Taxa em ligações via WhatsApp é cancelada no Líbano em meio a protestos

#Notícia Publicado por kreiton2019, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9tcjJJRzJYLmpwZw==

Para aumentar a arrecadação, o governo do Líbano propôs uma medida que taxava a utilização de serviços com tecnologia VoIP, como as chamadas do WhatsApp, Skype ou FaceTime. No entanto, a população se revoltou, fez um grande protesto e o país desistiu da cobrança no mesmo dia do anúncio.

A medida proposta pelo ministro libanês das Telecomunicações cobraria um imposto no valor de 20 centavos de libra libanesa – cerca de R$ 0,83 – por dia de uso de serviço VoIP.

Libaneses se reuniram na sede do governo em Beirute e bloquearam estradas com barricadas de pneus queimados. Como aponta a Reuters, o protesto lembra bastante as manifestações de 2013 em São Paulo contra o aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus.

A polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. As escolas foram fechadas por ordem do governo, e mesmo após o cancelamento da cobrança, o clima ainda é tenso no Líbano, onde a população está descontente com a política e a crise econômica.

Em alguns países, serviços de VoIP são proibidos por lei. É o caso do Catar, Emirados Árabes Unidos, Líbia e outros países do Oriente Médio.

Kreiton
Kreiton #kreiton2019