Digital Foundry: Call of Duty Modern Warfare 2 Remastered no Xbox é suave, liso e polido

Digital Foundry: Call of Duty Modern Warfare 2 Remastered no Xbox é suave, liso e polido

Mas o Xbox One X está subutilizado?
#Artigos Publicado por ☠ Ayrton Senna, em

Um mês depois de seu lançamento no PlayStation 4, a remasterização da campanha de Call of Duty Modern Warfare 2 chegou ao Xbox One e PC. Com o desenvolvimento feito pela empresa Beenox, o jogo apresenta novos trabalhos de textura, iluminação e efeitos pós-processo, todos fornecidos por uma ramificação mais avançada do mecanismo de Call of Duty: Advanced Warfare. Talvez tanto no remake quanto na remasterização, o jogo respeite a visão original da Infinity Ward, enquanto moderniza o jogo para a geração atual. Do nosso ponto de vista, foi um sucesso no PlayStation 4, e a versão Xbox One é tão boa - ainda que pouco ambiciosa quando se trata de tirar o máximo proveito do Xbox One X.

Ainda assim, pelo menos na verdade há suporte para a máquina aprimorada da Microsoft (Xbox One X). Olhando para a primeira remasterização de Modern Warfare de 2016, o jogo nunca se beneficiou de nenhum tipo de aprimoramento específico. As únicas vantagens vieram das melhorias inerentes à retro-compatibilidade do nível de hardware, o que significa melhor desempenho e resolução dinâmica que garante o nível superior de 1920x1080. Ainda é o caso até hoje, mas, crucialmente, o Modern Warfare 2 Remastered oferece um modo de resolução mais alta no Xbox One X.

Os números falam por si. No Xbox One X, você obtém uma resolução nativa de 2880x1620 - ou 75% em cada eixo (2880 = 75% de 3840 pixels, 1620 = 75% de 2160 pixels). Tanto quanto eu testei, também está completamente fixo a esse valor, sem quedas durante o carregamento. Curiosamente, o PlayStation 4 Pro oferece exatamente a mesma contagem de pixels, por isso não há razão para sugerir que o Xbox One X possa estar subutilizado aqui. Não se engane, o jogo ainda parece impressionante - especialmente quando jogado com HDR - mas os números e as comparações com o PS4 Pro sugerem que a máquina da Microsoft poderia ter entregue mais.

U3VLYnFvWnJObFk=

Ao conferir o modelo base (Xbox One S), previsivelmente, não é tão lisonjeiro, combinando de perto com o remaster original do Modern Warfare. Um 1080p nativo é o melhor caso, mas, como na oferta anterior de 2016, é uma solução dinâmica que fica abaixo disso. A maioria das fotos em qualquer batalha ao ar livre se concentra em uma figura mais baixa, ajustando o eixo horizontal conforme necessário (a vertical é sempre 1080p). Por exemplo, a batalha de abertura do outro lado da ponte é densa com IA, transparências e grandes distâncias de tração - empurrando o renderizador para 1404x1080. Esse é o número mais baixo que eu encontrei até agora, mas potencialmente poderia cair abaixo. Da mesma forma, o nível Gulag no final do jogo, com sua dramática passagem pela fumaça, realmente prejudica o Xbox One base em qualidade de imagem, e o desempenho também pode cair.

Principalmente, a diferença entre o 1080p dinâmico do Xbox One S e o 1620p do Xbox One X aparece na distância (objetos mais distantes na tela). Detalhes finos de subpixels, como a grade em cercas, ficam invisíveis no modelo base, simplesmente porque não há pixels suficientes para resolvê-lo. Isso é o pior de tudo. As comparações também mostram que a filtragem de textura diminui a qualidade em comparação ao Xbox One X, e, assim como as comparações entre PS4 e PS4 Pro, também há uma queda na renderização de sombras. Você pode esperar mais pontilhamento nos contornos das sombras no Xbox One base, mas é difícil perceber quando está abaixo da resolução. Caso contrário, não há muito mais contornos ali.

Em termos de desempenho, o excesso de poder do Xbox One X oferece 60 quadros por segundo mais constantes em comparação com a versão do PlayStation 4 Pro, mas não é o suficiente para fazer muita diferença na experiência como um todo. Curiosamente, o 1080p dinâmico no Xbox One S - em combinação com um v-sync adaptável que pode introduzir um pequeno tearing na parte superior da tela - pode ver áreas do jogo em que o Xbox One S supera o equivalente da Sony. Mais uma vez, é mais uma técnica curiosa do que qualquer grande diferença. No final das contas, o desempenho é mais sólido do que eu esperava. Considerando a ambição da campanha de Modern Warfare 2 ao lado da original, isso poderia ter desafogado o console base. Há mais poder de fogo na tela, é mais bombástico, exagerado e, no entanto, tudo é mantido razoavelmente sob controle, se você estiver no Xbox One ou PlayStation 4.

Por fim, Modern Warfare 2 Remastered é um jogo sólido em todos os sistemas - há apenas a sensação de que o Xbox One X poderia ter proporcionado mais. Realmente, repetindo isso um mês após o jogo PS4, é a ausência de multiplayer que ainda é muito marcante. Mesmo Spec Ops seria uma boa adição, mas entregar uma remasterização de COD sem a área do jogo em que os fãs afundaram mais horas parece uma oportunidade perdida - especialmente quando a qualidade da remasterização da campanha demonstra o nível de cuidado e dedicou-se a atenção para atualizar este lançamento clássico para o hardware moderno.

Fonte: Eurogamer
☠ Ayrton Senna
☠ Ayrton Senna #carloseduardocd

River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,