Os melhores plot twists dos games

Os melhores plot twists dos games

"Então quer dizer que o protagonista na verdade era... não é possível."
#Descontração Publicado por el_asesino, em

Jogos foram (e são) criados por um motivo: nos divertir. E nós podemos adorar novas fases, quebra-cabeças desafiantes e boa jogabilidade, mas, se tem uma coisa que nos dá uma imersão maravilhosa, são histórias fantásticas.

E, para uma história ser boa, não é obrigatório ter aquela reviravolta que chamamos de plot twist. Mas, se tem, é melhor: a sensação quando você percebe a surpresa e fica parado com cara de bobo é indescritível. Por isso listamos aqui 13 plot twists que nos deram esse momento único.

AVISO
SPOILERS ABAIXO

13) Infamous

MmZOaEQyLTlJTHM=

O plot: Em Infamous, você controla o protagonista Cole MacGrath, um ciclista vítima de uma explosão que devasta vários blocos da cidade fictícia de Empire City. Com a explosão a cidade mergulha num caos, enquanto Cole descobre que ganhou super poderes, baseados em eletricidade.

O twist: O primeiro twist é um verdadeiro chute nos sentimentos, quando o antagonista Kessler mata sua namorada. Mas a segunda grande reviravolta na trama está na batalha final com Kessler. Você descobre, para nossa grande surpresa, que Kessler é realmente uma versão futura de você que viajou no tempo para lhe conceder seus superpoders mais cedo do que o planejado originalmente. O objetivo final é torná-lo mais poderoso do que Kessler agora, eventualmente. É um pouco confusa, mas é uma ótima reviravolta e configuração para a sequência em que você vai atrás de Kessler de uma vez por todas.

12) Red Dead Redemption

VlUxdmJQYm05cjQ=

O plot: O jogo se passa em 1911 durante o declínio do Velho Oeste e segue a história de John Marston, um antigo fora da lei cuja esposa e filho foram tomados como reféns pelo governo para forçá-lo a trabalhar como seu pistoleiro contratado. Sem escolhas, Marston parte em uma jornada para levar três membros de sua antiga gangue até a justiça.

O twist: A parte horrível da reviravolta na história de Red Dead Redemption foi que você pensou que todos viveriam felizes para sempre. Nosso herói John Marston conseguiu fechar seu acordo com Ross e voltou ao rancho onde sua esposa Abigail e seu filho Jack estão esperando. No entanto, apesar da promessa de John sair da vida de bandido para sempre, ele recebeu um ataque surpresa de uma força combinada de homens da lei, soldados e agentes do governo liderados por Ross. Ele consegue afastar várias ondas de invasores e proteger sua família, mas, assim como você pensa que tudo está em alta, ele é baleado várias vezes por Ross e seus homens. Não é exatamente o final ao estilo Disney que esperávamos mas ainda assim é espetacular.

11) Dead Space

eFJTLTItb005SDg=

O plot: O jogo mostra Isaac Clarke, um engenheiro que, após ficar preso em uma nave de grande porte, tem de enfrentar uma infestação alienígena causada por um tipo de vírus.

O twist: Isaac diz ter aceitado a missão de reparo por sua experiência no assunto, sendo que o real motivo era ter recebido uma mensagem de sua ex-namorada, Nicole, antes de a nave perder a comunicação. Acontece que Nicole estava morta o tempo todo. Mais um papel de trouxa com relacionamentos, não é mesmo Isaac?

10) Resident Evil

QkVWVFdjUWgxZjA=

O plot: Um dos primeiros jogos de terror de fato, este clássico da década de 90 se tornou uma febre rapidamente. O jogo conta com dois personagens jogáveis (Jill e Chris) que são membros da equipe policial S.T.A.R.S., cujo chefe é Albert Wesker. O time vai a uma mansão no meio das montanhas para investigar um caso de assassinato envolvendo canibalismo. Lá, eles encontram um monte de zumbis e precisam escapar com vida.

O twist: Se você já jogou algum dos novos jogos da série, ou mesmo Marvel vs. Capcom, não vai ser surpresa nenhuma saber que Albert Wesker é o vilão. No final do jogo, é revelado que ele é um agente duplo trabalhando também para a Umbrella Corporation, a empresa maligna que criou o vírus que contaminou todo mundo.

9) Spec Ops: The Line

LWI3VGFMamRYTWM=

O plot: Se você deseja jogar um jogo que realmente mostre a realidade de uma guerra, Spec Ops: The Line é uma pedida certa. Você controla Walker, um líder de um esquadrão que tem a missão de ir para Dubai resgatar sobreviventes de várias tempestades de areia que tomaram a cidade. Parece simples não é?

O twist: Não, não é nada simples. Walker na verdade está louco. O jogo te diz que a missão é resgatar sobreviventes e um grupo de soldados perdidos. Acontece que o líder desses soldados é você. E não existe missão nenhuma de resgate. Em certo momento do jogo, você encontra um morteiro dando sopa e alguns inimigos na sua frente, então por que não usar? O problema é que não são inimigos, e sim civis e soldados protegendo-os, e todos são mortos por Walker. Uma breve sensação de lucidez mostra a "cagada" que ele fez e o melhor jeito de não parecer culpado é dizer que foram ordens de Konrad (um soldado que foi para Dubai e nunca mais deu notícias) em seu rádio. Na verdade, o rádio estava quebrado e Konrad morto. WHAT?

8) Star Wars: Knights of the Old Republic

eGM2ZURGb2JKWGc=

O plot: Você é um Jedi e acorda sem memória de nada e sem nem mesmo saber quem é você. Mas você é um Jedi, então vai enfrentar os Siths malvadões nessa galáxia muito louca, não é mesmo?

O twist: Seria, se você na verdade não fosse o pior Sith de todos, Darth Revan. Tenso!

7) Super Mario Bros. 2

SVBYdGlyNjVwNDA=

O plot: A história do jogo não é inovadora. Bowser sequestrou a Princesa Peach e cabe ao encanador mais famoso do mundo resgatá-la novamente e salvar o Reino Cogumelo.

O twist: Sim, Mario também pode ter plot twist. O jogo na verdade é um sonho de Mario. Pode parecer algo besta, mas faz sentido nesse mundo psicodélico, né? Já imaginou se The Walking Dead revelasse isso também?

6) Silent Hill 2

YnZwVHNYSFFJMGc=

O plot: Silent Hill é uma franquia de terror psicológico e que geralmente apresenta histórias maravilhosas recheadas de detalhes. E Silent Hill 2 é o melhor jogo da franquia no quesito história. James recebe a notícia de que sua esposa está viva – adivinha em qual cidade? Com isso, ele parte para Silent Hill em busca da mulher.

O twist: Ao chegar à cidade, James encontra vários tipos de monstros, e o mais legal é que todos eles têm um significado na psique do protagonista. São muitos dos desejos sexuais frustrados que ele tinha. E a grande surpresa? Foi o próprio James que matou sua esposa. Ele caiu no conto da esposa viva e se surpreendeu com o que a cidade de Silent Hill consegue fazer com o psicológico de qualquer um.

5) Bioshock

OGRMMWt6Nm9qb1E=

O plot: Você controla Jack, que, após ser o único sobrevivente de um acidente de avião no oceano, encontra um farol e vai em direção a ele. Ao investigar o farol, ele encontra uma cápsula que o leva para Rapture, uma cidade no fundo do mar controlada por Andrew Ryan, um magnata visionário que decidiu criar a cidade para que mentes brilhantes pudessem viver sem a interferência de uma religião. Porém, quando Jack chega, a cidade está arrasada por uma revolta civil e Jack precisa sair de lá o quanto antes. Para isso, ele tem a ajuda de Atlas, um revolucionário que o guia por Rapture.

O twist: Você acredita em destino ou predestinação? Jack deveria. Nada que ele viveu existiu, todas as memórias dele foram implantadas e por um motivo. Ele é filho de Andrew Ryan com uma amante e passou por vários testes e experiências para poder servir de escravo. Então Atlas (que na verdade é Frank Fontaine, líder da oposição contra Ryan) aproveita esse recurso e começa a manipular Jack para matar seu próprio pai.

4) Metroid

bGRpRFl2R3ZIem8=

O plot: Neste clássico da década de 80, inspirado no filme Alien, você é um aventureiro que explora as cavernas do planeta Zebes para impedir uma invasão espacial.

O twist: Quer descobrir o quão podemos ser sexistas? O jogo, em nenhum momento, diz o gênero de Samus, mas é natural pensar que se trata de um homem, pois todos os protagonistas de games sempre eram. Mas, no final do jogo, descobrimos que Samus, na verdade, é uma mulher. Hoje não é mais segredo para ninguém, afinal já são trinta anos desde seu lançamento, mas mesmo assim foi um soco no estômago de muitos.

3) Heavy Rain

bmhkZkJJaDRYRlE=

O plot: Você controla quatro personagens distintos, todos envolvidos com o Origami Killer, um assassino que afoga suas vítimas. O objetivo do jogo é descobrir quem é o assassino. Há vários momentos de tirar o fôlego e nós nos emocionarmos com as perdas e o suspense de quem seria o vilão. Até ficarmos chocados ao descobrir que ele é...

O twist:: ...Scott Shelby, um dos personagens jogáveis. Curiosamente, o nosso detetive parecia bastante focado em descobrir a identidade do assassino. O mais legal é que, como o jogo é focado nas escolhas do jogador, podemos pelo menos definir a motivação de Scott.

2) Bioshock Infinite

M0g3b3V6WE1sNHM=

O plot: Temos Bioshock novamente na lista. A história agora é centrada em Booker DeWitt, um ex-agente viciado em bebidas alcoólicas e deprimido pela perda de sua filha Anna. Ele parece ter uma dívida a ser paga e, para conseguir o dinheiro, aceita uma proposta de resgatar uma mulher chamada Elizabeth, presa em Columbia (dessa vez, a cidade é flutuante), onde é controlada por um líder religioso que se denominou como o Profeta.

O twist: Quer explodir sua cabeça? Booker na verdade é o Profeta em uma realidade paralela e Elizabeth é sua filha Anna que foi entregue para ele mesmo em outra dimensão. Há muito mais perguntas a serem respondidas no decorrer nesse jogo fantástico, mas a sensação quando se termina é só uma mesmo:

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdXBlci5hYnJpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDcvbWluZGJsb3duLmdpZg==

1) Braid

T2lHVTBHWFFkS0E=

O plot: O seu enredo, quando apresentado de forma básica, consiste no protagonista chamado Tim partindo em uma jornada em resgate de uma princesa que teria caído nas mãos de um monstro (lembra algum outro jogo?).

O twist: Durante o gameplay você pode achar que está diante de algo já convencional no gênero plataforma, mas quando você chega ao final do jogo, descobre que não está realmente tentando salvar a princesa, ela está tentando se afastar de nós. Somos um perseguidor horrível e nunca soubemos. No entanto, não se trata apenas das tendências possessivas de Tim, há outra camada na história. Existe uma teoria de que a princesa é na verdade uma bomba atômica e a história é realmente uma visão em sua mente, onde ele deseja retomar seu envolvimento nas bombas atômicas lançadas em Nagasaki e Hiroshima. Essa é a mente incrível de Jonathan Blow para você.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5naXBoeS5jb20vbWVkaWEvWEFCVFZvclZPRGRkdS9naXBoeS5naWY=

Achou que faltou mais alguma reviravolta nessa lista? Comente aí embaixo.

Fonte 1: Super
Fonte 2: Digitalspy
el_asesino
el_asesino

"As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta." – Santo Agostinho

Moderador do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,