Rumor | Nvidia Ampere com ganhos entre 10-20% em IPC, 4x mais performance em RT, clock 2GHz e mais

Rumor | Nvidia Ampere com ganhos entre 10-20% em IPC, 4x mais performance em RT, clock 2GHz e mais

GPUs Turing podem envelhecer mal
#Tecnologia Publicado por Char, em

Novas informações relacionadas à arquitetura Ampere da NVIDIA foram reveladas por Tom, no canal do YouTube, Moore's Law is Dead, alegando ter acesso a fontes internas associadas ao lançamento. De acordo com as fontes, Turing é apenas um experimento e com a Ampere que deve oferecer um aumento de 10 a 20% no IPC, 4x o desempenho em ray tracing e clocks que podem ser facilmente empurrados para 2 GHz.

Recentemente, vimos referências à primeira máquina baseada na Ampere - a NVIDIA DGX A100 apareceu em um site de trademark. Espera-se que a DGX A100 seja alimentado pela GPU GA100, que supostamente é o die completo da Ampere. Embora a próxima palestra da NVIDIA na GTC 2020 se concentre principalmente na computação de alto desempenho (HPC), surgiu um novo vazamento que pode agradar aos possíveis proprietários de placas GeForce Ampere.

No início desta semana, Tom, do canal Moore's Law is Dead, no YouTube, disse que tinha acesso a algumas informações exclusivas relacionadas a Ampere. De acordo com Tom, a Ampere atenderá aos segmentos de HPC e de jogos e é uma evolução completa da Turing, em vez de apenas um encolhimento do die com mais núcleos RT. Ampere trará suporte para DLSS 3.0 que deve funcionar com qualquer jogo que use TAA.

Tom também cita suas fontes dizendo que a NVIDIA apresentará um NVCache que utiliza a RAM e o SSD do sistema semelhantes ao HBCC da AMD para acelerar o tempo de carregamento e otimizar o uso da VRAM. Não se espera que os aumentos de VRAM sejam muito altos, mas espere 10 GB para a RTX 3080 e 12 GB para a RTX 3080 Ti. Existe a possibilidade de que as placas GeForce possam ser fabricadas no processo de 8nm da Samsung, enquanto as variantes HPC podem seguir os 7nm da TSMC.

A informação mais interessante é que a Ampere poderia oferecer algo entre 10 e 20% de aumento de IPC em relação a Turing e dobrar os Tensor core por SM. A Ampere também oferecerá 4x o desempenho de ray tracing por tier. Tom diz que isso não necessariamente implica em 4x o número de núcleos RT físicos por SKU. No entanto, seja qual for o aumento no número de núcleos RT, podemos esperar que o ray tracing tenha muito menos impacto no desempenho nos jogos do que é hoje.

Segundo suas fontes, uma RTX 3060 deve ser capaz de fornecer um desempenho de ray tracing equivalente a RTX 2080 Ti. O desempenho de raster performance ainda é uma incógnita neste momento. Os core clocks em torno da marca de 1.900 MHz devem ser comuns, mas 2 GHz podem ser alcançados por overclocking manual. Espera-se que o consumo de energia seja menor que Turing, mas os números reais ainda não estão disponíveis.

Se as informações acima são realmente verdadeiras, o que isso significa essencialmente é que Turing não envelhecerá bem em comparação com as próximas GPUs Ampere. Aqueles que gastaram muito com as RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti de última geração podem achar que uma placa de US $ 300-350 Ampere pode muito bem oferecer um desempenho semelhante. As fontes de Tom dizem que "o que a Turing faz em RT será como a Kepler faz em DX12".

Ah, e para não esquecer, aparentemente não haverá placas GTX em toda a linha de Amperes, mesmo as placas de especificações mais baixas especuladas para apresentar pelo menos alguns núcleos RT. E uma revisão em potencial especulada de um software que agora integrará a GeForce Experience e o GeForce Control Panel também está em desenvolvimento (nota: como o software da AMD, o Radeon Software Adrenalin).

As fontes de Tom dizem que a NVIDIA provavelmente anunciará os produtos Ampere HPC durante a palestra pré-gravada da GTC 2020 com a linha de produtos GeForce devendo ser anunciada em setembro.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubm90ZWJvb2tjaGVjay5uZXQvZmlsZWFkbWluL05vdGVib29rcy9OZXdzL19uYzMvQW1wZXJlX2FyY2hpdGVjdHVyZV9kZXRhaWxzLnBuZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubm90ZWJvb2tjaGVjay5uZXQvZmlsZWFkbWluL05vdGVib29rcy9OZXdzL19uYzMvQW1wZXJlX3BlcmZvcm1hbmNlX2luZm8ucG5n

dXFpbGxVU1p2TU0=

Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,