OnePlus 8 Pro acidentalmente criou um filtro de Raio-X que permite ver através das roupas e plástico

OnePlus 8 Pro acidentalmente criou um filtro de Raio-X que permite ver através das roupas e plástico

Não é bem um raio-X, mas estaria próximo
#Tecnologia Publicado por Nightcrowley, em

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi52b3gtY2RuLmNvbS91cGxvYWRzL2Nob3J1c19pbWFnZS9pbWFnZS82NjgwMTA1Ni9vbmVfcGx1c194cmF5X2Jlbl9nZXNraW5fZml4ZWQuNS5wbmc=

Bom, lá vai um truque que nunca vimos antes em cameras de celular: a visão de raio-X. Ou, pelo menos, algo muito parecido com isso. Trata-se da nova feature do OnePlus 8 Pro, que aparentemente utiliza o sensores infravermelhos do aparelho para ver através de um subconjunto de materiais.

Se você adquiriu um OnePlus 8 Pro e quer vê com o seus próprios olhos, basta abrir o aplicativo da camera, e deslizar até o filtro para "Photochrom", e apontar para algum objeto na cor preta.

Só avisando: experimentamos o filtro por nossa conta e ele na verdade é um pouco seletivo. Ele só funciona em plasticos pretos que sejam fino e um pouco transparente sob a luz. Pense em coisas como o controle remoto das TV ao invés do plástico de uma DSLR topo de linha. Ele também pode falhar com roupas.

Este truque foi divulgado no Twitter por Ben Geskin, e desde então várias pessoas tem demostrado. També um belo vídeo do Unbox Therapy (abaixo), o qual mostra o filtro em ação, vendo através de uma Apple TV, o controle do Switch e até uma camiseta preta fina.

E como isso funciona? Tentamos um contato com a OnePlus para saber o que ele achavam, e a companhia se negou a comentar. Entretanto, parece que o processo depende dos sensores infravermelhos do celular, os quais devem capturar algum tipo de radiação invisivel ao olho humano.

Y09zeWxHcjJfaDQ=

O infravermelho fica logo acima da luz visível no espectro eletromagnético e às vezes é chamado de "radiação de calor", porque é assim que sentimos seus efeitos. O mundo está saturado no infravermelho, mas como não o vemos, geralmente não pensamos nisso. Cerca de metade da energia que chega à Terra do Sol chega em forma de infravermelho, por exemplo.

Tipos de equipamentos especiais podem capturar radiação infravermelha, incluindo óculos de visão norturna e cameras térmicas. Isso permite que você visualize através de certos materiais, já que o infravermelho passa através da luz vísivel. Um exemplo disso seria o corpo de bombeiros que utiliza cameras com este tipo de tecnologia para conseguir enxergar em prédios que estão em chamas.

Já que a maioria dos smarts começaram a incorporar sensores infravermelhos, aparentemente eles podem ser utilizados para o mesmo propósito. O TrueDepth que tem nos novos iPhone, que também utilizam luz infravermelha para escanear a sua cara para o FaceID, também podem ser modificado para visualizar através de objetos, como o desenvolvedor Guilherme Rambo demonstrou (mas para tal feito você precisa de um iPhone com jailbreak para fazer isso).

A questão que fica no ar é se isso vai gerar algum tipo de problema para o OnePlus, especialmente se este tipo de filtro for utilizado para vê através das roupas com todo problema em questão de privacidade que isso gera. No video do Unbox Therapy, parece que o filtro consegue vê através das roupas, embora em codições muito limitadas. Um usuário do Reddit confirmou a mesma coisa.

Dependendo da gravidade do problema, a One pode precisar restringir o recurso através de uma atualização de software. Afinal, houve um escândalo semelhante nos anos 90, quando a Sony foi forçada a fazer recall de uma câmera que incluía um recurso de visão noturna que também poderia ser usado para enxergar através das roupas.

Até lá, continue olhando dentro do seu controle de TV. Se você tem um 8 Pro e experimentou essa funcionalidade, compartilhe a sua experiência abaixo.

Fonte: Theverge
Nightcrowley
Nightcrowley
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque