Minecraft é a nova IP mais vendida da década no Reino Unido

#Notícia Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9hcy5jb20vbWVyaXN0YXRpb24vaW1hZ2VuZXMvMjAxOS8wOS8xNy9ub3RpY2lhcy8xNTY4NzI2MjUxXzExOTI3NV8xNTY4NzI2MzEyX25vdGljaWFfbm9ybWFsLmpwZw==

O Minecraft é a nova IP de jogos mais vendida dos últimos dez anos, com base nas vendas no varejo do Reino Unido.

Isso é de acordo com a GfK Entertainment, que faz o levantamento das vendas no varejo do Reino Unido incluindo as várias versões de console (publicadas pelas respectivas empresas detentoras da plataforma), além do Story Mode, desenvolvido pela Telltale.

Em números gerais, Minecraft apareceu em terceiro lugar nos jogos mais vendidos da década. O restante dos dez primeiros foi ocupado pelo Grand Theft Auto V, três títulos de Call of Duty e nada menos que cinco FIFA's.

É lamentável a falta de novas ideias e IP's diferentes nos escalões superiores do gráfico. Obviamente, houve muitas inovações e novas franquias lançadas nos últimos dez anos, incluindo o gênero toys-to-life (que são jogos onde jogamos com brinquedos que possuem vida própria) e a chegada da realidade virtual, mas foram ofuscadas pelos blockbusters AAA tradicionais.

Para esclarecer, definimos nova IP como uma propriedade que estreou na última década, desconectada de qualquer marca existente anterior (por exemplo, Forza Horizon, que é uma nova série, mas que faz parte da IP ''Forza'').

Abaixo estão os dez novos jogos IP mais vendidos por unidades:

  1. Minecraft (Microsoft/Sony/Nintendo)
  2. Destiny (Bungie/Activision Blizzard)
  3. Zumba Fitness (505 Games)
  4. Watch Dogs (Ubisoft)
  5. Kinect Sports (Microsoft)
  6. The Last of Us (Sony Interactive Entertainment)
  7. Dead Island (Koch/Deep Silver)
  8. L.A. Noire (Take 2/Rockstar Games)
  9. Dishonored (Bethesda)
  10. Titanfall (EA)

Enquanto o Minecraft estreou tecnicamente em 2009, o jogo só foi lançado no varejo em 2013 no Reino Unido, e mesmo assim garantiu o primeiro lugar com base em sete anos de vendas. Graças ao Minecraft e Kinect Sports, a Microsoft é a única editora com dois jogos entre os dez primeiros.

Talvez não seja surpreendente ver Destiny (publicado originalmente pela Activision Blizzard, agora sob controle exclusivamente da Bungie) aparecendo tão alto, mas pode surpreender ver o Zumba Fitness na terceira posição. Principalmente impulsionado pelo sucesso da versão do Wii, o jogo foi um grande sucesso para as editoras Majesco Entertainment e 505 Games no início da década, garantindo o primeiro lugar nas vendas do Reino Unido por 13 semanas - e um recorde, 28 semanas no topo das vendas do Wii.

The Last of Us e L.A. Noire também são particularmente dignos de nota, pois são as únicos jogos que não tiveram sequências na mesma década. Ambos conseguiram alcançar suas posições com base nas vendas de um único jogo - embora The Last of Us: Remastered tenha sido incluído nos dados desse título.

Outra observação interessante é que Dead Island é a IP com o segundo maior número de lançamentos. O mais alto é, obviamente, o Minecraft, graças às várias edições separadas do console, Story Mode e várias expansões. Dead Island, enquanto isso, teve as versões Game of the Year Edition, Definitive Edition, Slaughter Edition, a semi-sequência Riptide e starter packs sendo lançadas no varejo para o MOBA Dead Island Epidemic, posteriormente cancelado.

Como mencionado, o gráfico não leva em consideração as novas marcas de jogos, como Forza Horizon ou Red Dead Redemption (embora tecnicamente seja uma sequência de Red Dead Revolver, a decisão da Rockster de manter o termo ''Redemption'' para o terceiro jogo acabe estabelecendo uma marca própria). Se eles tivessem sido incluídos, o gráfico teria a seguinte aparência:

  1. Minecraft (Microsoft/Sony/Nintendo)
  2. Red Dead Redemption (Take 2/Rockstar Games)
  3. Forza Horizon (Microsoft)
  4. Destiny (Bungie/Activision Blizzard)
  5. Skylanders (Activision Blizzard)
  6. Zumba Fitness (505 Games)
  7. Watch Dogs (Ubisoft)
  8. Kinect Sports (Microsoft)
  9. The Last of Us (Sony Interactive Entertainment)
  10. Dead Island (Koch/Deep Silver)

Vale a pena discutir a inclusão dos Skylanders. Enquanto a série de toys-to-life se tornou uma IP forte por si só, o primeiro lançamento foi Skylanders: Spyro's Adventure, com a Activision colocando o herói clássico do PlayStation, na esperança de aumentar a visibilidade.

Note-se que, para títulos de brinquedos, a GfK Entertainment conta apenas o pacote inicial quando se trata de unidades, com as figuras independentes classificadas como acessórios. De maneira semelhante, apenas 34,99 libras para cada pacote inicial de 49,99 libras são contabilizadas como receita, com as outras 15 libras consideradas em acessórios para dar conta dos números agrupados. Mesmo com essas advertências, Skylanders superou notavelmente seu maior rival, Disney Infinity.

A GfK Entertainment listou uma série de outras novas IP's que venderam bem no varejo do Reino Unido na última década, incluindo Overwatch, Rocket League, Dance Central, The Crew, Dark Souls, The Evil Within, Rage, Art Academy, Sniper: Ghost Warrior, Homefront, Splatoon, Sleeping Dogs e Horizon Zero Dawn.

Ao analisar a receita gerada a partir de vendas de mídias físicas no Reino Unido, Destiny conseguiu superar o Minecraft. Muitos dos dez jogos com maior receita são os mesmos que os dez mais vendidos por unidades, embora com posições ligeiramente diferentes, embora Dishonored tenha saído e sendo substituído por Overwatch.

Abaixo estão as dez novas IP's que geraram mais receita, de acordo com a GfK Entertainment:

  1. Destiny (Bungie/Activision Blizzard)
  2. Minecraft (Microsoft/Sony/Nintendo)
  3. Watch Dogs (Ubisoft)
  4. Zumba Fitness (505 Games)
  5. The Last of Us (Sony Interactive Entertainment)
  6. Kinect Sports (Microsoft)
  7. Titanfall (EA)
  8. L.A. Noire (Take 2/Rockstar Games)
  9. Overwatch (Activision Blizzard)
  10. Dead Island (Koch/Deep Silver)

Se tivéssemos incluído novas marcas dentro de franquias já existentes em vez de somente novas IP's, a trilogia da Rockstar do Velho Oeste (não vamos esquecer o Undead Nightmare) teria sido a vencedora:

  1. Red Dead Redemption (Take 2/Rockstar Games)
  2. Destiny (Bungie/Activision Blizzard)
  3. Minecraft (Microsoft/Sony/Nintendo)
  4. Forza Horizon (Microsoft)
  5. Watch Dogs (Ubisoft)
  6. Skylanders (Activision Blizzard)
  7. Zumba Fitness (505 Games)
  8. The Last of Us (Sony Interactive Entertainment)
  9. Kinect Sports (Microsoft)
  10. Titanfall (EA)

Novamente, vale a pena apontar para o Skylanders, que é um excelente exemplo de como pode ser complicado definir uma nova IP. Embora tenha começado a vida como uma reformulação do Spyro (seu nome original era Spyro's Kingdom), a ideia evoluiu além do material original para algo completamente novo.

Da mesma forma, sabe-se que os editores se apoiam em personagens e marcas já estabelecidas para atingir um público mais amplo - por exemplo, as corridas de mundo aberto do Horizon sendo elevadas pela marca Forza, ou a Nintendo lançando um jogo de fantasmas com Luigi como estrela.

Mesmo sem essa técnica, esses gráficos recém-compilados demonstram que havia muitos jogos novos chegando às prateleiras pela primeira vez na década passada, mesmo com best-sellers, como Call of Duty e FIFA abocanhando uma boa fatia do mercado.

Com uma nova geração de consoles no horizonte e esforços crescentes para incluir vendas digitais nos dados dos gráficos, é esperançoso que a próxima década tenha mais ideias novas entre os jogos mais vendidos.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.