O mundo real agora é mais ridículo do que GTA 6 poderia  satirizar

O mundo real agora é mais ridículo do que GTA 6 poderia satirizar

O que resta para GTA tirar sarro quando tudo já é tão estúpido?
#Artigos Publicado por Char, em

GTA V foi lançado nos consoles em 2013, cerca de três anos depois que a Rede Social construiu a ascensão de Mark Zuckerberg ao poder, e três anos antes do Facebook desempenhar um papel fundamental, permitindo que as informações erradas influenciassem as eleições de 2016 nos EUA. Em GTA V, o Facebook é satirizado como Lifeinvader, uma rede social onde você pode "perseguir" posts em vez de "gostar" delas. Esta piada agora parece ter aproximadamente três milhões de anos. De alguma forma, ainda era pelo menos um pouco afobado salientar que a mídia social é invasiva.

Hoje, consideramos isso um fato. Sabemos que as empresas de tecnologia veem nossos dados pessoais como um produto e que a mídia social pode fazer coisas ruins à nossa saúde mental. Essa é apenas a realidade mundana da vida cotidiana em 2020, sem entrar em detalhes. O PTSD (estresse pós-traumático) que os moderadores de conteúdo desenvolvem analisando coisas horríveis nas redes sociais, ou como eles acabam sucumbindo às teorias da conspiração. Um botão que diz "perseguir" é muito mais inocente do que as formas reais pelas quais as mídias sociais nos afetam hoje. Para quase tudo o que aconteceu nos sete anos desde que Grand Theft Auto V foi lançado, o que diabos a Rockstar pode fazer com seu próximo jogo? Como GTA 6 satiriza um mundo completamente louco?

A Rockstar não divulgou e disse que está fazendo um novo Grand Theft Auto ainda, mas está inevitavelmente chegando. Não sabemos quando e onde será definido, mas é um pouco difícil imaginar o enorme sucesso do GTA V, e especialmente a insana vaca leiteira que é GTA Online, não guiando a direção de GTA 6. Se Grand Theft Auto permanecer atual, teria que ser tão ridículo como em Saints Row para superar a realidade.

Meia década atrás, um político que usava dinheiro da campanha para comprar videogames certamente seria um personagem estúpido de GTA, que lhe deu a missão de espancar um garoto que zombou dele na Live. Agora ele é um ex-congressista americano da Califórnia. (Nota: recentemente foi sentenciado à prisão por gastar dinheiro público para gastos pessoais, entre eles, gastar em promoções da loja do Gabe Newell.)

IMAGEIGh0dHBzOi8vaS5pbWd1ci5jb20vb1VKbU81QS5qcGc=

Também estou cansado dessa besteira na área da saúde! Algum médico liberal vai me dizer que eu tenho diabetes? Eu chamo de tolices! Mentiroso, diz o primeiro interlocutor do programa Truth Seeker.

O sistema de saúde na América eram ruim em 2013 e hoje ainda é ruim, mas os verdadeiros abismos de sua maldade se tornaram cada vez mais aparentes nos últimos anos, à medida que as pessoas criam páginas do GoFundMe para pagar por operações para salvar vidas, e até o partido Democrata não está disposto a aceitar um sistema único de saúde. A piada também já vem pronta em um mundo onde muitas pessoas pensam que o COVID-19 é uma arma biológica chinesa ou de alguma forma causada por ondas de rádio do 5G.

Outras piadas nas rádio de GTA incluem: Vacinas prejudicam nossos filhos, os americanos devem falar Inglês, o governo está lendo seus pensamentos, evolução, ''os chamados especialistas". A sátira sempre tem um pouco de verdade, mas essas coisas realmente funcionam mais como piadas? O que antes era passado como ignorância ou idiotice agora se espalha diariamente pelas mídias sociais, onde os teóricos da conspiração têm sido capazes de construir enormes audiências de verdadeiros crentes.

IMAGEIGh0dHBzOi8vaS5pbWd1ci5jb20vZWw2QzNnZy5qcGc=

Nada em Grand Theft Auto poderia ser tão ridículo quanto Alex Jones, que alegou por anos o tiroteio na escola em Sandy Hook ou Pizzagate, uma teoria da conspiração que Jones ajudou a espalhar sobre Hillary Clinton, uma rede sexual infantil e uma pizzaria aleatória em Washington DC. E alguém apareceu naquela pizzaria com uma arma! Essa realidade é tão estúpida que seria engraçado, exceto que as pessoas podem se machucar, podem ser assediadas, podem ser mortas.

E não podemos anular nem as teorias da conspiração mais loucas que se possa imaginar como estupidez radical, porque o presidente dos Estados Unidos é uma das pessoas que as espalha.

O tratamento americano na pandemia do coronavírus deixou muitas coisas claras sobre a inaptidão do governo, sua priorização da economia ao longo da vida e o quanto nosso sistema de saúde está quebrado. Todos os dias parece que estamos vivendo a pior linha do tempo possível. Você poderia alegar que o senso de humor de Grand Theft Auto nunca foi sua principal atração, mas sua versão exagerada da realidade sempre foi a chave para o seu mundo aberto. Se GTA 6 tentar seguir o estilo de GTA V, com aquele sorriso bobo e apontando coisas cotidianas que são ruins, inevitavelmente sairá como um jogo falho de nossa existência totalmente destruída.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA3L2d0YS12LTAwMS5qcGc=

Até os mais recentes altos e baixos de GTA Online são um reflexo fraco dos eventos recentes. Gangues alienígenas estúpidas no GTA Online? Ainda não faz um ano que um milhão de pessoas ficaram muito empolgadas com a ideia de invadir a Área 51.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzAzL3JlZC1kZWFkLXJlZGVtcHRpb24tMi0wMDEuanBn

Para o próximo Grand Theft Auto para evitar esse destino tímido, qual deve ser a sua posição? Qual deve ser o estilo? Red Dead Redemption 2 mostra uma alternativa possível aqui - um jogo mais sério, com personagens destinados a refletir mais do que divertir. Mais O Poderoso Chefão, menos bons amigos. Talvez esse fosse o objetivo de GTA 4 e Niko Bellic, mas foi desastrado, olhando para trás. A narrativa de Niko saindo da pobreza à riqueza não combinava com a apreciação do jogo. Correr por aí com um lança foguetes meio que quebra a ilusão de seriedade.

Red Dead Redemption 2 consegue isso parcialmente porque os westerns são histórias míticas, ambientadas em uma versão romantizada de um tempo separado da realidade e da modernidade. Mesmo cheio de conceitos ocidentais, não é uma sátira. Talvez seja a hora de GTA voltar à história mais uma vez, voltando aos anos 60 ou 70 a qualquer momento e lugar sub-representado nos videogames. Como seria um set de GTA em Detroit? Ou Atlanta? Nashville? Boston?

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9LdHQ4eFl6LmpwZw==

Mafia III mostrou como as histórias de crimes poderiam ter uma aparência diferente das mesmas cidades e períodos de tempo que já vimos centenas de vezes antes. Da mesma forma que foi emocionante ver Assassin's Creed retratando diferentes épocas em detalhes bem aplicados no mundo aberto, seria emocionante ver GTA nos colocar em um momento específico, em uma cidade nunca retratada com os detalhes perfeccionistas da Rockstar. Mesmo que o GTA 6 permaneça nos dias de hoje, ele pode ter algo a dizer, concentrando-se em lugares e pessoas sub-representadas nos jogos.

Não importa quando e onde estiver definido, Grand Theft Auto 6 terá que dizer algo diferente de ''Ha, veja como hoje é burro!'' - porque é algo que definitivamente já sabemos.

Fonte: Pcgamer
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,