Nintendo ameaça processar soldador

Nintendo ameaça processar soldador

"Tudo o que estou fazendo é colocar a solda", diz o soldador, que não vende os chips
#Tecnologia Publicado por Char, em

No mês passado, a Nintendo foi ao tribunal em um esforço para impedir que os varejistas vendessem uma linha futura de chips internos, que a empresa afirma permitir e incentivar a pirataria. Agora, a Nintendo está expandindo seus esforços enviando uma carta de cessação e desistência para uma empresa que simplesmente oferece a instalação desses chips obtidos em outros lugares.

A Logistics Consulting LLC, com sede em Connecticut, ofereceu um "Serviço de Chip Mod para Nintendo Switch SX CORE SX LITE" em seu site por algumas semanas, segundo o fundador Ben Van Rheen. Conforme observado no site, a oferta de US$ 60 é "NÃO para a compra do mod Nintendo Switch SX CORE ou SX LITE. Nós não fazemos o mod ou vendemos o mod, apenas o serviço de instalação".

A oferta foi suspensa, de acordo com a página, já que a Logistics "está atualmente conversando com a Nintendo e seus advogados de Nova York".

"A Nintendo não tolerará uma conduta tão flagrante e ilegal"

Em uma carta de cessação (interrupção) e desistência enviada em nome da Nintendo, datada de 12 de junho e obtida pela Ars Technica, a advogada da Jenner & Block, Alison Stein, argumenta que o serviço de instalação da Logistics viola as cláusulas anti-evasão e antitráfico da Digital Millennium Copyright Act.

Através do serviço mod que você oferece, você literalmente abre o Nintendo Switch de um cliente e depois solda o SX Core e o SX Lite no console, escreve Stein. Ao oferecer ao público um serviço de instalação para os modchips, você está oferecendo um serviço projetado principalmente para burlar as medidas da Nintendo e, assim, violar o DMCA.

A página da Logistics anteriormente estava vinculada a fornecedores externos que estavam dispostos a vender os modchips SX da Team Xecutor, que permitem a instalação de um firmware personalizado, que habilita a pirataria, a partir de um cartão SD. Mas esses links foram removidos quando os fornecedores externos "cancelaram e reembolsaram as encomendas presumivelmente por intervenção da Nintendo", de acordo com a página da Logistics. Os advogados da Nintendo citam esses links e sua remoção como evidência de que a Logistics estava "ciente da natureza ilegal de toda a sua operação".

Você está ciente de que meu cliente entrou com uma ação contra certos revendedores desses modchips e está ciente de que certos revendedores cancelaram pedidos para os modchips e reembolsaram seus clientes, e ainda assim você continua a fornecer um serviço para instalar esses mesmos modchips no Nintendo Switch consoles, continua a carta. A Nintendo não tolerará uma conduta tão flagrante e ilegal.

Pedida para comentar, Jenner & Block direcionou a Ars Technica de volta à Nintendo.

A Nintendo protege consistentemente os trabalhos criativos de desenvolvedores e editores de jogos que gastam tempo e esforço significativos para criar experiências divertidas, disse a Nintendo of America em comunicado à Ars Technica. A Nintendo é apaixonada por proteger essas ideias criativas e reforçará vigorosamente seus direitos de propriedade intelectual para permitir a entrega contínua de experiências de entretenimento únicas e originais a nossos consumidores.

"Tudo o que estou fazendo é colocar a solda"

Van Rheen, que disse que repara eletrônicos como hobby desde os 12 anos, iniciou a Logistics em 2010 como uma empresa de reparo de computadores com duas pessoas, administrada por ele e sua esposa. Os serviços de modificação para sistemas que vão do PS1 ao GameCube representam apenas 5 a 10% dos negócios da empresa, disse ele à Ars.

Cerca de 20 pessoas encomendaram o serviço de instalação de modchip Switch da Logistics nas duas semanas em que esteve disponível, disse Van Rheen. Nenhuma dessas instalações foi realmente executada, disse Van Rheen, enquanto se aguarda a entrega real dos chips por outros.

Embora os compradores possam instalar a linha modchip SX, Van Rheen disse que seu serviço é para pessoas que podem não ter a experiência ou as ferramentas necessárias para esse processo bastante envolvido.

Se você está apenas começando a soldar, eu não recomendaria porque é muito pequeno, disse ele a Ars. Não acho difícil, mas para alguém que nunca fez isso antes... existem 20 pinos que você precisa alinhar [e soldar].

"Você pode comprar uma faca - ela tem a capacidade de matar alguém ou pode ser usada para cortar cebolas"

Depois de receber a carta de cessar-e-desistir e conversar com a representação legal da Nintendo, Van Rheen disse que ainda está buscando mais informações sobre a legalidade de seu serviço.

[A advogada] não entraria na lei que eu violei, ela continuou se referindo à carta, disse Van Rheen a Ars. Eu disse: 'Eu li a carta, entendo seu ponto de vista, mas como isso está violando a lei?' [Eles disseram:] 'Você está contornando os direitos autorais' e eu fico tipo: 'Tudo o que estou fazendo é colocar a solda, como isso está quebrando os direitos autorais?'

Embora Van Rheen tenha dito que entende o potencial do chip SX para habilitar jogos pirateados, seu principal interesse no dispositivo é a capacidade de permitir que os jogadores exportem os dados salvos para um cartão SD externo.

Meu argumento para a existência deste dispositivo é que ele permite exportar seus jogos salvos, enquanto o Nintendo Switch normal não, disse ele a Ars. Você precisa assinar o serviço da Nintendo [para economizar na nuvem] ou está pronto.
Conseguindo obter seus dados pessoais do dispositivo, acho que é [uma exceção] anulada [no DMCA], acrescentou. Eu não sou advogado, estou apenas seguindo argumentos baseados em lógica.

No que diz respeito à pirataria, "não é como se a coisa viesse com todos os jogos", disse ele.

Você precisa carregar os jogos em um cartão SD. Não é como se eu estivesse vendendo para eles um cartão SD pré-carregado com todos os jogos do Nintendo Switch. Isso está além dessa linha. Isso só tem a capacidade de jogar jogos piratas. Você pode comprar uma faca - ela tem a capacidade de matar alguém ou pode ser usada para cortar cebolas.

"A Nintendo está certa..."

Além de teorias legais sobre facas, Van Rheen e outros instaladores de modchip provavelmente estão do lado errado da lei sobre esse assunto.

O DMCA é um animal meio estranho que é aprimorado e ajustado ao longo do tempo, disse Mark Methenitis, advogado de Dallas e ex-autor do blog Law of the Game. Mas mesmo com algumas das mudanças nas regras de 2015, o que estamos vendo aqui ainda é bem claro e, nesse caso, a Nintendo está certa...

"Esses chips são projetados para contornar, e o serviço para instalá-los seria 'traficar' essa tecnologia antievasão"

Evitar a venda direta dos chips em si não é relevante aqui, disse Methenitis, por causa das disposições anti-tráfico no DMCA.

A antievasão basicamente diz que você não pode burlar uma medida tecnológica projetada para proteger uma obra protegida por direitos autorais, e o anti-tráfico diz que você não pode oferecer essas tecnologias antievasão a outras pessoas, disse Methenitis. Esses chips são projetados para contornar, e o serviço para instalá-los seria 'traficar' essa tecnologia antievasão.
Eu não esperaria que a Nintendo desistisse disso, acrescentou. Eles têm um forte incentivo para atacar todas as partes da cadeia de suprimentos para esses tipos de chips, e um instalador é apenas parte dessa cadeia. Eles também têm uma longa história de perseguir esse tipo de coisa.
Se a [Nintendo é] persistente o suficiente, obviamente eu tenho que derrubá-la, disse Van Rheen sobre seus planos para o futuro. Mas ainda não consegui ver que lei está sendo violada. Posso ver se você estava vendendo o dispositivo com jogos...
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.