Atualização de Descobrimento do Steam está prejudicando desenvolvedores indies
IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmtpbmphLWltZy5jb20vZ2F3a2VyLW1lZGlhL2ltYWdlL3VwbG9hZC9zLS1TZUxIX0UzVS0tL2Nfc2NhbGUsZl9hdXRvLGZsX3Byb2dyZXNzaXZlLHFfODAsd184MDAveWphZ2Z5d2ltd2pkemxmYmxhOWMuanBn
Na semana passada, a Valve lançou uma atualização como parte de um esforço recente para tornar mais fácil para os usuários encontrarem novos jogos desconhecidos. A atualização pretendia diminuir a presença de jogos populares nos algoritmos de recomendação do Steam, aumentar a variedade geral e oferecer às pessoas uma seleção mais personalizada de jogos. No entanto, a atualização parece ter produzido alguns efeitos indesejados, especialmente para jogos que ainda não foram lançados. Agora, alguns desenvolvedores estão dizendo que os picos de tráfego que suas páginas de jogos estavam recebendo antes sumiram quase completamente.
No fim de semana, vários desenvolvedores independentes manifestaram suas preocupações no Twitter, publicando gráficos de suas estatísticas em queda da lista de desejos e citando quedas repentinas no tráfego da página da loja. Os desenvolvedores do jogo de plataforma Unbound: Worlds Apart começaram tudo com seu próprio gráfico mostrando os números da lista de desejos dos usuários, os quais não estão se movendo em uma direção promissora:
IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmtpbmphLWltZy5jb20vZ2F3a2VyLW1lZGlhL2ltYWdlL3VwbG9hZC9zLS1pYjNLNWxEcC0tL2Nfc2NhbGUsZl9hdXRvLGZsX3Byb2dyZXNzaXZlLHFfODAsd184MDAvZHY3bmxucG9kYnZicjdnaXdkbzQuanBn
"Obrigado Steam por matar os jogos indies", escreveram os desenvolvedores de Unbound. Mark Viola, o criador do JRPG tático por turnos Bright Red Skies, lamentou dados semelhantes, escrevendo: "Percebi uma queda enorme também."
IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmtpbmphLWltZy5jb20vZ2F3a2VyLW1lZGlhL2ltYWdlL3VwbG9hZC9zLS1YZHhiWU02eC0tL2Nfc2NhbGUsZl9hdXRvLGZsX3Byb2dyZXNzaXZlLHFfODAsd184MDAvcTh5bWpranhpN2l3cmJjYm1ueWMucG5n
O desenvolvedor de ScourgeBringer, Thomas Altenburger, chamou a nova atualização de "catastrófica", dizendo que o número de usuários novos a adicionar seu jogo de plataforma na lista de desejos caiu em 66% - o "meno número até hoje".
Outros desenvolvedores relataram histórias semelhantes. Alex M-O, desenvolvedor do jogo de plataforma Rune Fencer Illyia, disse no Twitter:
Jan Cieslar, fundador da Failcore Games, disse:
Bogdan Radu, o fundador da Lowpoly Interactive, disse:
IMAGEaHR0cDovL3N0ZWFtY2RuLWEuYWthbWFpaGQubmV0L3N0ZWFtL2FwcHMvMTEwNDYwMC9zc18xMGEwZWExZTY5NTY2Yjk1N2VhNmI3NjE3MjAwZDY1YWU2ZjFhMzQ4LjE5MjB4MTA4MC5qcGc=
As impressões da página da loja e as listas de desejos são fatores extremamente importantes para o sucesso dos jogos no Steam, especialmente os que ainda estão para lançar. O valor das impressões da página é bastante auto-explicativo, mas quando os usuários adicionam jogos à lista de desejos, eles recebem notificações do Steam quando o jogo é lançado, assim como toda vez que ele é colocado em promoção. Dessa forma, ele não se perde no incessante vórtice de jogos do Steam. As listas de desejos são geralmente consideradas pelos desenvolvedores como a maneira mais eficaz de vender um jogo em todo o seu potencial quando ele é lançado.
Os desenvolvedores que dizem que seus jogos entraram em queda têm algo em comum: seus jogos ainda não foram lançados. Alguns desenvolvedores de jogos já lançados disseram que suas estatísticas internas do Steam estão paradas ou ligeiramente melhores. Ainda assim, isso pouco serviu para confortar os desenvolvedores, que - além de seus próprios esforços de marketing a longo prazo - estavam confiando nas recomendações do Steam para criar listas de desejos antes do lançamento. Os desenvolvedores de Unbound escreveram:
Dei uma olhada na versão da loja Steam gerada por algoritmos para mim e descobri que isso era verdade. Tive que rolar vários minutos pela seção de recomendações para encontrar um jogo que eu não reconhecia ou que já não tivesse um certo nível de sucesso. Embora eu tenha encontrado alguns indies atraentes nas seções "Ver Similares", como Hypnospace Outlaw e Wandersong, até mesmo a seção "Ver Similares" de jogos menores eram dominadas por mega-hits indies, clássicos bem conhecidos e jogos triple A pouco relacionados. Enquanto isso, não encontrei nenhum jogo que ainda estava para lançar.
Em um comunicado, a Valve disse que é provável que a atualização sofra alterações adicionais, mas elas podem não ser necessariamente direcionadas para esse problema em particular.
Enquanto isso, desenvolvedores independentes com jogos ainda a serem lançados no Steam foram deixados sem uma solução. Alex M-O disse:
[quote]É um padrão bastante claro. Jogos não lançados têm prioridade negativa na visibilidade. "Ver Similares" são aproximadamente 50% dos best-sellers relevantes, 50% dos best-sellers não relevantes, e um ou dois jogos AAA... É ironicamente oposto à intenção declarada.