Wccftech sugere que a GPU do PS5 será suportada por melhores soluções de hardware

#Notícia Publicado por carloseduardocd, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2Vla3ppbGxhLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wMy94YnAuanBn

Antes de mais nada, entendam que o texto abaixo não é minha opinião pessoal. É apenas uma tradução do artigo encontrado no site Wccftech. Caso encontrem erros na tradução, podem comentar que farei as devidas correções.

O PlayStation 5 contará com uma GPU mais fraca em comparação com o Xbox Series X, mas os desenvolvedores continuam elogiando o console. Definitivamente, as especificações brutas não estão revelando o cenário completo dos novos consoles, e uma recente análise aprofundada sugere que a GPU do console de próxima geração da Sony terá um sistema melhor para apoiá-lo, resultando em melhor desempenho geral.

Em seu blog, James Prendergast fornece uma análise contínua muito interessante dos consoles da próxima geração, com base no que foi revelado até agora. Em seu último post, ele analisou como a velocidade e a função de RAM, Entrada/Saída e SSD farão a diferença, considerando que a diferença de CPU entre os dois consoles é mínima.

Ouvimos há meses que não há muita diferença entre os dois dispositivos (consoles) da Microsoft e da SONY, com "fontes" nos dois lados do argumento alegando que cada console tem uma vantagem em cenários específicos. Incontroversavelmente, a Microsoft tem os recursos gráficos mais eficientes, com 1,4x a composição física do núcleo da GPU do Playstation 5 (CU ou unidades computacionais). Isso é apenas parte da história, com o PS5 rodando no mínimo 1,2x mais rápido que o Series X na maioria dos cenários de carga de trabalho (2.23 GHZ vs 1.825GHZ). Isso reduz a vantagem do SX (em termos de potência computacional pura e média da GPU) para cerca de 1,18x (18%) a 1,2x (20%)) em relação ao PS5.

Mas e a CPU? Executando o mesmo cálculo simples de taxa, você pode descobrir que o SX é 1,02x (2%) - 1,10x (10%) mais poderoso que o PS5, dependendo do cenário. Não é uma grande diferença, na verdade ... e a CPU / GPU deve exibir praticamente o mesmo recurso definido nos dois consoles.

Examinando a configuração de RAM dos dois consoles, a análise destaca como a configuração do Xbox Series X é sub-ótima, pois a configuração assimétrica usada para o console pode levar a uma largura de banda reduzida quando a parte simétrica estiver cheia. A configuração do PlayStation 5, por outro lado, permite uma largura de banda estática para todos os 16 GB de GDDR6.

O SX possui 2,5 GB reservados para as funções do sistema e não sabemos quanto o PS5 reserva para essa funcionalidade semelhante, mas isso não importa - o Xbox SX possui apenas 7,5 GB de memória intercalada operando a 560 GB/s para utilização em jogos, antes de começar a "diminuir" a largura de banda efetiva da memória abaixo da memória do PS5 (está se referindo quando o console precisar de mais memória e ter que trabalhar a 336 GB/s) ... ou o SX tem uma largura de banda média de memória mista sempre abaixo da linha de base do PS4 (está se referindo que parte da memória usada nos jogos será a 560gb/s e outra parte a 336 gb/s). Qualquer uma das opções coloca o SX em desvantagem em relação ao PS5 para jogos com mais memória e o último coloca em desvantagem o tempo todo.

Analisando o acesso Entrada/Saída e SSD, a análise destaca como o Xbox Series X simplesmente possui uma interface mais lenta que a do PlayStation 5. A solução usada pelo console da Sony também permite um melhor gerenciamento de dados na RAM, permitindo o recarregamento menos frequente dos dados na RAM, melhorando a eficiência do sistema.

Juntando tudo, incluindo como o hardware de áudio do PlayStation 5 consumirá menos energia da CPU em comparação com o Xbox Series X, a análise revela que o PlayStation 5 possui a "largura de banda e silício de Entrada/Saída para otimizar a transferência de dados entre todos os vários elementos de computação e armazenamento". O Xbox Series X, por outro lado, tem algumas implementações abaixo do ideal que terão um desempenho abaixo das especificações do PlayStation 5, apesar da inclusão de mecanismos de previsão inteligentes.

Sim, o PS5 tem uma GPU mais estreita, mas o sistema que suporta essa GPU é muito mais forte e mais alinhado com o que a GPU espera que lhe seja entregue.

Em uma nota relacionada, um vídeo lançado recentemente por Coreteks, que afirma ter conhecimento interno de ambos os consoles, chega às mesmas conclusões. É um vídeo muito longo, mas, no entanto, é muito interessante de assistir.

UFctN1k3R2JzaVk=

☠ Ayrton Senna
☠ Ayrton Senna #carloseduardocd

River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.