Mei, de Overwatch, vira símbolo dos protestos na China

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXM0dS5jb20vc2MvYnIvZzR1L19pbWd3eV8vZDFkNGFhMzNkZWE2MmRkOTE2NzExZDYyZmQzNTlhNzUvP2k9aHR0cCUzQSUyRiUyRnAyLnRycnNmLmNvbSUyRmltYWdlJTJGZmdldCUyRmNmJTJGMTMwMCUyRjYwMCUyRnNtYXJ0JTJGaW1hZ2VzLnRlcnJhLmNvbSUyRjIwMTklMkYxMCUyRjEzJTJGbWVpLW92ZXJ3YXRjaC1jaGluYS1hYnJlLmpwZw==

Os protestos continuam pegando fogo na China e agora ganharam um novo símbolo da luta pela democracia: Mei, personagem de Overwatch. "Mei está lutando por seus direitos" é um dos cartazes mais vistos nos últimos protestos, inclusive com pessoas saindo às ruas com cosplay da personagem.

A decisão de usar Mei como símbolo de protesto está relacionada, em parte, com o lore de Overwatch pois ela é de Xi'an na China e uma das suas frases mais populares é "vale a pena lutar pelo nosso mundo". Além disto, tornar Mei num símbolo dos protestos poderá fazer com que Overwatch seja banido na China e isso afectaria os negócios da Blizzard, razão pela qual muitos acreditam que a companhia suspendeu Blitzchung. Se quiseres ter uma ideia do impacto disto, procura no Google por imagens de Mei.

A onda na verdade começou quando a própria Blizzard suspendeu o pro-player Chung "Blitzchung" Ng Wai de suas competições por ele ter se declarado favorável às manifestações por democracia. O receio da Blizzard é que ao tornar Mei um símbolo da liberdade e da democracia, o governo comunista chinês pode banir Overwatch daquele país, como já faz com outros serviços, produtos e games ocidentais.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXM0dS5jb20vc2MvYnIvZzR1L19pbWd3eV8vYTE4ZTA0YTkyZDczYWYwMmJlZDQwZjM4YzBiNWQwNTMvP2k9aHR0cCUzYSUyZiUyZmltYWdlcy50ZXJyYS5jb20lMmYyMDE5JTJmMTAlMmYxMyUyZm1laS1vdmVyd2F0Y2gtY2hpbmEtaW50ZXJuYTIuanBn

O problema é que cada vez mais pessoas estão saindo às ruas com cosplay de Mei para participar dos protestos e vários fãs já estão afirmando que vão à BlizzCon deste ano (conferência da Blizzard que acontece em novembro, nos Estados Unidos) vestidos de Mei para protestar contra a postura da Blizzard.

A escolha de Mei como símbolo da luta contra o regime chinês não é aleatória: a personagem é oriunda de Xi'an, na China, e seu slogan é "Vale a pena lutar pelo nosso mundo".

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo