Engenheiro da Intel comenta sobre Real Time Ray Tracing e suas placas de vídeo Xe

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS96enQwNmFpLmpwZw==

Raja Koduri da Intel compartilhou alguns detalhes sobre o preço das novas placas de vídeo que o time azul vem trabalhando. De acordo com Koduri, a Intel planeja criar placa de vídeo Xe para todos, com o preço inicial de $200, cerca de R$ 794 na cotação de hoje (05/08).

Em entrevista para o canal russo do YouTube, Pro Hi-Tech, Koduri disse que o objetivo da Intel é preço acima de desempenho. Meu palpite é que o time azul vai dar o seu melhor para construir uma base de usuários o mais rápido possível. No fim, uma GPU que não seja muito cara possa desempenhar este papel.

Koduri também confirmou que haverá placas maiores com acesso a memória HBM. Isso praticamente confirma que a Intel está mirando no mercado de GPUs low-end e mid-end. Quanto ao mercado high-end, não tenho certeza se a primeira placa da Intel estará pronta para brigar com os cachorros grandes.

Além disso, Koduri reconheceu o quão importante é o real-time ray tracing para os jogos. Ele destacou que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para os desenvolvedores de jogos. Porém, ele ainda acredita que taxas de quadros maiores são mais importantes, graças a rasterização que ainda é utilizada na maioria dos jogos. Koduri acredita que agora, o Ray Tracing é apenas a cereja no topo do bolo. Por enquanto o Ray Tracing acelerado-por-hardware pode melhorar os recursos visuais, mas ele acredita que nem todos estão dispostos a "coçar o bolso" para rodar cenas em Ray Tracing com altas taxas de framerate.

Koduri terminou dizendo que ele é um grande fã de jogos com Ray Tracing que conseguem manter os 60fps. Porém, e de uma perspectiva de negócios, ele não acredita que a maioria dos gamers se importam em torrar uma grana preta por esta tecnologia. Segundo ele, o Ray Tracing não será outro golpe de marketing e ele será bem sucedido no futuro. Entretanto, isso só acontecerá se as placas de vídeo mid-end conseguirem rodar jogos com Ray Tracing.

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque