Publicado por coca, em .
Clique para ver a imagem em tamanho original


GeForce Now custa menos, trabalha com mais jogos, tem um sistema gratuito e você não precisa comprar nenhum equipamento para usá-lo.


Comparado ao Google Stadia atualmente, o GeForce Now é o melhor serviço de jogos na nuvem. Ambos ainda são limitados pela largura de banda disponível em sua casa, e isso continuará sendo uma consideração importante quando se trata de jogos em nuvem enquanto existirem limites de dados, mas as vantagens do GeForce Now atualmente são impressionantes. Ele suporta muito mais jogos, há uma opção gratuita e a assinatura de US$4,99 por mês, que é metade do que o Stadia cobra.

Também é suportado por GPUs mais rápidas, da suporta ao ray tracing em jogos (é necessária assinatura) e geralmente possui menor latência. GeForce Now faz com que o Stadia pareça lamentavelmente limitado em comparação. Sem mencionar que o GeForce Now teve um lançamento muito mais suave, se possível mais silencioso.

O lançamento do Stadia em novembro, com uma pequena seleção de jogos e recursos ausentes, parecia mais um beta. GeForce Now parece um serviço completo e robusto hoje, mas isso se deve em parte ao fato de estarmos mexendo com ele de várias formas há muito tempo. A versão beta do Grid da Nvidia em 2013 deveria ajudar a transformar o dispositivo portátil Shield em um melhor dispositivo de jogos portátil, mas isso nunca realmente aconteceu. Originalmente, havia uma seleção limitada de jogos com transmissão em 720p30, o que era menos do que o ideal, mas mais tarde foi atualizado para oferecer suporte a 720p60 e 1080p60.

O Grid acabou se transformando no GeForce Now, que deixou a versão beta para dispositivos Shield como um serviço de assinatura em 2015 que não ganhou força. Em seguida, entrou novamente na versão beta para streaming em nuvem para PC em 2017 e saiu oficialmente da beta novamente esta semana. Em resumo, a Nvidia tem mais de sete anos de pesquisa e testes públicos por trás do GeForce Now, e isso mostra. A latência não pode ser comparada à execução em um PC local (isso nunca acontecerá, apesar das alegações do Google), mas o desempenho é certamente aceitável. Com uma boa conexão, quase não há lag nem atraso nos jogos single-player mais exigentes, como Metro Exodus, e uma jogabilidade surpreendentemente suave em jogos multiplayer como Overwatch.

Nvidia também oferece muitas opções de ajustes. A versão mais recente do GeForce Now permite personalizar sua configuração de streaming. O modo 'balanceado' padrão é 1080p60 com uma taxa de bits máxima automática (que nos testes parece estar em torno de 25-35Mbps). O 'Economizador de dados' cai para 720p60 com uma taxa de bits máxima de 12Mps, enquanto o 'competitivo' fica com 720p, mas fornece uma taxa de quadros de 120 fps com uma taxa de bits 'automática'. Ou você pode personalizar totalmente e definir uma taxa de bits máxima de 5 a 50Mpbs, resoluções de 720p a 1080p e taxas de quadros de 30 ou 60 fps. O 5Mbps 1080p60 é surpreendentemente reproduzível e reduz o uso da largura de banda para pouco mais de 2 GB por hora, se você estiver preocupado com o limite de dados.

Fora os preços, o equipamento e a biblioteca de jogos, há outra grande coisa que o GeForce Now comparou com o Stadia: configurações gráficas individuais para cada jogo. O Stadia apenas permite que você selecione entre três configurações de qualidade de streaming no aplicativo móvel, mas como você está executando principalmente versões padrão dos jogos Steam (ou o que for) com o serviço da Nvidia, pode mexer nas configurações do jogo como achar melhor. Você pode ajustar a qualidade da textura e da sombra, reflexões, oclusão do ambiente e muito mais. E com a assinatura Founders, você pode ativar ou desativar os recursos ray tracing nos jogos suportados.

Nvidia não fornece detalhes precisos sobre todas as especificações do sistema para os servidores GeForce Now, mas os jogos atualmente rodam em gráficos baseados em Turing ou em Pascal. No momento, isso significa que placas da classe GTX 1080 para o nível gratuito e placas da classe RTX 2080 para assinantes. As CPUs são atualmente identificadas como "Intel CC150", que parecem ser processadores de 8 núcleos/8 threads rodando a 3,5 GHz. O hardware do servidor também é atualizado com o tempo, para que as iterações futuras adicionem GPUs e CPUs mais rápidas, conforme necessário.

Se você possui boa internet (é recomendamo 100 Mbps para baixo ou mais para o modo 'balanceado'), em muitos jogos você pode aumentar essas configurações para ultra e não diminuir a taxa de quadros. Isso ocorre em parte porque o GeForce Now limita sua resolução máxima a 1080p. Ou você pode apenas seguir os padrões recomendados da Nvidia, que geralmente são uma boa mistura entre fidelidade visual e desempenho.

GeForce Now também permite tirar capturas de tela e salvá-las no seu computador em vez de apenas visualizá-las em um aplicativo móvel, sem uma maneira de fazer o download. E você pode jogar em mais dispositivos no geral: PC, Mac, telefones e tablets Android, Shield TV, com o suporte ao Chromebook disponível ainda este ano. O Stadia tem suporte para Chromebook, mas atualmente você só pode jogar o Stadia em Pixel phones.

Quanto jogar jogos intensivos em sistema sem um equipamento poderoso, o GeForce Now é um negócio muito melhor do que o Google Stadia no momento, o que exige que você compre uma 'premiere edition' de US $ 129 que inclui um Chromecast Ultra, um controlador Stadia e um código para ativar o Stadia na sua conta pessoal do Google. Há US $ 0 para equipamentos extras com o GeForce Now, a menos que você tenha um PC realmente antigo que não seja compatível com ele.

Jogos populares são instalados com extrema rapidez - os arquivos já estão armazenados localmente nos servidores da Nvidia, portanto podem ser quase instantâneos. Jogos menos populares ainda baixam rapidamente: Lego World mostrou uma velocidade de download de 90 a 100 MB/s, mas 'baixar' um jogo para os servidores da Nvidia é quase instantâneo na maior parte do tempo, e você não precisa esperar pelos patches em segundo plano.
coca
Coca
Colaborador do site, 90 anos, Narnia do oeste ao lado sul do norte meio oeste
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.