Downloads no Xbox Series X podem ficar menores devido à tecnologia da Microsoft

#Notícia Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9hSUdRV0Q4LmpwZw==

À medida que as resoluções aumentam, o tamanho dos jogos aumentam. Novas tecnologias em andamento na Microsoft podem reverter essa tendência para o Xbox Series X.

Talvez você não tenha ouvido falar do Microsoft Game Stack antes, mas isso pode ter um grande impacto na maneira como seus jogos funcionarão na próxima geração. James Gwertzman, gerente geral da relativamente nova divisão da Microsoft, conversou recentemente em uma mesa redonda de jornalistas sobre o que sua equipe está trabalhando para a próxima geração - você pode conferir uma transcrição da sessão completa no VentureBeat.

Um participante mencionou como alguns fãs estão usando a IA para aprimorar automaticamente as texturas em jogos mais antigos. Esse tipo de tecnologia também pode ser útil para novos jogos.

"Um dos estúdios da Microsoft vem experimentando o uso de modelos de [machine learning] para geração de assets", disse Gwertzman. "Está funcionando assustadoramente bem. Até o ponto em que analisamos o envio de texturas de baixa resolução e os modelos ML alteram as texturas em tempo real. Você não percebe a diferença entre a textura de alta resolução criada e a textura de baixa resolução em escala de máquina, a tal ponto que você também pode enviar a textura de baixa resolução e deixar a máquina fazer o serviço."

Para ficar claro, Gwertzman está falando sobre a máquina - e seus comentários foram especificamente em resposta a uma pergunta sobre desenvolvimento de jogos no PS5 e Xbox Series X - pegando texturas pequenas e confusas e tornando-as grandes e nítidas à medida que você joga o jogo.

"O download é bem menor, mas não há diferença significativa na qualidade do jogo", explicou Gwertzman. "Pense nisso mais como uma tecnologia de compressão mágica. Isso é realmente mágico. É preciso um orçamento enorme de P&D. Eu olho para coisas assim e digo - ou essa é a próxima coisa difícil de fazer, contratar cientistas de dados para um estúdio de jogos, ou é uma oportunidade de produto. Poderíamos estar fornecendo tecnologias como essa a todos para nivelar os jogos novamente".

Para treinar o modelo de aprendizado de máquina (machine learning model), os artistas ainda precisariam criar a variedade usual de ativos no estilo do jogo. Em seguida, os desenvolvedores poderiam reduzir todas essas texturas para downloads menores e deixar o modelo de aprendizado de máquina restaurá-las conforme o jogo é executado. Gwertzman disse que esse processo funciona muito bem para jogos fotorrealistas, uma vez que "adiciona toneladas de dados".

Não há garantia de que veremos esse tipo de tecnologia usada para jogos do Xbox Series X, mas com certeza seria uma surpresa agradável se os downloads realmente encolherem nesse salto de gerações.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.