNrZ28uY29tL2l1Lz91PWh0dHBzJTNBJTJGJTJGZ2FtZXNwb3QxLmNic2lzdGF0aWMuY29tJTJGdXBsb2FkcyUyRnNjcmVlbl9rdWJyaWNrJTJGMTIzJTJGMTIzOTExMyUyRjM2MDcxNzctaGxhdGh1bWIuanBn

Trazer de volta uma franquia que estava adormecida durante mais de uma década de silêncio não é uma tarefa fácil, mas a Valve estava pronta para produzir um novo jogo da série em conjunto com sua nova plataforma de realidade virtual, o Index. Foi preciso uma boa parte dos anos de 2010 para o desenvolvedora montar e experimentar com a nova tecnologia, lentamente criando uma visão para seu primeiro título VR.

Eles viram esse empreendimento como uma maneira de retornar à série Half-Life, ao mesmo tempo em que trouxeram novas inovações para a indústria de jogos da mesma forma que fizeram com Half-Life 1 e Half-Life 2. Finalmente chegou em março deste ano.

Como o primeiro "Killer App" para headsets de realidade virtual, Half-Life Alyx é um trabalho profissional em design para o periférico avançado. Ele oferece uma ampla gama de opções de controle para atender a cada jogador, permitindo uma ampla gama de elementos interativos e, o mais importante, mantém a qualidade alta definida pelos jogos anteriores.

Além disso, Half-Life: Alyx entrega o que a base de fãs esperavam a anos: uma história inteligente, bem escrita e reveladora que explica a longa ausência da franquia e traz a Valve rugindo de volta ao mercado de single-player. Onde a Valve vai com seu index em seguida é o palpite de qualquer um, mas Half-Life é algo certo.

4. Half-Life 2: Episode Two (2007)

IMAGEaHR0cHM6Ly9leHRlcm5hbC1jb250ZW50LmR1Y2tkdWNrZ28uY29tL2l1Lz91PWh0dHBzJTNBJTJGJTJGZmlsZXMuZ2FycnlzbW9kcy5vcmclMkYyMTY2MSUyRjElMkYxMDI0eDc2OC5qcGc=

O modelo episódico da Valve funcionou de 2006 a 2007. Com as doses ocasionais de mediocridade do episódio 1 no ano anterior, todos os olhos estavam centrados para a próxima grande entrada.

Embora possa ter sido ofuscado no eventual lançamento, Half-Life 2: Episode 2 é uma excelente expansão, finalmente movendo-se para fora da Cidade 17 e ampliando seus cenários para grande efeito. Retomando de onde exatamente o episódio 1 parou, Gordon e Alyx continuam sua jornada para se reagrupar com a Resistência Lamda na base de White Forest. O que se segue é um passeio emocionante com novos inimigos e ambientes rurais.

Half-Life 2: Episode 2, ao contrário de seu antecessor, faz muitas melhorias marcantes no jogo base. A escrita tem mais coração, os níveis são mais variados e os set-pieces mais espetaculares. Uma perseguição de helicóptero reformulada e a defesa do ataque em White Forest contra uma legião de strider's são apenas alguns dos momentos mais extravagantes do Episódio.

Claro que foi tudo tampado por um cliffhanger brutal que deixou os fãs no escuro por tanto tempo. Por um tempo todos nós pensamos que seria o lançamento final e a série nunca iria voltar....... até Half Life: Alyx dar um olá.

3. Half-Life (1998)

IMAGEaHR0cHM6Ly9leHRlcm5hbC1jb250ZW50LmR1Y2tkdWNrZ28uY29tL2l1Lz91PWh0dHBzJTNBJTJGJTJGaS55dGltZy5jb20lMkZ2aSUyRnhLdVQ4ZjdnU1hBJTJGbWF4cmVzZGVmYXVsdC5qcGc=

O primeiro Half-Life, um marco na história dos jogos, bem como o encerramento da era clássica dos FPS's. Um dia aparentemente comum no trabalho se transforma em um pesadelo para Gordon e toda a equipe de Black Mesa com a cascata em ressonância

o qual desencadeia uma invasão alienígena maciça de uma outra dimensão chamada Xen.

A maior reivindicação da half-life para a fama foi ele permitir que o jogador experimentasse tudo através dos olhos de Gordon sem qualquer interrupção com cutscene's em tempo real. Ele ofereceu uma imersão incomparável que empurrou o gênero para a frente, sem mencionar ser um pilar do avanço dos jogos completamente 3D.

Com uma campanha repleta de momentos memoráveis, armas incríveis e inimigos assustadores para desafiar o jogador, Half-Life foi um clássico instantâneo. A maneira como você começa nas entranhas da instalação de Black Mesa e escala em uma guerra total no nível da superfície foi incrível de se passar.

Algo interessante também foi sua intensiva comunidade de modding, que trouxe várias campanhas memoráveis, sejam elas baseadas em Half-Life ou até mesmo parecendo jogos completamente novos(Quem sabe para uma próxima matéria focada nisso).

O jogo da Valve continua sendo facilmente um dos maiores título de estreia de qualquer desenvolvedora na indústria, as mudanças que trouxe para o gênero abrindo caminho para outras franquias nos anos 2000. Continua ressoando até hoje, com sua única mancha sendo alguns visuais e animações datados.

Felizmente, um certo grupo chamado Crowbar Collective estava pronto para atualizar o título para o nosso segundo lugar...

2. Black Mesa (2020)

IMAGEaHR0cHM6Ly9leHRlcm5hbC1jb250ZW50LmR1Y2tkdWNrZ28uY29tL2l1Lz91PWh0dHBzJTNBJTJGJTJGaS55dGltZy5jb20lMkZ2aSUyRjU5SmN5V0JNYTQ4JTJGbWF4cmVzZGVmYXVsdC5qcGc=

Pode não ser um lançamento oficial da série, mas em sua forma final, Black Mesa é muito merecedor de seu lugar perto do topo. Foram anos de projeto de fãs em andamento, com a Crowbar Collective começando com ele logo a após a resposta medíocre da Valve com Half-Life: Source em 2004.

Observando como o clássico original poderia ser massivamente atualizado, a pequena equipe começou a trabalhar criando um visual moderno para Half-Life, e ao mesmo tempo em que corrigia muitos problemas que o jogo mais antigo tinha. Depois de muitas iterações e um longo período de acesso antecipado no Steam, o lançamento final chegou no início de 2020.

Se você jogou o original ou não, Black Mesa irá te marcar com o quão grande ele parece, cada elemento gráfico foi revisado e certas partes dos níveis foram reformuladas para uma experiência mais equilibrada.

Além do suposto "Half-Life 3", Black Mesa era visto como algo sem futuro, já que a equipe de treze pessoas trabalhou ao longo de muitos anos para tornar o produto final o mais polido possível.

Até Mesmo Xen, o conjunto final de níveis de Half-Life que recebeu críticas, ganhou uma gramde recriação. Realizar um remake tão brilhante como este é um feito incrível, tornando-se a versão superior de Half-Life é algo totalmente diferente.

1. Half-Life 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9leHRlcm5hbC1jb250ZW50LmR1Y2tkdWNrZ28uY29tL2l1Lz91PWh0dHBzJTNBJTJGJTJGc3RhdGljMS5nYW1lc3BvdC5jb20lMkZ1cGxvYWRzJTJGb3JpZ2luYWwlMkYxNTAzJTJGMTUwMzY3MDAlMkYzMDYzMDYyLTA4NzA4NjQ1MzEtaGFsZmwuanBn

Vinte anos após os eventos em Black Mesa, Gordon Freeman é retirado do estado de hibernação e enviado para a Cidadela 17, um centro urbano governado por um regime totalitário através de uma raça alienígena chamada "Combine".

O protagonista silencioso, com Alyx Vance no reboque, começa uma revolução, que leva ao jogador se aventurar em uma das campanhas mais focadas e memoráveis da história dos jogos.

É um passeio de emoção magistralmente produzido enquanto Gordon escapa da cidade através dos canais, faz seu caminho ao longo do litoral, ataca a prisão de Nova Prospekt e finalmente retorna ao assentamento em um confronto desesperado contra a ameaça alienígena.

Mais uma vez, tudo vai para baixo sem uma única interrupção, deixando o jogador firmemente imerso. No entanto, foi algo mais profundo do que isso, com a lendária arma de gravidade expandindo a ação de forma natural. Half-Life 2 foi e ainda é um Shooter marcante que se tornou o padrão dourado para o ritmo de FPS e narrativa perfeita.

É também considerado o pioneiro da física em jogos, animação facial de personagens e design de áudio, representando o segundo grande salto que a série deu para a indústria. Half-Life 2 é a Valve no auge de sua proeza de desenvolvimento, e mais importante, é um dos melhores jogos já lançados.

_________________________________________________________________________________________________________________

O que achou da lista? Concorda ou discorda com alguma posição?

alphace-verde
alphace-verde
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque