Nova UI VR/AR da Sony possui suporte para dispositivos da Microsoft e Nintendo

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmtpbmphLWltZy5jb20vZ2F3a2VyLW1lZGlhL2ltYWdlL3VwbG9hZC9zLS1ZTXRGMThCVy0tL2NfZmlsbCxmbF9wcm9ncmVzc2l2ZSxnX2NlbnRlcixoXzkwMCxxXzgwLHdfMTYwMC9yZWNhYXNzMGl2dzdtbDJkM2pwby5qcGc=

Os planos da Sony para a próxima geração começaram a surgir nos últimos meses, quando descobrimos várias patentes relacionadas ao PlayStation VR 2 e o PlayStation 5. Hoje, encontramos provavelmente a patente mais interessante até agora. A informação é bastante simples, mas mostra os planos da Sony de entrar de cabeça no mercado de realidade aumentada e virtual.

Em 26 de dezembro de 2019, a Sony Interactive Entertainment registrou uma patente para "INTERFACE DE USUÁRIO COM GESTOS PARA AR E VR COM GAZE TRIGGER". A patente revela os esforços da empresa em criar uma interface de usuário para dispositivos de jogos VR/AR, além de outros eletrônicos. A interface de usuário suporta gestos e movimentos de mão. Alguns dos exemplos de gestos podem ser vistos na imagem abaixo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9yZXNwYXduZmlyc3QuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzEyL1BTVlIyLTEucG5n

A interface de usuário foi projetada para oferecer suporte a vários dispositivos, incluindo consoles PlayStation, consoles criados pela Microsoft e Nintendo ou outras fabricantes, headsets VR, headsets AR, televisões portáteis, computadores, laptops, e tablets. Parece que a interface de usuário pode ser modificada para atender a qualquer dispositivo que você desejar. A interface de usuário é compatível com Linux, sistemas da Microsoft, e sistemas operacionais Unix, entre outros softwares.

Pelo que podemos concluir por essa patente, a Sony está trazendo UIs baseadas em gestos para dispositivos eletrônicos de várias fabricantes. A interface de usuário é flexível e também pode ser usada com dispositivos que não sejam VR/AR, o que indica que as futuras TVs e dispositivos da Sony terão interfaces de usuário com gestos. Outro fato interessante sobre a patente é que o processamento de gesto é feito em nuvem.

A patente menciona o uso de câmeras para rastrear movimentos das mãos e olhos. Como sempre acontece, não há garantias de que essa interface possa ver a luz do dia. As empresas registram dezenas de patentes e nem mesmo metade delas chegam a ser realmente implementadas. No entanto, se isso acontecer, provavelmente veremos sua implementação no PlayStation VR 2. O headset VR pode servir como plataforma de teste perfeita para esse tipo de tecnologia.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque