As melhores aberturas de games de todos os tempos

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDIvMjkwLzAxNi9mdWxsL1RoZV9MYXN0X29mX1VzLmpwZw==

Existem jogos que nos marcam após horas de gameplay e existem jogos que tornam-se inesquecíveis já no momento em que apertarmos o start.

Por isso, tentamos lembrar de algumas das aberturas mais impressionantes de games ao longo das gerações, considerando cutscenes e também o níveis de introdução ao jogo.

The Last of Us e o estouro da epidemia

ZWNwUV9XVXFLVU0=

Antes de controlar Joel ou Ellie, o prólogo de The Last of Us coloca você no papel de Sarah na noite em que estoura a epidemia dos infectados no mundo. Controlar e identificar-se com a garotinha nessa noite trágica traz muitas emoções.

Destaque também para os créditos iniciais contando com trechos de telejornais o que aconteceu com o mundo ao longo de 20 anos após o apocalipse.

Silent Hill e uma montagem de arrepiar

YUNBM0htVWJyUWM=

Toda uma geração de crianças e adolescentes foi assombrada enquanto jogava Silent Hill, mas antes mesmo do jogo começar uma sequência musical de arrepiar dava o tom do game.

Cemitério, túnel escuro, Dhalia na Igreja, a risada sinistra da Lisa e todo um clima de gelar a espinha. Provavelmente, a música mais famosa de Akira Yamaoka.

Legacy of Kain: Soul Reaver e a queda de Raziel

NERPS3pUSGFQZk0=

Soul Reaver causou uma impressão e tanto com sua cutscene inicial em que tenente Raziel era brutalmente aleijado por seu mestre Kain.

Com uma qualidade bem rara em 1999, a cena era contada de forma instigante e explicava como o pobre Raziel veio a adquirir sua forma amaldiçoada.

Devil May Cry 5 e Devil Trigger

cWlpVzJsS3Utb2c=

Devil May Cry 5 trouxe uma nova direção de arte, novos personagens, mas o clima absurdo e exagerado continua lá.

Ao som de "Devil Trigger", que virou o tema principal do game, Nero mata demônios no furgão girando no ar em câmera lenta, no melhor estilo Deadpool.

Sonic Mania e o show da nostalgia

ekE5endwTWpfOEE=

Após muitos anos, a franquia Sonic ganhou um game digno de sua fama e apostando em nostalgia.

Sonic Mania contou com uma belíssima animação de abertura feita por Tyson Hesse, que já desenhou quadrinhos do Sonic e é o suposto novo designer de personagens do filme live-action do ouriço.

Além do brilho das versões fofinhas e simpáticas dos mascotes, a introdução ainda conta com o som da dupla Hyper Potions, especializada em remixes de temas de games.

Kingdom Hearts 3 e a recapitulação final

ZDhNR3lVakVXOFE=

Kingdom Hearts 3, pelo menos para os fãs, também tem uma abertura incrível. O chamariz deste aqui é a recapitulação de eventos que aconteceram ao longo de toda a série antes do grande desfecho. E, é claro, ao som de Hikaru Utada.

Kingdom Hearts: Dream Drop Distance e o Aprendiz de Feiticeiro

ZEVjZTA5U1RTY0U=

Todo Kingdom Hearts inicia-se com uma montagem musical, geralmente relembrando eventos que aconteceram nos jogos anteriores. Mas em Dream Drop Distance tudo isso acontece com uma versão instrumental e orquestrada de "Simple and Clean", o principal tema da série.

Enquanto a música acontece, o "espetáculo" é guiado pela silhueta do Mickey Aprendiz de Feiticeiro. Sem dúvida uma das introduções mais mágicas da franquia.

Fallout 3 e a guerra que nunca muda

d194UWRueVRjaW8=

Um mundo retrô destruído, embalado pela canção "I Don't Want To Set The World On Fire" até o início do famoso monólogo.

A narração conta o que houve com o mundo de Fallout 3, contando que o apocalipse foi apenas o prólogo de uma fase violenta na humanidade. "Guerra. A guerra nunca muda".

Final Fantasy VIII e a batalha de Squall

WHlCZW5zTXBfTUE=

Gráficos pré-renderizados de cair o queixo, uma batalha incrível com armas esquisitas, muito drama e um tema orquestrado absolutamente épico. É por isso que Final Fantasy VIII está nesta lista.

Star Wars: The Force Unleashed e o massacre de Vader

Z0pzRTNxMEUyeXc=

O sonho dos fãs de Star Wars foi realizado com a possibilidade de controlar brevemente Darth Vader em todo o seu poder no início de The Force Unleashed. O Lord Sith invade o planeta Kashikk para buscar um jedi foragido e os wookies não têm a menor chance.

Half-Life e a cutscene interativa

cVVETml5T2Y5Mm8=

Half-Life dispensa muitas apresentações. Foi na primeira cena do jogo, enquanto Gordon chega pelo trem da Black Mesa, que os jogadores da época viram algo ainda inédito: uma cutscene processada em tempo real que terminava onde o gameplay começava.

Mortal Kombat (2011) e a mensagem do Armageddon

VE90bC04Tndhc0U=

Mortal Kombat (2011) reboota de forma inteligente a bagunça feita na linha do tempo da série e começa bem onde o outro parou: na batalha do Armageddon.

Raiden manda uma mensagem para si mesmo no passado e, num misto de sequência e nostalgia, acompanhamos vários eventos do cânon da série antes de sermos mandados para o início do primeiro Mortal Kombat.

Metal Gear Solid 3 e o tema Snake Eater

VEZzVHowMkVhdm8=

O que a canção "Snake Eater" tem de esquisita em sua letra, ela tem de marcante. Metal Gear Solid 3 passa seus créditos iniciais no melhor estilo James Bond, com uma música que para sempre será relembrada sempre que alguém subir uma escada.

Halo 4 e a história de Master Chief

VkltZ1ZVVFZjeHM=

Após cinco anos sem Master Chief, a Microsoft trouxe o personagem de novo em Halo 4.

A campanha é iniciada com uma cutscene de qualidade visual ainda inédita na época e não apenas relembra a história dos soldados spartans e de John 117, mas traz para os jogos informações contidas apenas nos livros do universo expandido.

Castlevania: Symphony of the Night e o prólogo de Richter

ZjlrU0xySFo3V0U=

Um dos diálogos mais famosos - e infames - dos games está nos primeiros minutos de Symphony of the Night, antes de Richter Belmont enfrentar o Drácula. O papo não estava na versão original da luta, em Rondo of Blood, mas brilha na continuação.

Depois disso, somos apresentados a Alucard, um matador de vampiros que não faz parte do clã Belmont e por isso tem várias outras habilidades… que são retiradas de você já no início pela própria Morte em pessoa.

Onimusha 3: Demon Siege e o exército de Nobunaga Oda

bHBaLUJXd1F3Skk=

Onimusha 3 muda totalmente seu cenário para uma Paris invadida por demônios. Para explicar como isso acontece, uma cutscene mostra uma batalha incrível entre Samanosuke Akechi e o exército de Nobunaga Oda.

Lutas bem coreografadas, explosões épicas e um visual fotorrealista impressionante explodiram muitas cabeças em 2004. Sem contar que tem a inusitada adição do Jean Reno na confusão toda, né?

Mass Effect 2 e a destruição da Normandy

anU3RVBiTjRRRGc=

Mass Effect 2 tem o que deve ser a forma mais criativa de mudar a aparência de um personagem em uma sequência: matando ele.

No prólogo interativo do jogo, a nave Normandy é destruída em uma sequência emocionante. O comandante Shepard acaba não sobrevivendo, mas é novamente reconstruído e customizado pelo "Projeto Lazarus".

Resident Evil 4 e o ataque da vila espanhola

dHJ0U0Q5REEzNGs=

Tudo que Resident Evil 4 traria de diferente para a série já fica claro em seus primeiros minutos. A Umbrella foi fechada, Leon está na Espanha, a câmera está sobre o seu ombro e os zumbis não são mais zumbis.

O jogador que experimentou isso em 2004 ficou tão surpreso quanto o protagonista quando viu que os ganados, vulgo aldeões assassinos, desistem de te matar para rezar. "Onde todos estão indo, pro bingo?"

Resident Evil: Outbreak e a perspectiva dos ratos

MEhjeE12cHJZYTA=

A epidemia de Raccoon City é provavelmente o episódio mais revisitado de Resident Evil, mas Outbreak o faz de um jeito primoroso.

Usando a visão dos ratos, os responsáveis pela contaminação generalizada, a câmera mostra o ataque de Birkin aos soldados enquanto se funde com animações microscópicas. A música é um show à parte.

God of War III e subida ao Olimpo

bDlBY09NSkRFaWc=

God of War II termina em um gancho que é muito bem compensado no início do jogo seguinte. Kratos sobe ao Olimpo, trazendo consigo os Titãs e pronto para matar Zeus.

Nesses minutos iniciais, a história do espartano é recapitulada no estilo das pinturas de ânforas gregas e o gameplay leva o jogador a uma incrível e violenta batalha contra Poseidon.

God of War (2018) e o funeral de Faye

WUNaWFFHdzctOHM=

Também na série God of War, mas em uma pegada totalmente diferente, Kratos corta uma árvore importante e crema o corpo de sua esposa ao som de um canto de arrepiar. O próximo passo? O desafio de ser um pai melhor do que Zeus foi.

Metro: Last Light e o monólogo de Artyom

cDdYRTVldktRUHM=

Para situar os recém-chegados ao universo de Metro, o protagonista Artyom abre o segundo game da franquia com um belíssimo monólogo em que conta sobre o fim da sociedade, quando os mutantes invadiram o metrô e como a esperança é um luxo de poucos.

The Witcher 2 e o assassinato de Demavend

V3dDWHc4bTBQSEk=

A cutscene inicial de The Witcher 2: Assassin of Kings revela o plot principal do jogo: existe um assassino extremamente perigoso matando reis e ele usa métodos muito incomuns.

De uma qualidade artística inegável, o vídeo conta com animações de cair o queixo e uma sequência impecável de massacre em câmera lenta.

Bioshock e a chegada à Rapture

Qm5JNFE1OWk3VzQ=

Em 1960 um avião cai no mar e Jack descobre uma farol que leva a uma cidade submersa.

A primeira visão de Rapture, acompanhada pela apresentação de Andrew Ryan e a melodia misteriosa com até hoje causa arrepios - sem contar o primeiro contato com os splicers. Would you kindly concordar com isso?

Bioshock Infinite e a chegada à Columbia

OXR1Z3R5NGFjUTg=

De alguma forma, a desenvolvedora Irrational Games repetiu a dose e trouxe uma abertura absolutamente marcante em Bioshock Infinite. Novamente um farol, novamente uma cidade fora do continente.

O clima angelical do coral, os monumentos de Columbia e as excentricidades da população logo mostram que essa vai ser uma jornada muito interessante.

Far Cry 3 e fuga desesperada de Jason

SGI3ei1JNlRTbFU=

Das férias com amigos playboys ao cativeiro com um dos melhores vilões da História dos videogames, passando pela morte de um ente querido até a fuga desesperada pela selva.

Far Cry 3 provoca várias emoções já no início e mostra que você está à mercê de um psicopata indonésio e vai ter que fazer coisas terríveis para sobreviver.

Assassin's Creed III e o plot twist com Haytham

RGFjQUJkbGV0VTQ=

Longe de ser o melhor jogo da série - e mesmo estando um pouco à frente do início imediato -, o início de Assassin's Creed III conta com uma virada na história que é aplicada de forma maestral.

Após jogar com o personagem Haytham Kenway por três missões, você descobre que tudo que pensava sobre ele até agora estava errado. Hora de tentar com outro antepassado.

Dead Space 2 e a fuga impotente de Isaac Clarke

dnJFQkt6c2lVYTg=

Após viver o inferno no espaço em Dead Space, Isaac Clarke está traumatizado e lutando por sua sanidade em um manicômio.

Tudo piora quando os necromorfos invadem o local e o jogador, desesperado, tenta sobreviver sem poder fazer muito, já que está com uma camisa de força. Por alguns segundos o jogador sequer tem certeza de que aquilo está realmente acontecendo.

Super Mario 64 e um playground 3D para o mascote da Nintendo

dFBJUjNweVZUQU0=

Após tornar-se o símbolo máximo da Nintendo na Renascença da indústria de games, o encanador Mario pôde ser visto de uma forma completamente inédita em Super Mario 64.

O trecho inicial da campanha deixava o jogador livre para dar piruetas, nadar, escalar árvores e fazer coisas inimagináveis para os padrões de 1996.

Uncharted 2 e o trem no penhasco

TXFBRWI2VUlkUUE=

O excelente Uncharted 2: Among Thieves começa com Nathan Drake sangrando em um trem descarrilhado à beira de um penhasco. É uma sequência incrível porque mistura mistura puzzle, escalada e a dúvida inquietante: "como diabos ele foi parar lá?".

Mega Man X e uma excelente primeira fase

Q2YzaUhKTlRKM0E=

A missão de abertura de Mega Man X ensina o jogador as mecânicas novas de um jeito interessante, sem subestimar a inteligência do jogador.

Do chão que despenca motivando você a descobrir que agora Mega Man pula em paredes até a chegada de Zero ao final mostrando que você pode atirar rajadas concentradas, a fase é uma aula de level design.

Zelda: Breath of the Wild e uma Hyrule para explorar

TjJnS3haNF9HTU0=

Mais uma vez Link é despertado para enfrentar o mal e salvar a Princesa Zelda. Mas nem Link e nem os fãs da série estavam preparados para algo.

Assim que sai da câmara em Breath of the Wild, o jovem hylian vê do alto do planalto que, já no início do jogo, é possível que ele vá a qualquer lugar do mapa. Qualquer lugar. E o que dizer dessa música emocionando geral?

Borderlands e as boas-vindas a Pandora

clpLRVNuU0FCSGc=

Os personagens jogáveis de Bordelands são apresentados no começo do jogo em um clipe descolado ao som de "Ain't No Rest for the Wicked", do Cage the Elephant.

Resident Evil e o live-action de terror trash

emxSdllldnZTMDA=

A abertura live-action do Resident Evil original foi motivo de piada ao longo de duas décadas, mas a verdade é que, mesmo com qualidade terrível, sua simples existência foi um marco para os videogames em 1996.

A cena do ataque fora da mansão define o tom do jogo, revela os personagens e deixa claro que essa vai ser uma campanha que vai misturar ação, horror e risos - como todo bom filme de terror trash.

Forza Horizon 2 e o festival

ZTFjSG05TmpJZTA=

Forza Horizon 2 começa com um monólogo e filmagens live-action misturadas com gameplay.

É tudo muito sensorial, alto astral e ao fim da cinemática você leva o seu carro direto ao festival. Provavelmente uma das melhores introduções de games de corrida já feitas!

Marvel Ultimate Alliance e um gostinho do futuro MCU

YlNSNTFXUmc0VG8=

Antes do Marvel Cinematic Universe, versões live-action ou fotorrealistas de heróis como Capitão América e Thor não existiam em materiais recentes oficiais, muito menos junto com personagens como Homem-Aranha e Wolverine - propriedades da Fox e Sony nos cinemas.

Por isso, a abertura de Marvel Ultimate Alliance, com suas animações de cair o queixo, foi um presente para os fãs ao mostrar esses heróis numa sequência de ação contra o Dr. Destino e Ultron, e com participação do Nick Fury clássico. Só quem viveu sabe.

Sentiu falta de alguma?

É claro que sempre fica faltando algum game quando a gente faz listas assim. Por isso, a gente quer saber: quais outras aberturas você incluiria e por quê?

Conta pra gente aqui nos comentários!

Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,