Playstation 5 terá solução específica para compressão de texturas

Playstation 5 terá solução específica para compressão de texturas

Rad Game Tools anuncia o Oodle Texture. Sony adquiriu licenças para todos os devs de PS4/PS5.
#Tecnologia Publicado por ☠ Ayrton Senna, em

As especificações tanto de Playstation 5 quanto do Xbox Series X contém um hardware dedicado para realizar compressão/descompressão de dados entre o SSD e a RAM. Este processo basicamente faz uma compressão dos dados buscados no SSD, e realiza descompressão dos mesmos na RAM usando tal hardware dedicado. No caso do Playstation 5, foi divulgado o uso do Oodle Kraken, uma solução geral para qualquer tipo de dado. Já no caso do Xbox Series X, foi divulgado o uso do Zlib como solução geral, e o BCPack como uma solução específica para as texturas do jogo.

Após esta divulgação, muito se discutiu sobre o Xbox Series X possuir uma melhor solução de compressão, devido ao BCpack ter melhor performance em compressão de texturas, que representa uma parcela considerável dos assets de um jogo. Os números mostram isso, já que no Xbox Series X, uma informação é lida no SSD a cerca de 2.4GB/s e disponível na RAM a cerca de 4.8GB/s, com performance geral em torno de 50% de compressão. Já no caso do Playstation 5, a informação é lida no SSD a 5.5GB/s e disponível na RAM a cerca de 9GB/s, com performance geral em torno de 39% de compressão.

Com isso, recentemente a Rad Game Tools divulgou sua nova SDK para compressão apenas de texturas, chamada Oodle Texture RDO. Como explicado via twitter, e com exemplos no site http://www.radgametools.com/oodletextureexamples.htm, essa SDK basicamente é uma camada que atua sobre um compressor compatível como Kraken ou Zlib, atuando especificamente sobre texturas, podendo reduzir até pela metade o tamanho das texturas da GPU em um processo de compressão. Desta forma, pode operar tanto no Playstation 5 quanto no Xbox Series X (neste caso, substituindo o BCPack caso a Microsoft assim o queira).

Como a Sony já usa a solução Oodle Kraken em seu Hardware dedicado, aproveitou e adquiriu licenças Oodle Texture para todos os jogos a serem feitos tanto para PS4 quanto PS5. Desta forma, espera-se que o processo de compressão seja mais eficiente, possivelmente atingindo resultados ainda superiores aos 9GB/s divulgados para o Kraken.

Apresentando Oodle Texture, o mais recente produto de compressão da família Oodle! Oodle Texture é um pré-condicionamento para os formatos de textura BC1-BC7 (também conhecido como supercompressão)!

A grosso modo, o Oodle Texture pode reduzir pela metade o tamanho das texturas da sua GPU com qualquer compressor LZ (como Oodle Kraken ou ZLIB)!

Oodle Texture está disponível para todas as plataformas compatíveis com BCn: PS4, PS5, Xbox, Switch, Windows, Mac e Linux.

Graciosamente, a Sony obteve uma licença do Oodle Texture para todos os desenvolvedores de PS4 e PS5! No PS4 ou PS5, você pode usar o Oodle Texture para converter o formato GCN da Sony !! E, claro, tudo funciona incrivelmente com o decodificador Kraken de hardware interno do PS5.

E o Oodle Texture também funciona incrivelmente com outros compressores LZ; portanto, as plataformas com hardware ZLIB ou outros formatos de wrapper BCn funcionarão muito bem! Adoramos todos os consoles da RAD e esperamos que os desenvolvedores usem o Oodle Texture em qualquer lugar - é tão bom assim.
Fonte 1: Radgametools
Fonte 2: Twitter
☠ Ayrton Senna
☠ Ayrton Senna #carloseduardocd

River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque