Na teoria, a GPU do Xbox Series X é mais poderosa que uma RTX 2080 Super

#Notícia Publicado por viniciusfaria2002, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly90LnR1ZG9jZG4ubmV0LzUxNTI2ND93PTcxOCZoPTQzMQ==

Hoje a Microsoft revelou que seu console de próxima geração, o Xbox Series X, contará com uma GPU baseada na arquitetura de DNA Radeon de segunda geração da AMD, a RDNA 2, e nada menos que 12 teraflops de desempenho gráfico. Em outras palavras, é muito poder.

Isso significa que a GPU do Xbox Series X oferece mais que o dobro do poder do Xbox One X e mais de oito vezes que o Xbox One original. O que é mais interessante para nós, no entanto, é como ele se compara às placas gráficas dos PCs.

Presumivelmente, a Microsoft está se referindo ao desempenho de ponto flutuante de precisão única (FP32), como costuma fazer essas métricas. Com 12 TFLOPs, a GPU dentro do Xbox Series X é um pouco mais rápida que a GeForce RTX 2080 Super da Nvidia, e um pouco atrás da 2080 Ti, atualmente a melhor placa de vídeo do mercado.

Aqui está um resumo das placas de vídeo da AMD e da Nvidia em termos de TFLOPs:

· GeForce RTX 2080 Ti (Turing TU102) - 13,45 TFLOPs

· Radeon RX Vega 64 (Vega 10) - 12,66 TFLOPs

· Xbox Series X (Navi - RDNA 2) - 12 TFLOPs

· GeForce RTX 2080 Super (Turing TU104) - TFLOPs de 11,15

· Radeon RX Vega 64 (Vega 10) - 10,54 TFLOPs

· GeForce RTX 2080 (Turing TU104) - 10,07 TFLOPs

· Radeon RX 5700 XT (Navi 10) - 9,754 TFLOPs

· GeForce RTX 2070 Super (Turing TU104) - 9.062 TFLOPs

· Radeon RX 5700 (Navi 10 XL) - 7.949 TFLOPs

· GeForce RTX 2070 (Turing TU106) - 7.465 TFLOPs

· GeForce RTX 2060 Super (Turing TU106) - 7.181 TFLOPs

· GeForce RTX 2060 (Turing TU106) - 6,451 TFLOPs

Existem diferentes maneiras de ver isso. Analisando apenas os números FP32 brutos, o Xbox Series X oferece cerca de 20% mais poder gráfico do que a Radeon RX 5700 XT da AMD. Também fica atrás da 2080 Ti por 1,34 TFLOPs. Outros fatores também determinam o desempenho, como a arquitetura subjacente, a configuração da memória e assim por diante.

RDNA 2 é o que impulsionará a próxima rodada de GPUs Navi da AMD. Estes são os chips que trarão suporte de hardware para rastreamento de raios em tempo real e desempenho presumivelmente mais rápido, juntamente com melhor eficiência de energia. A Microsoft e a Sony estão usando silício personalizado da AMD para seus próximos consoles, mas isso nos dá uma idéia aproximada do que esperar das versões para PC.

Provavelmente não haverá um equivalente direto no PC. No entanto, é uma suposição segura de que veremos variantes mais lentas e mais rápidas na forma de placas gráficas. Dado o que a Microsoft acabou de revelar, há todos os motivos para acreditar que os próximos cartões Navi serão iguais e potencialmente mais rápidos do que a atual oferta da Nvidia no espaço do consumidor. Pelo menos até a Nvidia lançar seus cartões de próxima geração também (Ampere).

"O Xbox Series X oferece um verdadeiro salto geracional no poder de processamento e gráficos com técnicas de ponta, resultando em taxas de quadros mais altas, mundos de jogos maiores e mais sofisticados e uma experiência imersiva diferente de tudo o que se vê nos jogos de console", diz a Microsoft.

Esta parte não será necessariamente verdadeira no PC. Parece que as peças Navi da próxima geração da AMD trarão paridade a uma placa que já existe. Isso permitirá que mais jogos sejam jogados em 4K no hardware da AMD, mas os jogos em 4K já são atingíveis.

Quanto ao desempenho dos jogos, a Microsoft está reivindicando "suporte para até 120 fps". São necessários mais detalhes para realmente tirar algo disso, como qual resolução a Microsoft está falando (provavelmente 1080p), quais configurações gráficas e em quais jogos específicos serão possíveis 120 fps.

A Microsoft também revelou alguns outros detalhes sobre a GPU Navi dentro do Xbox Series X. Nomeadamente, ele suporta VRS (Variable Rate Shading) e DirectX Raytracing (DXR) acelerado por hardware.

Nós já sabíamos sobre o segundo, e o primeiro foi revelado agora. A Nvidia oferece os dois recursos em suas mais recentes GPUs GeForce. O DXR é a API da Microsoft que alimenta a maioria das cargas de trabalho de rastreamento de raios atuais em jogos, e o VRS é uma técnica para otimizar os recursos de uma GPU, reduzindo a taxa de sombreamento em áreas de uma imagem "com pouca ou nenhuma redução na qualidade perceptível da saída". A Microsoft lança isso como um aumento de desempenho "gratuito".

O Xbox Series X está programado para chegar no final de 2020, com Halo Infinite como seu principal jogo de lançamento. A AMD já confirmou que veremos as GPUs Navi da próxima geração para o PC também este ano, embora ainda não esteja claro se eles chegarão antes ou depois do lançamento do console. Pelo menos agora sabemos o que esperar em termos de desempenho.

ExoticVinicius
ExoticVinicius #viniciusfaria2002

Caixista e gado do Bolsonaro