Quem foi o vencedor em 2019?

#Artigo Publicado por ertuzio.scn, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8wNC9wczQtbmludGVuZG8tc3dpdGNoLXhib3gtb25lLmpwZw==

2019 foi um ano incrível para todos os jogos. Quem venceu em 2019?

2019 foi um ano muito interessante para os videogames como um meio. Tecnicamente, este é o ano anterior ao lançamento dos consoles da próxima geração, tradicionalmente, nesses anos, os lançamentos de jogos secam e a atenção dos fabricantes de console mudam diretamente para preparar os sucessores que estão inevitavelmente chegando (independentemente de os fabricantes terem ou não escolhido para realmente reconhecer a existência desses próximos consoles). Mas 2019 acabou sendo um pouco diferente. Enquanto, por um lado, você definitivamente podia sentir que era uma espécie de calma provisória antes da tempestade que se aproximava (veja como as ofertas insignificantes da Sony foram este ano, em comparação com o quão boas elas tiveram. no ano passado ou no ano retrasado), por outro lado.

Uma razão não insignificante para isso é a Nintendo. Com a empresa soltando firmemente os grilhões do ciclo geracional tradicional com o lançamento do Switch em meados de 2017, a Nintendo está agora fora de sintonia com o resto da indústria, um fato que funciona maravilhosamente a seu favor, porque enquanto o PS4 e o Xbox One estão no fim da geração, o Switch está apenas começando a entrar no auge de sua vida. Em 2019, a Nintendo se tornou nuclear com o Switch, fornecendo uma cadência assustadora de jogos em todos os gêneros e várias IP existentes e novas que fizeram do Switch o sistema obrigatório para qualquer pessoa com um interesse passageiro em videogames.

Por mais hiperbólico que possa parecer, é verdade. New Super Mario Bros. U Deluxe, Yoshi's Crafted World, Marvel Ultimate Alliance 3, Super Mario Maker 2, Astral Chain, The Legend of Zelda: Link's Awakening, Link Fit Awakening, Ring Fit Adventure, Luigi's Mansion 3 e Pokemon Sword and Shield são apenas alguns exemplos da formação inicial que a Nintendo lançou este ano. Por si só, esses jogos justificam o investimento (continuado) no Switch e em seus jogos, mas havia muito mais acontecendo com o console e a Nintendo este ano.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8wNi9tYXJ2ZWwtdWx0aW1hdGUtYWxsaWFuY2UtMy1pbWFnZS0xMi5qcGc=

Na frente de terceiros, isso provou estar entre os maiores anos do Switch. Não, Persona 5 não está chegando ao Switch, mas ainda tem todos os jogos de Final Fantasy do VII (finalmente no console da Nintendo!) ao XII, a data de lançamento de Mortal Kombat 11, Wolfenstein: Youngblood, Crash Team Racing Nitro-Fueled e extremamente improváveis jogos ​​de terceiros como Overwatch e, incrivelmente, The Witcher 3: Wild Hunt.

A perspectiva de jogar um jogo que, há apenas quatro anos, era uma demonstração técnica para a geração atual em movimento ou a de jogar um dos jogos multiplayer mais populares já feitos em movimento, aumentou ainda mais o apelo do Switch, mas até isso não foi suficiente. A Nintendo garantiu que eles verificassem todas as caixas este ano. O amplamente criticado serviço Nintendo Switch Online ficou um pouco melhor, graças à adição de jogos SNES ao catálogo de jogos retrô. O status do Switch como uma plataforma principal para jogos indies continuou a receber hits como o incrível Untitled Goose Game. A Nintendo anunciou não um, mas dois novos modelos de Switch este ano, com um Switch Lite mais barato e portátil e um modelo principal atualizado que tem uma duração de bateria muito superior à original. Vários projetos empolgantes foram confirmados para o console nos próximos anos, como uma remasterização do Xenoblade original e uma sequência do melhor jogo de todos os tempos, The Legend of Zelda: Breath of the Wild. E por tudo isso, o Switch continuou a flexionar seus músculos nos mercados de todo o mundo, estabelecendo-se firmemente como o sistema mais vendido em todo o mundo, até fazendo sua presença ser sentida em mercados como o Reino Unido, que tradicionalmente estão entre os mais fracos da Nintendo.

A Nintendo teve um ano tão bom que nem as duas más notícias que eles deram este ano, um atraso para Metroid Prime 4 e Animal Crossing: New Horizons, pareciam desacelerar o trem do Switch. Sem dúvida, eles venceram 2019, fugindo com isso muito à frente, enquanto Xbox e PlayStation foram deixados como retardatários na luta pelo segundo lugar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8xMC9kZWF0aC1zdHJhbmRpbmctaW1hZ2UuanBlZw==

Quanto ao segundo lugar, no entanto, é realmente difícil determinar um vencedor. A primeira festa da Sony neste ano foi decepcionante! Days Gone é sem dúvida o lançamento mais fraco da SIE em anos, e Death Stranding, apesar de muito bom, também é realmente divisivo com críticas polarizados e jogadores iguais (pernas fracas para o último também demonstram que ele não está vendendo muito bem, por sua vez, implica em uma má propaganda). Os lançamentos de VR da Sony este ano, liderados por Blood and Truth, não chegaram nem perto da excelência do Astro Bot lançado ano passado.

Em geral, a Sony realmente teve um ano muito ruim. Eles não tiveram nenhuma grande conferência este ano. Seu substituto, State of Play, foi criticado e criticado em geral como imitações não-inspiradas do Nintendo Direct, sem grandes anúncios até o final do ano, quando finalmente pareciam começar a encontrar o caminho. Eles anunciaram uma data de lançamento para o maior jogo de todos os tempos, apenas para adiar o jogo um mês após o anúncio da data de lançamento. Eles viram muitas barreiras corporativas e executivas no topo. Grande parte da boa imprensa continuada que a Sony costumava ter regularmente nos últimos anos, graças ao PS4 que liderava consistentemente as paradas de vendas, já que o PS4 perdeu o manto para o Nintendo Switch.

Mas com tudo isso, nunca houve a sensação de que a Sony realmente perdeu de vista o prêmio. Muito da queda da Sony pode ser facilmente explicada pela empresa que está se preparando para o lançamento da próxima geração (algo que eles continuaram nos fornecendo informações durante o ano, e temos que ser honestos, o Playstation 5 parece ótimo). E mesmo nessa crise, recebemos ótimas notícias, como a aquisição da Insomniac Games pela Sony que também está finalmente começando a levar o PS Now (ambas as partes de download e streaming do serviço) a sério.

Vamos comparar isso com o Xbox por um momento, eles lançaram sem dúvida seu pior título first party até o momento ( Crackdown 3 ), embora também tenham lançado seu melhor título first party no mesmo ano ( Gears 5 ). Eles lançaram um novo SKU, que conseguiu fazer com que o Xbox se saísse bem em mercados em que tradicionalmente lutava para ser vendido, como na Espanha. Eles anunciaram mais aquisições de estúdio. Eles anunciaram várias novas IP da Rare, Ninja Theory e cia. Eles anunciaram o Xbox Scarlett, que parece que também será ótimo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8wOS9nZWFycy01LmpwZw==

O Game Pass continuou a avançar de forma incrível ganhando cada vez mais força com sua lineup aumentando graças a mais e mais third parties entrando no mercado, e com o lançamento do Gamepass no PC. Os esforços da Microsoft com o PC finalmente começaram a cumprir suas promessas, com um novo cliente de jogos para PC ou o anúncio de jogos como o Age of Empires 4 e o Flight Simulator parecendo imensos. Halo: The Master Chief Collection foi anunciado para PC e, em uma reviravolta dramática do destino, chegou não apenas à loja da Microsoft, mas também á Steam onde o lançamento de Halo Reach para PC quebraria todos os recordes. O X019 pintou uma imagem incrivelmente rósea para o futuro do Xbox.

Ainda havia más notícias, é claro, os principais jogos foram adiados, a nova exibição de Halo Infinite não parecia nem de longe tão emocionante quanto seu trailer de estréia no ano passado. Além disso, há notícias de turbulência do desenvolvedor da 343 Industries), e enquanto o Xbox tinha flashes de brilho no mercado de vez em quando, no geral, as vendas começaram a diminuir para níveis indetectáveis. Além disso, caso ainda não tenhamos mencionado isso, Crackdown 3 foi uma lixeira.

Em termos absolutos, eu diria que a Sony não teve pior ano que a Microsoft. O problema aqui é que, para a Sony, este ano foi um declínio muito claro sobre o que eles haviam feito antes para a Microsoft, este foi apenas o capítulo mais recente de sua contínua história de retorno. As expectativas são importantes, espera-se muito da Sony, a líder de mercado, e quando eles não conseguem atendê-las, a narrativa se estabelece com um ano de queda. Por outro lado, o Xbox, que lutou durante toda a geração, conseguiu entregar melhor do que havia entregue antes e leva a uma percepção de positividade e impulso em torno da marca. Enquanto o PS4 e o Xbox One tiveram anos igualmente bons (ou igualmente ruins), o Xbox parece ter tido um ano melhor, porque para o Xbox, este ano foi uma melhoria em relação aos anos anteriores. Para a Sony, foi um passo inconfundível em comparação com o que fizeram ano passado.

IMAGEaHR0cHM6Ly93YWxscGFwZXJjYXZlLmNvbS93cC93cDQ4Nzg4NTIuanBn

Então, aqui estamos, no final de 2019: Quem ganhou este ano? A Nintendo venceu e, se você não concordou, provavelmente deve estar muito envolvido nas narrativas de guerra de consoles, e não há como isso chegar até você. E, em uma quebra inesperada da rotina, o Xbox acabou vencendo o PlayStation e ficou com a prata (reconhecidamente fraca), enquanto o PS4 ficou em último lugar.

Mas agora este ano acabou, assim como esta a década acabando. O ano de 2020 está chegando, e apresenta um grande potencial e chances para as três, Sony, Nintendo, Microsoft encontrar novas maneiras de subir (ou afundar). É um novo ano, uma nova geração, uma nova década. Como vai 2020 (e além) continua a ser visto. No aqui e agora, este ano houve muitas mudanças na hierarquia.

MrCalazans
MrCalazans #ertuzio.scn
Publicações em Destaque