Cyberpunk 2077 é responsável pelo grande ressurgimento do gênero

Cyberpunk 2077 é responsável pelo grande ressurgimento do gênero

Cyberpunk saiu do mainstream há muito tempo atrás...
#Artigos Publicado por Char, em

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMwLmdhbWVyYW50aW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDUvY3liZXJwdW5rLTIwNzctcmVzdXJnZW5jZS1nZW5yZS1pbmZsdWVuY2UtaGVhZGVyLmpwZw==

Observe quantos novos projetos inspirados em cyberpunk começaram a aparecer após o anúncio de Cyberpunk 2077. Certamente, a CD Projekt Red certamente não inventou o subgênero do cyberpunk, pois havia muitos outros jogos antes dele. Ao mesmo tempo, o próximo RPG ajudou a trazer os jogos de cyberpunk de volta ao mainstream. Somente em 2020, já existem vários projetos de cyberpunk confirmados chegando aos consoles atuais/da próxima geração e PC.

Por um tempo, pareceu que a mídia inspirada no cyberpunk havia se tornado um clichê e acabou abandonando a cultura pop por um longo tempo. Costuma-se argumentar que o cyberpunk como um todo era apenas uma subcultura que teve seu breve momento antes de se estender para além de dizer um oi. E com essa exclusão gradual, os jogos cyberpunk tinham ainda menos chances de serem desenvolvidos por esse motivo. Agora, com Cyberpunk 2077 ganhando grande força, um micro-ressurgimento do gênero cyberpunk começou nos jogos.

O ápice dos jogos Cyberpunk

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMwLmdhbWVyYW50aW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTkvMDkvU2NyZWVuLVNob3QtMjAxOS0wOS0xMS1hdC0xMS40NS41NC1BTS5wbmc=

A enorme popularidade de Cyberpunk começou nos anos 80, quando a ficção científica se tornou um grande hit da cultura pop, graças a muitos avanços tecnológicos durante a década. Música techno, efeitos especiais e animação em filmes, e até a adoção predominante de arcades e jogos em geral, todos forneceram uma plataforma para a obsessão de Cyberpunk florescer. Cyberpunk não existiria sem filmes como Blade Runner e não teria persistido desde que existisse jogos como Snatcher ou Shadowrun. Esses jogos ajudaram a pavimentar o caminho para uma invocação de jogos clássicos de cyberpunk que mantiveram o subgênero vivo no meio de novos jogos.

A partir daí, jogos como System Shock e, mais tarde, Deux Ex provariam ainda mais que o cyberpunk continuaria vivendo. Muitos jogos de cyberpunk dos anos 90, como os exemplos acima mencionados, foram alguns dos jogos mais influentes já feitos, e abriram o caminho para muitos outros gêneros de jogos seguirem em frente. Jogos de vários desenvolvedores no futuro se inspirariam nos mundos cyberpunk, como o Midgar de Final Fantasy VII enfatizou a distopia em sua estrutura e design gerais. Mas, enquanto o cyberpunk continuou inspirando vários outros gêneros, os jogos específicos ao cyberpunk tornaram-se menos populares ao longo do tempo.

2077 é um estimulante para mais cyberpunk

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMwLmdhbWVyYW50aW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDUvY3liZXJwdW5rLTIwNzctZmVhdHVyZWQuanBn

Os desenvolvedores/publicadoras de jogos mainstream tendem a criar tendências quando anuncia ou lança um novo jogo. Nesse caso em particular, a CD Projekt Red influenciou um grande ressurgimento de jogos inspirados em cyberpunk, desenvolvidos por vários lados da indústria. A CD Projekt Red, responsável pelo desenvolvimento da popular série RPG Witcher, começou a desenvolver Cyberpunk 2077 como uma carta de amor para o jogo de mesa Cyberpunk 2020 em que se baseia. O jogo foi anunciado em 2012 e acreditava-se que estava em desenvolvimento até o lançamento do primeiro trailer de jogo em 2018. Considerando o hype em torno de 2077, muitos outros jogos de cyberpunk ganharam um objetivo com o próximo jogo da CD Projekt Red.

Isso não quer dizer que foi a única razão pela qual qualquer jogo de cyberpunk se tornou popular, mas certamente ajudou imensamente. A cultura pop em geral não se importava com a mídia cyberpunk há muito tempo, e tornou-se o nicho da subcultura que começou há décadas. Alguns jogos brilhavam mais do que outros, como Mirror's Edge e a série .hack, mas esses jogos tinham vários outros aspectos que tiveram muito mais impacto no sucesso dos jogos, em comparação com as histórias inspiradas em cyberpunk. Dito isto, muitos jogos fantásticos de cyberpunk surgiram como resultado do anúncio de Cyberpunk 2077.

Os bandidos e o culto a tecnologia estão de volta

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMwLmdhbWVyYW50aW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDUvdGhlLWFzY2VudC1ib3NzLWJhdHRsZS5qcGc=

Mesmo em 2020, existem vários projetos de cyberpunk programados para serem lançados antes, depois e em torno do lançamento oficial de Cyberpunk 2077. Esses jogos não sofrerão em comparação com 2077, apesar de serem esteticamente e narrativamente semelhantes. De fato, em muitos casos, esses jogos se beneficiarão da enorme popularidade de Cyberpunk 2077 e servirão para provar que a mídia cyberpunk atingiu outro pico de popularidade. Pelo menos para jogos, cyberpunk está incrivelmente em alta no momento, com todos os tipos de jogos servindo suas próprias interpretações do subgênero. No mínimo, Cyberpunk 2077 desempenhou um papel fundamental de lembrar aos jogadores o que era o gênero cyberpunk.

Fora de Cyberpunk 2077, há muitos jogos promissores inspirados em cyberpunk, como o Ghostrunner. Mesmo que 2077 seja uma experiência histórica digna do tempo de todos, o jogo trouxe à luz vários outros projetos que vale a pena jogar também.

Cyberpunk 2077 será lançado em 17 de setembro de 2020 para PC, PS4, Stadia e Xbox One.

Fonte: Gamerant
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque