Por que a velocidade do SSD do PS5 pode não ter tanto impacto quanto você pensa

Por que a velocidade do SSD do PS5 pode não ter tanto impacto quanto você pensa

O SSD do PS5 sendo mais rápido e a GPU do SX sendo mais rápida são dois lados da mesma moeda
#Artigos Publicado por Char, em

Tanto a Microsoft quanto a Sony têm feito muito barulho sobre suas soluções de armazenamento de console da nona geração. O PlayStation 5 e o Xbox Series X estão configurados para oferecer o armazenamento mais rápido que já vimos em um console até o momento. No caso do PlayStation 5, seu SSD de 5,5 GB/s é realmente mais rápido do que qualquer outro drive NVMe disponível no mercado atualmente, incluindo as novas peças do PCIe 4.0.

Os desenvolvedores têm falado sobre maneiras pelas quais o armazenamento SSD de alta velocidade pode ser aproveitado para oferecer melhores experiências. Muito do que ouvimos é sobre jogos de mundo aberto e a rapidez com que o armazenamento SSD minimiza o tempo de carregamento, aparece e possibilita o dimensionamento de LODs em tempo real. A Epic, em particular, mostrou exatamente isso com sua demo de tecnologia Unreal 5 Nanite, sobre o que parece ser o hardware do PlayStation 5.

O PlayStation 5 inegavelmente desfruta de uma grande vantagem em termos de taxa de transferência bruta de SSD. Estamos analisando uma peça de 5,5 GB/s em comparação com o Xbox Series X, que vem com um SSD de 2,4 GB/s. Normalmente, quando se trata de hardware de console, um aumento de 100% nos recursos tende a significar uma diferença notável no jogo. O PlayStation 4, por exemplo, possui uma GPU 50% mais rápida que o Xbox One. Isso permitiu que os desenvolvedores rodassem uma grande quantidade de títulos no PlayStation 4 em 1080p ou, na pior das hipóteses, em 900p, enquanto os proprietários do Xbox One tinham que se contentar com o rendimento de baixa resolução. As diferenças nas capacidades de CPU entre o PlayStation 4 e o PlayStation 4 Pro fizeram com que certos jogos como Fallout 4 tivessem um desempenho notavelmente melhor, apesar de apenas um aumento de 33% nos recursos de CPU.

WHIzTFpiWndmNEk=

Nesse cenário, você espera que um aumento de 100% na taxa de transferência de SSD (a diferença entre as soluções de SSD do PlayStation 5 e Xbox Series X) tenha um impacto mensurável no desempenho. E, lendo nas entrelinhas, olhando o quanto a Sony está empurrando o SSD de 5,5 GB/s como USP para o console, você pode até assumir que um SSD mais rápido poderia compensar a GPU com menos Teraflops do PlayStation 5 (em comparação com o Xbox Série X).

A verdade é que estamos lidando com uma situação complexa e, até vermos jogos da nona geração em ação, não saberemos até que ponto o SSD do PlayStation 5 fará a diferença. Até o momento, os desenvolvedores alavancaram a produtividade e paradigmas centrados no armazenamento em disco rígido de 5400 RPM que fornece um pouco mais de 100 MB/s de taxa de transferência de I/ O. No entanto, mesmo na ausência de jogos de console de última geração para testar, é possível fazer algumas previsões razoáveis ​​sobre quanto o desempenho do SSD será importante. A falta disso? O SSD do PlayStation 5 provavelmente será aproveitado para fazer algumas coisas interessantes que os desenvolvedores que trabalham no Series podem ter problemas para executar. No entanto, em geral, a qualidade e o desempenho da imagem ainda serão amplamente ditados pelo desempenho da CPU e da GPU. E nessas áreas, o console da Microsoft mantém vantagens consideráveis.

O que exatamente o armazenamento faz?

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wMy9wczUtc3NkLnBuZw==

Como o nome sugere, os dispositivos de armazenamento servem para armazenar dados que não estão em uso no momento. O armazenamento do computador, esteja você falando de um disco rígido de 5400 RPM ou de um SSD de 5,5 GB/s, não está diretamente conectado à CPU. Quando um programa precisa de algo armazenado, os dados são copiados para a RAM. Como a RAM armazena dados atualmente em uso e porque a CPU solicita dados da memória RAM, a velocidade da RAM tem um impacto mensurável no desempenho do jogo.

Quanto mais lenta a RAM, menos dados a CPU pode lidar. Em um PC moderno, diminuir para a velocidade de RAM DDR3 single-channel é suficiente para transformar alguns jogos em uma bagunça completa. Em consoles com conjuntos de memórias comuns, a RAM tende a ser muito mais rápida, pois também trabalha como VRAM. Isso é muito, muito, muito mais rápido que o armazenamento SSD mais rápido disponível no mercado. Além disso, a latência - ou o tempo necessário para que uma operação ocorra - é uma ordem de magnitude menor na RAM do que no armazenamento: microssegundos em vez de milissegundos.

O desempenho não é escalável com a taxa de transferência de armazenamento

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uY29sbGlkZXIuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA0L3BsYXlzdGF0aW9uLTUtY29udHJvbGxlci1zY2FsZWQuanBn

O armazenamento, mesmo o armazenamento super-rápido, atua como um reservatório. A menos que seja tão lento que recursos adicionais não sejam totalmente carregados durante o tempo de carregamento de um jogo, o armazenamento não terá um impacto real no desempenho no jogo. É possível executar muitos jogos modernos em dispositivos de armazenamento com uma fração de uma fração da taxa de transferência do SSD do PlayStation 5. Por exemplo, tentamos executar um RPG de mundo aberto com bastante carregamento de um disco rígido externo USB conectado a uma porta USB 2.0. Executando na conexão USB 2.0, o disco rígido externo é entregue em um nível inferior a 60 MB/s de taxa de transferência. Para colocar as coisas em perspectiva, é mais lento que uma conexão de Internet Gigabit. Ainda assim, apesar da taxa de transferência de armazenamento lenta, o jogo corre razoavelmente bem, embora com soluços de carregamento adicionais aqui e ali. Fundamentalmente, a taxa de quadros média não é substancialmente diferente de quando rodamos o mesmo jogo em um SSD NVMe de 2,3 GB/s com quase 50 vezes a taxa de transferência de I/O.

Ainda há maneiras de os desenvolvedores aproveitarem o armazenamento rápido

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBjbWFnLmNvbS9pbWFnZXJ5L2FydGljbGVzLzA2RE10YWIxQTQ5ckZnaDNSbk81Ulh0LTIuLnZfMTU4OTIwOTkzNi5qcGc=

Uma informação interessante sobre os recursos de armazenamento SSD do PS5 é um petisco da Insomniac Games. Os desenvolvedores do Spiderman de 2018 no PlayStation 4 mencionaram que o armazenamento SSD ajuda a reduzir o número de assets que precisam residir na RAM. Os tempos de busca no armazenamento típico de HDD podem chegar a 20-30 ms, o que é maior que um quadro de 16,66 ms no jogo. A latência em SSDs é muito, muito menor. Isso significa que muitos objetos podem ser carregados do SSD para a RAM on-the-fly, sem afetar a experiência do usuário. No entanto, novamente, a diferença de recursos entre o PlayStation 5 e o Xbox Series X é em grande parte um ponto discutível aqui. Ambos os consoles têm armazenamento rápido o suficiente para permitir que os desenvolvedores troquem assets dentro e fora da memória dentro do tempo de conclusão para um único quadro. Ambos também são evidentemente rápidos o suficiente para permitir a funcionalidade de "quick resume".

A Epic mencionou que os LODs gerados com sua tecnologia Nanite seriam dimensionados com base na taxa de transferência de armazenamento. Eles não especificaram exatamente como. Mas a redação de suas mensagens - indicando diferentes resultados em dispositivos móveis, consoles e outros locais - sugere que o dimensionamento será de natureza hierárquica, com SSDs NVMe de todos os tipos se beneficiando da experiência de ponta. Como qualquer SSD NVMe pode carregar dados muito mais rapidamente do que o sistema leva para renderizar um quadro, o Xbox Series X não está exatamente em desvantagem. É rápido o suficiente para que algo mais não importe.

Conclusão

Seria fácil tirar conclusões simples em preto e branco sobre os SSDs e seu impacto nos jogos da nona geração. "O SSD do PlayStation 5 é mais rápido" e "O GPU do Xbox Series X é mais rápido" são dois lados da mesma moeda. Na verdade, não sabemos se os desenvolvedores da próxima geração aproveitarão ou não o armazenamento SSD. Isso resultará em algumas melhorias? Definitivamente, e as telas de carregamento estarão no topo da lista. Mas isso causará uma disparidade de gráficos entre o PlayStation 5 e o Xbox Series X? Pode, mas simplesmente não sabe, no momento.

Fonte: Gamingbolt
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque