Star Wars Jedi: Fallen Order roda em 1260p no Ps4 Pro e 900p no Ps4

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDIvMTU2LzIwNy9vcmlnaW5hbC9TdGFyX1dhcnNfSmVkaV9UaGVfRmFsbGVuX09yZGVyLmpwZWc=

Star Wars Jedi: Fallen Order é o novo jogo da Electronic Arts, desenvolvido pela Respawn Entertainment que apresenta um novo jogo de Star Wars singleplayer e sem microtransações.

Este é um jogo altamente aguardado por todos os amantes dessa galáxia muito, muito distante e se és um fã desse universo, certamente está curioso para ver como a Respawn se portou com este Star Wars Jedi: Fallen Order.

Depois de um primeiro olhar ao jogo a correr no Xbox One S e Xbox One X, o Digital Foundry olha agora para Star Wars Jedi: Fallen Order rodando no PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro para descobrir como se porta a sua performance, qualidade gráfica e se sofre com os mesmos problemas vistos nos consoles Xbox.

No PS4 Pro, com a v1.02 instalada, a mais recente, Star Wars Jedi: Fallen Order em modo de Qualidade corre com uma resolução de 1260p e existem diversos momentos que sugerem uma resolução dinâmica, que pode descer para 1080p ou até abaixo disso. Revisitar a versão Xbox One X revela que a conversão dinâmica de resolução também é usada no console da Microsoft. No entanto, o uso da funcionalidade up-sampling temporal do Unreal Engine 4 dá a sensação de uma resolução geral superior.

Em modo Performance, o jogo roda em 1080p no PS4 Pro com um fps desbloqueado e a conversão dinâmica de resolução é muito mais agressiva, passa mais tempo em 900p e poderá descer abaixo disso. No Xbox One X isto já não parece acontecer quando usa o modo Performance, que roda em 1080p. São muito similares, mas existem algumas pequenas diferenças na qualidade de imagem, como a qualidade da anti-aliasing e distâncias de visão que tornam a versão Xbox One X mais refinada.

No PS4 base, Star Wars Jedi: Fallen Order roda em 900p, mas tal como na Pro, parece usar uma resolução dinâmica que pode sofrer quedas, mas 900p parece ser o ponto mais comum. No entanto, poderá variar entre 720p e 900p, enquanto no Xbox One S parece correr constantemente em 720p e se existem quedas, não são perceptíveis.

Sobre a performance, existem diversos pontos a ter em conta. Tal como relatado no vídeo com a análise nos consoles Xbox, os momentos em que o jogo para no meio da ação para carregar partes dos cenários também surgem no PS4 Pro, mas são altamente raros. No PS4 base, fica em algum lugar entre o Xbox One S e a PS4 Pro, os momentos em que o jogo para não são de forma alguma tão frequentes ou graves como no Xbox One S, mas ocorrem com mais frequência do que no PS4 Pro. Jogar nos consoles mais poderosos com um disco interno é a melhor forma de jogar Star Wars Jedi: Fallen Order pois este problema parece estar relacionado com a velocidade de leitura do disco.

UEFTWk9OcjQtNWs=

No que diz respeito ao fps, as coisas melhoram e no PS4 Pro, em modo de Qualidade, Star Wars Jedi: Fallen Order roda na grande maioria do tempo em 30 fps. É muito similar à situação que tem no Xbox One X e as quedas são breves e pequenas. Somente em lutas mais intensas contra vários personagens poderá sentir slowdowns quando o fps registra uma pequena queda.

Em modo Performance, tal como no Xbox One X, o jogo corre com o fps desbloqueado e as coisas continuam inconsistentes. No geral, a performance é muito similar e existem momentos em que o PS4 Pro tem vantagem, mas em outros é o Xbox One X que lidera. Na grande maioria desses momentos, a vantagem é habitualmente de 2-3fps e por isso nenhuma delas é particularmente suave ou melhor do que a outra.

O modo Performance não é recomendado atualmente e não desfruta da consistência que este jogo merece. Talvez este modo seja pensado para os consoles de próxima geração via retrocompatibilidade. Ainda assim, para um jogo pensado como uma experiência no estilo da série Dark Souls, a sua performance consegue ser superior à de qualquer um deles e ainda tem a opção de bloquear a performance em 30fps, algo que a From Software não te dá nos seus jogos.

No PS4, que roda bloqueado em 30fps, sentirá as mesmas quedas, mas é uma experiência mais consistente do que no Xbox One S. Existem quedas entre 2-5fps e não é completamente estável, mas não se porta muito mal. Porta-se como esperado e os problemas estão realmente nos momentos em que o jogo congela enquanto partes dos cenários são carregados.

Para quem joga no Xbox One X e PS4 Pro, é recomendado usar o Modo Qualidade para obter uma melhor qualidade de imagem, menos problemas de performance, glitches e minimizar o problema do congelamento ao carregar os cenários. São as plataformas e modos de jogo recomendados pelo Digital Foundry para jogar Star Wars Jedi: Fallen Order. Pelo outro lado, fica a clara sensação que o Xbox One S não consegue aguentar com o jogo e os seus problemas, muitos frequentes ao ponto de prejudicar a experiência.

Star Wars Jedi: Fallen Order é um jogo agridoce de momento. A Respawn conseguiu uma experiência fenomenal que apaixonará os fãs de Star Wars, mas existe uma definitiva sensação que falta polimento ao jogo. Talvez fossem precisos mais 3 meses para polir e refinar Star Wars Jedi: Fallen Order para o estado que merecia, mas é altamente divertido e um dos melhores jogos singleplayer de Star Wars de sempre.

Catos
Catos
, Goiânia
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.