Creation Engine, da Bethesda, completará 25 anos em 2020

#Notícia Publicado por BillyButcher, em .

Famosa engine por trás de The Elder Scrolls e Fallout foi originalmente lançada em 1995

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMi53cC5jb20vc3RhdGljLnplbmltYXguY29tL2JldGhibG9nL3VwbG9hZC8yMDExLzAxL0ZhbWlseS5qcGc=

2020 é um ano que está tendo muitos aniversários, e com a Creation Engine, não seria diferente. O motor gráfico da Bethesda chegou em 1995 no jogo The Terminator: Future Shock, quando ainda era chamada de XnGine, e daí em diante foi marcando época nos jogos da empresa.

Originalmente, a Engine foi criada como uma modificação da id Tech, e desde então recebeu grandes evoluções e adaptações, seja para os PC's ou Consoles de sua época, como em 2003, quando a Engine foi adaptada para o Gamebryo, onde estreiou em The Elder Scrolls III: Morrowind. A partir daí, a Engine foi usada para TES IV, Fallout 3, e Fallout: New Vegas, sendo este o último com o rótulo da Gamebryo.

Em 2011, em comunicado oficial de Todd Howard, a Gamebryo ganhou ainda mais recursos e evoluções na física e jogabilidade, se tornando agora a Creation Engine, que é o motor gráfico por trás de The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 4 e Fallout 76.

Apesar dos problemas que o motor gráfico sofre para otimizações e consertos de bugs e texturas datadas, devemos nos lembrar que a Creation Engine é uma das, se não a melhor Engine para criação de Mods, com uma variedade e riqueza de escolhas nunca antes vista em um motor gráfico, trazendo inúmeras possibilidades de novos recursos aos jogos depois de seus lançamentos. Além disso, a Creation Engine é o primeiro motor gráfico a conseguir trazer Mods para Consoles, sendo lançado em 2016 para o Xbox One, e posteriormente, porém de forma reduzida, ao PlayStation 4.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zaW1wbGVyZWFzb25zdG9oaXRzdGFydC5maWxlcy53b3JkcHJlc3MuY29tLzIwMTUvMDYvZTN4Ym94LTMtZTE0MzU1OTQyMDY4MzQuanBnP3c9MTIwMCZoPTcyMCZjcm9wPTE=

É um importante legado, e um bom motivo de se comemorar, visto o grande número de jogos históricos e famosos que esta Engine já criou. Atualmente, Starfield e The Elder Scrolls VI vem sendo criados e desenvolvidos dentro desta Engine, que agora dará entrada à 9° Geração de Consoles, com o Xbox Series X e PlayStation 5 sendo lançados no fim deste ano.

Feliz 25 anos de Creation Engine!

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher
, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque