Half-Life | Designer da Valve explica o que deu errado com o Episódio 3
IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby84N0xzVFBoL0hhbGYtTGlmZS5qcGc=
O primeiro Half-Life foi lançado originalmente em 1998. Half-Life 2 chegou em 2004, com dois episódios sendo lançados pouco tempo depois, em 2006 e 2007. Estamos em 2020 e a piada sobre o Episódio 3, que concluiria a história, ainda persiste.
Em uma entrevista para a IGN, Dario Casali, Level Designer da Valve que está no estúdio desde 1996, explicou muitos dos problemas de desenvolvimento pelos quais a franquia passou ao longo dos anos.
Entretanto, o plano não deu muito certo, pois os desenvolvedores continuavam adicionando mais e mais coisas pois queriam que o jogo fosse o melhor possível, até o ponto que perceberam que os episódios estavam virando basicamente sequências.
Além disso, a empresa também pretendia lançar uma nova engine, a Source 2, mas não queria fazer desenvolvê-la junto com o próprio jogo, aprendendo com os erros do passado.
Ao longo dos anos, várias tentativas de fazer uma continuação para a franquia chegaram acontecer, mas acabaram sendo engavetados. Segundo Casali, a equipe estava sempre em busca de algo que tivesse realmente impacto e "nós nunca ficávamos realmente satisfeitos com o que criávamos." Apenas com Half-Life: Alyx, jogo de Realidade Virtual, eles acharam que tinham algo digno de lançar.
A trama de Half-Life: Alyx se passa entre os eventos dos dois primeiros títulos. O jogador controla Alyx Vance, que, junto com seu pai, Eli, precisa trabalhar para garantir a sobrevivência da humanidade. O game está disponível para PC.