The Verge analisa Xbox SX vs PS5 - Uma batalha entre GPU e SSD

#Notícia Publicado por BillyButcher, em .

A Sony optou pela velocidade no SSD, enquanto a Microsoft optou pelo Poder Bruto.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nZW5lcmFjaW9ueGJveC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDMvcHM1LXhib3gtc2VyaWVzLXgtY29tcGFyaXNvbi1zcGVjcy5qcGc=

A Sony finalmente revelou suas especificações para o PlayStation 5 hoje, e há algumas diferenças surpreendentemente grandes entre o PS5 e o Xbox Series X da Microsoft. Ambos os consoles ainda estão chegando no final do ano, e agora estamos começando a ter uma melhor ideia de o que a Microsoft e a Sony priorizaram nos jogos de última geração. A Sony escolheu CPU diferente, GPU, e velocidades SSD mesmo que terá impacto sobre como os jogos da próxima geração são desenvolvidas para o PS5 e o Xbox Series X.

No lado do PS5, o console possui oito núcleos Zen 2 baseados em AMD com clock de 3,5 GHz cada, em comparação com oito núcleos Zen 2 baseados em AMD com clock de 3,8 GHz cada no Xbox Series X. Com multithreading simultâneo (SMT) ativado no Xbox Series X, os núcleos de CPU da Microsoft caem para 3,6 GHz cada, então a diferença aqui parece relativamente pequena no papel.

São os lados da GPU e SSD onde o PS5 e o Xbox Series X realmente diferem. A Sony optou por uma GPU personalizada baseada em AMD RDNA 2 dentro do PS5, que fornece 10,28 teraflops de energia com 36 unidades de computação rodando a 2,23 GHz cada. A Microsoft escolheu uma GPU AMD RDNA 2 personalizada para o Xbox Series X, mas pode atingir 12 teraflops de potência com 52 unidades de computação a 1,825 GHz cada.

Xbox Series X vs PlayStation 5:

IMAGEaHR0cHM6Ly9sb3Jkc29mZ2FtaW5nLm5ldC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wMy9zZXJpZXMteC12cy1wczUtMi5wbmc=

A Sony está usando frequências variáveis ​​tanto na CPU quanto na GPU, o que normalmente chamamos de aumentar os overclocks nos PCs. É um pouco diferente, no entanto. Em uma entrevista a Eurogamer, o arquiteto do sistema Sony PS5, Mark Cerny, revela que o console tem um orçamento de energia definido que está vinculado aos limites térmicos do sistema. Isso significa que o desempenho do PS5 variará dependendo do quanto está sendo promovido pelos jogos.

A Sony espera que, oferecendo aos desenvolvedores menos unidades de computação rodando a uma taxa de clock variável (e superior), a empresa seja capaz de extrair melhor desempenho do PS5. A realidade é que exigirá que os desenvolvedores trabalhem mais para otimizar os jogos do console até descobrirmos como ele se compara ao Xbox Series X (mais poderoso no papel).

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdXBsb2Fkcy9jaG9ydXNfYXNzZXQvZmlsZS8xOTgxNjYxOC9YYm94U2VyaWVzWFRlY2hfSW5saW5lMS5qcGc=

O armazenamento é onde o Xbox Series X e PS5 diferem radicalmente. A Sony criou uma impressionante solução SSD proprietária que fornece 825 GB de armazenamento e 5.5 GB/s de desempenho. O Xbox Series X inclui um SSD NVME de 1 TB personalizado, mas seu rendimento bruto é inferior à metade a 2,4 GB/s. Isso pode significar que os tempos de carregamento diferem enormemente entre o PS5 e o Xbox Series X, dependendo da otimização dos desenvolvedores de jogos.

A Sony também está permitindo que os proprietários de PS5 expandam o armazenamento com unidades de PC NVMe comuns, mas há uma pequena ressalva. Ainda estamos esperando para ver as unidades baseadas no PCIe 4.0 que corresponderão à largura de banda do que a Sony implementou no PS5, e a compatibilidade pode ser complexa, pois a Sony precisará validar que as unidades serão rápidas o suficiente e compatíveis com o PS5.

A expansão da Sony significa que os proprietários de PS5 devem poder comprar uma unidade rápida PCIe 4.0 NVMe e aumentar o armazenamento do console com relativa facilidade. A Microsoft está usando um formato de cartão de expansão proprietário para o Xbox Series X e fez uma parceria com a Seagate para produzir cartões de expansão de 1TB para o lançamento. Ainda não sabemos o preço dessas placas proprietárias, nem quanto as unidades NVMe PCIe 4.0 NVMe custarão no final deste ano.

A Sony não revelou mais detalhes sobre o lado do software do PS5 hoje, nem como os jogos aproveitarão o prometido traçado de raios em tempo real. No lado da Microsoft, vimos uma demonstração do Quick Resume que permite alternar rapidamente entre os jogos do Xbox Series X, mesmo após a reinicialização do console para uma atualização do sistema.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdXBsb2Fkcy9jaG9ydXNfYXNzZXQvZmlsZS8xOTgxNjMxMC9wczV0ZXJhZmxvcHMuMC5qcGc=

Também estamos esperando para ver como o PS5 realmente se parece. A Sony continua mantendo o design do console em segredo, enquanto a Microsoft deu uma primeira olhada no Xbox Series X no ano passado. A Microsoft também revelou as dimensões exatas da Série X no início desta semana.

Por fim, a forma como a competição de console de última geração se dará depende muito de duas coisas: jogos e preço. A Sony assumiu a liderança nas vendas do PS4 graças ao preço de US$ 100 a menos que o Xbox One. A Microsoft se comprometeu a não cometer esse erro novamente com o Xbox Series X, mas nenhuma empresa forneceu nenhuma dica de preço ainda.

Jogos e o ecossistema subjacente definirão o sucesso do PS5 e Xbox Series X. A Sony teve uma série de grandes exclusividades no PS4, e o momento deixou o Xbox One em dificuldades. Ainda estamos esperando para ouvir que tipos de jogos estarão disponíveis no lançamento para o PS5 e o Xbox Series X. A Microsoft se comprometeu a lançar o Halo Infinite junto com o Xbox Series X, mas também estará disponível no Xbox One.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdXBsb2Fkcy9jaG9ydXNfYXNzZXQvZmlsZS8xOTgxNjYyMy9YYm94U2VyaWVzWFRlY2hfSW5saW5lMi5qcGc=

A resposta da Microsoft aos jogos pode vir na forma do Xbox Game Pass e sua estratégia de assinatura. É claro que a Microsoft tem buscado um serviço de jogos no estilo Netflix, e a empresa está planejando vincular o streaming de jogos Xbox Game Pass e xCloud no final deste ano. A Microsoft também adquiriu estúdios para criar jogos Exclusivos do Xbox, mas não haverá nenhum jogo exclusivo apenas do Xbox Series X este ano, pois eles serão compartilhados com o Xbox One.

Como os desenvolvedores de jogos responderão ao poder de ambos os consoles será importante nos próximos meses. Os jogos precisam usar esse novo poder, especialmente para tempos de carregamento, taxas de quadros e rastreamento de raios em tempo real. Vimos apenas demonstrações técnicas de como as velocidades de carga funcionarão até agora, mas mesmo se os jogos existentes tiverem um grande impulso no desempenho, isso pode ser um ponto de venda grande o suficiente.

Agora está tudo de olho nos próximos meses, enquanto os desenvolvedores de jogos se preparam para lançar títulos de próxima geração que realmente mostrarão do que o PS5 e o Xbox Series X são capazes. Ambos os Consoles serão lançados no Final de 2020.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher
, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque