Os Melhores Jogos de Terror Lançados

#Artigo Publicado por Dex_K.O.R, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9XZ3p0N1Z2LmpwZw==

Recentes rumores sobre novos jogos de terror começaram a pipocar pela internet. Com isso, meu lado fã do gênero me estimulou a trazer uma lista com os melhores jogos de terror.

Pra formar a lista, dei uma pesquisada em um grande número de "Best of" pela internet e coloquei aqui os que mais aparecem nas listas, sem uma ordem de colocação. Alguns jogos podem pecar em algum aspecto, mas tratam com primazia em causar pânico e tensão ao jogador.

Espero que curtam

Silent Hill

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8zNXo0MVA5LmpwZw==

O primeiro a ser lembrado sem dúvidas é um dos jogos que mais causou calafrios nos jogadores. Lançado em 1999, considerado por muitos no momento de seu lançamento como o jogo mais assustador de todos os tempos, o primeiro Silent Hill levou Survival Horror ao nível máximo no que diz respeito a terror psicológico. Os jogadores assumem o papel de Harry Mason, um viúvo que leva sua filha, Cheryl, para passar férias em Silent Hill. Na estrada acontece um acidente e Harry fica desacordado. Ao despertar, ele percebe uma névoa tomando conta do local e Cheryl sumiu. O Protagonista inicia assim sua jornada em busca pela sua filha sem saber que eventos dos mais macabros possíveis, o aguardam. Combinando uma história bizarra, uma trilha e efeitos sonoros tão pesados quanto sua atmosfera, Silent Hill apresenta um mundo retorcido e bizarro, em que ao mesmo tempo afasta alguns jogadores menos "corajosos", prende e faz com que tantos outros fiquem presos e submersos nesse "inferno virtual". Com um radinho a pilha servindo como detector de inimigos, uma lanterna que mais atrai os inimigos do que ilumina o breu, armas com munição "contada" e um cenário bizarro, o primeiro Silent Hill é até hoje uma obra prima do medo.

Silent Hill 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9zY0luWlZ6LnBuZw==

Sim, Silent Hill será a única série que terá dois jogos na lista. Os debates que vejo sobre qual dos dois é melhor sempre alternam o vencedor e por pouca margem, então, nada mais justo que colocar ambos.

Depois do sucesso de Silent Hill, já era de se esperar uma continuação. Silent Hill 2 amadureceu todas as idéias vistas em Silent Hill e trouxe talvez a melhor narrativa do gênero. O jogo não se trata de uma sequência direta do primeiro, e nos traz James Sunderland como protagonista. James recebe uma carta de sua ex-esposa pedindo para que ele encontre-a em Silent Hill. Aqui, o culto responsável pela treta toda, fica mais pra segundo plano e o jogo foca mais em torno de James e sua mente "danificada". Sem dúvidas um dos jogos com um dos melhores Plost Twist, não só do gênero, mas dos games em geral. Silent Hill 2 é um jogo desconfortável em muita partes, pelo lado bom.

Não espere "relaxar" nesse jogo, pois o que você terá pela frente será uma espécie de purgatório tomado por uma névoa, cheio de criaturas sinistras, e pra piorar, encontrar um "carrasco" com um "capacete" em formato de pirâmide, que faz de "Doll" as outras criaturas bizarras do jogo. Se nunca jogou, pare o que está fazendo e vá jogar agora mesmo, se tiver coragem.

F.E.A.R

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9KSUdjb3J4LnBuZw==

F.E.A.R é um jogo que engano o jogador. Embora seja um FPS, ele consegue impor ao jogador uma sensação de vulnerabilidade, mesmo com o arsenal poderoso que o jogo disponibiliza conforme avança. O jogo possui uma atmosfera brutal, e por mais que você possa literalmente pregar inimigos na parede, o desconforto e temor pelo que vem a seguir não desaparece em momento algum. Cheio de corredores e outros lugares claustrofóbicos, o jogo ainda traz inimigos com uma Inteligência Artificial digna de menção até os dias de hoje. Não bastasse a junção de todos os elementos citados acima, F.E.A.R traz ainda uma personagem bastante inspirada no estilo japonês, uma menina sinistra, que aparece nos locais mais inapropriados, fazendo marmanjos querendo largar o jogo e partir pra um LEGO. Embora os jogos de terror em primeira pessoa tenham seguido mais para o padrão de Amnesia e Outlast, fica o desejo de um novo jogo nos padrões de F.E.A.R.

Poucos jogos de terror conseguem te fazer se sentir Chuck Norris num momento e logo depois te fazer se sentir tão vulnerável a apavorado. Embora as duas sequências tenham perdido essa capacidade de aterrorizar jogadores, F.E.A.R merece estar em qualquer lista de jogos do gênero.

Fatal Frame II

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9rWEZNOGlhLnBuZw==

Fatal Frame 2 tem pouca relação com o primeiro jogo (a conexão só é feita no terceiro jogo que liga bem as duas primeiras produções)e apresenta as irmãs gêmeas Mio e Mayu Amakura enquanto exploram uma vila abandonada. Considerado um Cult, Fatal Frame II faz jus a fama do Japão em ser o melhor em qualquer produção que envolva terror e horror. Sua única arma pra enfrentar os inimigos no jogo, é uma câmera, e o pior, é que todo jogador que se aventurou em Fatal Frame II, sem dúvidas sentiu desconforto e uma certa indisposição de olhar através da câmera. Diferente de muitas produções de terror, Fatal Frame II assim como o primeiro, não banaliza a imersão através de sustos padronizados. Por mais que você de certa forma se acostume com o jogo, dificilmente você se colocará em uma zona de conforto. O que ajuda nisso é a diversidade na "índole" dos espíritos. Enquanto alguns apenas perambulam pelo local sem qualquer intenção ruim, outros são extremamente agressivos. Existem ainda alguns que ficam de certa forma escondidos. Embora a série no geral seja de grande qualidade, O Crimson Butterfly atualiza um pouco os gráficos desde o primeiro jogo, e é o mais convidativo em sua dificuldade, garantindo que haja uma ameaça sempre presente sem ficar muito frustrante. Ele também tem a melhor história, uma jornada pessoal entre duas irmãs que lidam com perda e culpa. É sempre bom quando a experiência intensa é apoiada por um enredo que é mais profundo do que 'sobreviver'. Fatal Frame II ganha o lugar na lista, e reforça o desejo de um retorno da série.

Amnesia: The Dark Descent

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9sWmk3V0lDLnBuZw==

Enquanto todos os outros jogos entregam ao jogador algo que possam usar parar derrotar os inimigos, Amnesia: The Dark Descent torna o jogador vulnerável e incapaz de combater os inimigos diretamente. Você está no papel de Daniel, que como o nome sugere, perdeu a memória e se encontra num prédio gigantesco. O problema, é que nessa caminhada para manter a sanidade e tentar recobrar a memória de Daniel, o jogador terá que lidar com inimigos que aparecem de forma nada linear em meio a escuridão. Sem ter como combater as criaturas, o jogador só poderá fugir, e aí o ambiente entra e joga contra.

Os únicos lugares seguros nesse inferno em forma de jogo, são locais iluminados, e pra piorar, parece que a galera da manutenção entrou em greve e quase tudo no local está tomado pela escuridão. Não bastassem esses empecilhos, o jogador não terá só que correr, mas também resolver quebra cabeças com interação point and click, principalmente pra tirar objetos e liberar passagem. Imagina tudo isso com um monte de monstrengo no cangote do jogador. E PRA PIORAR ainda, quanto mais tempo no escuro, mais o personagem perder a sanidade.

Aqui é sinceridade pai, eu mesmo até hoje só cheguei na metade do jogo. Vira e mexe eu tento terminá-lo, mas é o jogo que mais me causa desconforto (cagaço mesmo). Amnesia: The Dark Descent é na "minha opinião" não o melhor jogo de terror, mas o que mais causa terror em toda a história.

Outlast

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9VVGQ3R2NoLnBuZw==

"You were here, weren't you? Little pig. I'll find all of you whores."

Bebendo da água de Amnesia, Outlast traz um jogo absolutamente perturbador em todos aspectos. Assim como Amnesia, o jogador não tem qualquer chance de combater os inimigos. Enquanto Amnesia se utilizava de uma lamparina, em Outlast uma câmera gravadora é a melhor amiga do jogador. Utilizada para gravar os acontecimentos violentos dentro do manicômio, ela é fundamental para que o jogador consiga enxergar em meio a escuridão utilizando a visão noturna do aparelho. Se já com as luzes acessa, o jogo já causa incomodo aos jogadores mostrando corpos mutilados por toda a parte, os residentes do manicômio que estão espalhados pelo local, durante o breu isso tudo é potencializado ao máximo. Pra piorar a situação, o jogador deverá dosar bem o uso da câmera, que já que câmera possui bateria limitada e as reposições são limitadas. O jogador se coloca vê em situações de extrema agonia, como ter que ligar 3 geradores numa espécie de porão, tendo que após ativar cada um, ter que fugir e se esconder desesperadamente, como ter que fugir de um dos internos do manicômio que se acha "cirurgião" e principalmente contra um troglodita que é capaz de decapitar sua presa com as mãos. Outlast não se prende apenas em Jump Scares, ele até os tem, mas a maior característica do jogo é seu ambiente hostil que faz com que o jogador não consiga respirar tranquilamente em nenhum momento. Mesmo após uma fuga alucinante, o jogador não consegue se dar ao luxo de aproveitar nem que seja uma breve calmaria.

Pouca Luz, uma câmera, muita ação e terror.

Rule of Rose

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ad1ROOUQ4LnBuZw==

Jennifer, 19 anos, perdida em meio a lembranças distorcidas. Essa é a personagem principal de Rule of Rose. Uma mansão abandonada, um grupo de crianças sádicas já são itens suficientes para chamar a atenção de qualquer amante do gênero de terror. Com armas nada convencionais como um garfo, tesoura, uma seringa, além de outras, o jogador entra numa jornada em busca de desfragmentar as lembranças de Jennifer, enquanto foge do grupinho de crianças que torturam todos, que causaria inveja a Jigsaw. O jogador ainda receberá a ajuda de um cachorro chamado Brown, que pode descobrir itens e detectar inimigos.

Enfrentar inimigos não é nada fácil. Jennifer não possui muita habilidade de combate, tento dificuldades em empunhar os objetos, além disso, o jogo adota os estilos de câmeras fixos, estilo Resident Evil clássico. O faz alusão a crueldade e a sexualidade infantil, o que causou muita polêmica no mundo todo. Em muitos países da Europa, por exemplo, era quase impossível encontrar o jogo a venda, chegando a ser cancelado no Reino Unido. Rule of Rose é um jogo pesado, tenso, que por mais que o jogador tenha capacidade de combater os inimigos, impõe dificuldade nisso. Tudo isso torna o jogo hostil e ao mesmo tempo charmoso. Uma pérola da 6ª geração que passou despercebido por muitos jogadores.

Haunting Ground

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9TakJaVU92LnBuZw==

Depois da Clock Tower 3, o estúdio da Capcom desenvolveu o Haunting Ground. Embora tecnicamente não seja um jogo oficial da Clock Tower, ele ainda está conectado à série Clock Tower como um "sucessor espiritual ", pois foi feito com muitos dos membros da equipe que trabalharam na Clock Tower 3. Haunting Ground também possui muitas semelhanças com a série Clock Tower , como perseguidores , um sistema de pânico e esconderijos. Há rumores de que Haunting Ground foi originalmente desenvolvido como Clock Tower 4, e contém matérias que não foram aproveitados em Resident Evil 4 .

Haunting Ground gira em torno de uma adolescente, Fiona Belli, que fica presa em um castelo cheio de horrores e residentes hostis que a querem morta ou impregnada. Para escapar e sobreviver, ela deve usar seu companheiro canino Hewie. Ao longo do caminho, Fiona descobre muitas verdades, e o jogo aborda temas como filosofia, psicologia, alquimia, espiritualidade e religião. Fiona é incapaz de usar armas, forçando o jogador a procurar esconderijos sempre o mais rápido possível. Haunting Ground é bem provável ser o último jogo ligado a série Clock Tower (mesmo que não oficialmente).

Condemned: Criminal Origins

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9EWlZPZHhnLnBuZw==

Olha aqui novamente a Monolith, que já entrou na lista com F.E.A.R.

Proibido na Alemanha como resultado de sua brutalidade, Condemned é um jogo em primeira pessoa que não teme em mostrar as depravações da humanidade. Um jogo com aspecto "sujo" que tem coragem de desbravar o lado mais sombrio que o ser humano pode alcançar. Jogando como Ethan Thomas, você deve rastrear um serial killer enquanto afasta as mentes retorcidas de Metro City. É tenso, inabalável e, como todos os bons jogos de Survival Horror, ele nunca se torna fácil.

Na pele de Ethan, o jogador passa a seguir os rastros de um serial killer, e nesse caminho começa algo como movimento de pessoas isoladas do convívio social, como viciados, moradores de rua. Começa então a se criar uma linha de uma possível ligação entre uma violência maior nos assassinatos em sério com o crescimento da criminalidade em geral? Esta passa a ser o maior foco depois que o agente Thomas é acusado pelo assassinato de dois policiais. Agora ele deve resolver e parar os assassinatos para se livrar dos crimes de que é acusado. Além da ambientação formidável, que como eu disse, da uma aparência suja ao jogo, a gameplay e interação do jogador com o mundo são muito acima da média. O jogador deverá investigar locais onde crimes foram cometidos usando equipamentos forenses, armas de fogo estão a disposição mas, é bem comum o jogador ficar sem munição tendo que se virar com pedaços de cano, machado, pá entre outras coisas. A tensão criada pela trilha sonoro, direção de arte, gameplay e a diversidade de situações, garantem um lugar a Condemned: Criminal Origins na lista.

Forbidden Siren 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9GcjFTVjNnLnBuZw==

O jogo conta a história de vários personagens que ficam presos na Ilha Yamijima, uma ilha na costa do Japão continental. Em 3 de agosto de 1976, um cabo subaquático foi misteriosamente cortado e toda a energia da ilha foi perdida. Durante o apagão subsequente, todos os ilhéus desapareceram e a ilha ficou deserta. 29 anos depois, em 2005, um editor de revista chamado Mamoru Itsuki está visitando a ilha para realizar pesquisas para um artigo quando a balsa que ele e um pequeno grupo de outros passageiros estão é atingida por uma maré vermelha. Pouco tempo depois de sua chegada, um grupo de soldados aterrissa na ilha após o helicóptero ter problemas. Todos devem encontrar maneiras de sobreviver aos "monstros" da ilha, o shibito. Cronologicamente, a sequência de eventos no jogo começa milênios atrás. Mother é uma antiga divindade da água que está presa sob a terra após a criação da luz. Ao mesmo tempo, o companheiro de mãe, Otoshigo, fugiu para as profundezas do oceano. Mother sempre desejou retornar à superfície e, como tal, enviou seres humanos "possuídos" sobre os quais ela exerce um certo controle para preparar o caminho para seu retorno. No entanto, eles falham continuamente em cumprir sua missão e nunca retornam ao submundo.

Diferente do primeiro, Siren 2 não foca exclusivamente no Stealth. Agora o jogador poderá optar por ser furtivo ou encarar os inimigos diretamente. No jogo podemos controlar vários personagens e cada um possui sua própria perspectiva. Durante o jogo encontraremos armas brancas e armas de fogo, porém normalmente essas armas só são encontradas quando dropadas por um Shibito. Siren 2 tem uma ambientação fenomenal, que vão de casas tradicionais do estilo japonês, instalações abandonadas pela ilha, pequenas cavernas, floresta e etc. O jogador se sentirá por diversas vezes acuado e intimidado pela escuridão que toma a ilha e limita muito a visão do jogador e os gritos dos shibitos ao fundo.

Dead Space

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9zUkJNcG9FLnBuZw==

Na geração passada começamos a ver um declínio na quantidade de jogos de terror. A indústria começou a ser tomada por jogos focados em ação e jogos multiplayer. Em meio a isso, poucos estúdios arriscavam em uma produção que não tivesse como alvo o grande público. Porém a Viceral apoiada pela EA (isso mesmo, a EA) nos brindou com um dos melhores jogos de terror não só dos últimos tempos, mas de toda a história. Dead Space mistura Sci-Fi com terror de forma sublime. Espaço, culto alienígena macabro, desmembramento, ruídos pavorosos. Este jogo é uma história distorcida de uma raça alienígena determinada a conquistar o universo através de monólitos. Esses monólitos carregam um vírus alienígena que converte qualquer espécie que toque em necromorfos através de seus cadáveres. Os Necromorphs, mortos reanimados, espalham o vírus atacando os vivos até que eles sejam a única coisa que resta.Como personagem principal, suas opções são bastante sombrias. Você nunca pode ter certeza de qual é a decisão certa, pois as pessoas que lhe dizem o que fazer têm motivos bastante questionáveis durante todo o jogo. Além disso, Isaac é constantemente torturado por sua namorada supostamente morta e nunca temos certeza se ela não está infectada ou é um Necromorph até o final do jogo.Se você gosta de jump scare, alienígenas sanguinários, Dead Space é para você. É o terror em ficção científica no seu melhor, e é um dos jogos de terror mais brutais para jogar. Simplesmente não deixa de lado a violência e as reviravoltas narrativas.

É sempre difícil montar uma lista sobre os melhores, sempre algum jogo que pra alguns é melhor que algum da lista, ficará de fora.

Uma forma de amenizar isso é fazer menção honrosa, então segue as menções:

System Shock

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9hTWlOcWRvLnBuZw==

Da mente brilhante de Ken Levine vem System Shock 2 , outro marco histórico para videogames. Este jogo chegou aos livros de história por causa de sua história forte, design ambiental e a famosa reviravolta no final. A história segue um soldado sem nome que acorda após uma infecção genética. Você é contatada por uma das sobreviventes, Dra. Janice Polito, e ela lhe dá sua missão: deter a infecção, coletar todos os sobreviventes restantes e dar o fora. Embora simplista pelos padrões de hoje, o ambiente do System Shock 2 criou uma atmosfera que não havia paralelo em nenhum outro horror espacial da época. A reviravolta no final é uma homenagem a The Space Odyssey, de Arthur C. Clarke , mas surpreendeu os jogadores de qualquer maneira - foi em partes iguais aterrorizante e impressionante.

Alien Isolation

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS94ZGdwQmE2LnBuZw==

Este jogo é um Survival Horror primoroso, basicamente jogando como um grande jogo de esconde-esconde entre você e um xenomorfo. Neste jogo, você realmente sente que, se não corresse rápido o suficiente, o grande alienígena preto certamente o mataria. Você pode ter uma arma, mas o jogo é voltado especificamente para garantir que você quase não a use.

DOOM 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9zNnhFaW9lLnBuZw==

Run n 'gun é característico da série Doom , mas em Doom 3, preferiu colocar inimigos saindo dos corredores escuros ou pulando pelos tubos de ventilação. Alguns pedirão que você os siga, deixando para trás pegadas ensanguentadas e levando-o a uma emboscada. Outros gritarão, sem dar sua posição e saltarão pra cima de você com uma rapidez capaz de causar problemas em qualquer cardíaco. Os inimigos são abundantes, é claro, mas forçando o jogador a adivinhar onde eles estão antes de atirar em tudo que se mexe ou a luz se apagar.

Dex
Dex #Dex_K.O.R

Siga a Luz!

, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque